Alinhamento de direção e da suspensão: para o carro andar sempre na linha

alinhamento do veículo
4 minutos para ler

É intuitivo que, para o carro andar em linha reta, sem puxar para a direita ou esquerda, é necessário que as rodas mantenham um certo paralelismo entre si. Daí a importância do alinhamento do veículo.

Se uma das quatro rodas do veículo estiver meio aberta ou fechada, fora das especificações previstas pelos engenheiros que projetaram a geometria das suspensões, o carro vai andar de maneira instável e o volante tenderá a puxar para algum dos lados.

Além, é claro, de aumentar o desgaste dos pneus, que serão forçados e arrastados, e do combustível, desperdiçado de maneira excessiva pela força extra que o motor deverá fazer para empurrar as rodas fora de alinhamento.

Direção e Suspensões

O funcionamento das suspensões é bem complexo. Sobe e desce, vira as rodas para o lado direito e esquerdo, quando freia encolhe as molas pela transferência de carga da traseira para a frente. O que é pior?

As vezes tudo isso acontece ao mesmo tempo e as suspensões devem manter a banda de rodagem dos pneus em contato com o piso para que a aderência e a dirigibilidade não sejam comprometidos nas condições mais severas de uso.

E lembre-se que em toda essa equação complexa, existe também a suspensão traseira! E que ela deve funcionar em harmonia com o eixo dianteiro para que o carro tenha uma condução impecável.

Além da carga das molas e amortecedores, que devem estar perfeitos, folgas nas buchas de borrachas dos elementos da suspensão e da barra estabilizadora. Por isso, é essencial que periodicamente seja feito o realinhamento do sistema de direção e de suspensão, que praticamente trabalham em conjunto.

Alinhamento do veículo

Quando se realinham os valores de câmber – chamado popularmente de cambagem, indica a inclinação da roda com relação ao piso. A convergência ou divergência (que é ângulo da roda com relação a dianteira do veículo), dependendo do carro, o alinhador (profissional especialista nesse trabalho das suspensões), recoloca a suspensão do veículo para funcionar segundo o projeto original.

O desalinhamento da direção e das suspensões, ou de ambos, ocorre pelo desgaste natural dos componentes da suspensão e da direção. Ou então por impacto em um buraco ou qualquer obstáculo que o motorista encontrar no caminho.

Nesses casos, é preciso que outro valor seja revisto pelo alinhador: o paralelismo entre as rodas de um mesmo eixo. Por isso, é necessária a atuação de um alinhador gabaritado! Não basta apenas acertar a cambagem, convergência ou divergência entre as rodas, outros parâmetros devem ser considerados quando se faz o alinhamento.

territorio amarok youtube

Aqueles alinhamentos simples, aqueles que se colocam os aparelhos apenas nas rodas dianteiras são apenas quebra-galho. Um alinhamento profissional deve sempre considerar as quatro rodas e os parâmetros originais do fabricante do veículo.

Alinhamento do veículo: direção

Como já foi explicado acima, o simples alinhamento da direção não resolve integralmente todo o problema da geometria do sistema suspensão/direção. Seria, mais ou menos, como engraxar e limpar apenas um sapato, e o outro deixar sujo e opaco. Não resolve o problema!

Se o profissional de alinhamento atuar apenas acertando a convergência e divergência do sistema de direção, sem considerar a cambagem, ele não conseguirá fazer com que a geometria do sistema de suspensão/direção funcione corretamente.

É um serviço muito mais fácil de ser realizado, mas totalmente errado e ineficiente. Esse é o procedimento que não deve ser feito.

Alinhamento do veículo: suspensões

Assim como o alinhamento de direção, o simples alinhamento das suspensões sem considerar a direção é um trabalho absolutamente incorreto.

O profissional de alinhamento tem que colocar parâmetros os valores de cambagem das rodas, o paralelismo entre as rodas do mesmo eixo e, para ter um trabalho perfeito, atuar nas barras de direção acertando a convergência e a divergência das rodas dianteiras.

Só assim teremos as suspensões funcionando em harmonia com a direção, dentro dos parâmetros previstos no projeto do carro. Carro bem alinhado é sinônimo de condução segura, economia de pneus e de combustível.

Gostou? Siga nosso canal no YouTube!


Texto de DOUGLAS MENDONÇA


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-