Dicas para a sua aventura off road

aventura off road
6 minutos para ler

Que tal saber algumas dicas para a sua aventura off road? Na hora do passeio ou expedição podem surgir muitas dúvidas.

Para que isso não aconteça, reunimos aqui as nossas principais dicas, assim você será um expert na hora da aventura e não esquecerá nenhum detalhe para que a sua viagem seja incrível.

Continue nos acompanhando!

Esquecer algo pode se tornar um problema?

Antes de tudo, vale lembrar que ao pensar em uma aventura off road, a ansiedade e a empolgação podem acabar fazendo com que você esqueça de alguns detalhes.

Carro preparado, malas prontas, todos a bordo, horas de estrada até chegar ao destino. Uma das piores sensações é se lembrar que esqueceu de algo, não? Dependendo do item que foi esquecido, sua viagem já pode começar com o “pé esquerdo”. Pois já imaginou esquecer, por exemplo, o carregador do celular e estar no meio do deserto?

Além deste problema você também pode se deparar com alguma adversidade ao longo do caminho e perceber que poderia ter lembrado de pegar um item específico que te ajudaria a sair daquele perrengue, como por exemplo, uma cinta de reboque, mas não lembrou!

Fique tranquilo! Viemos ajudar a se preparar para encarar uma aventura off road com segurança e para isso vamos começar pela bagagem.

O que levar na bagagem?

Se o veículo 4×4 é o “item” mais importante na sua aventura off road, podemos considerar a bagagem o segundo item mais importante. Afinal, sem itens básicos, você não estará prevenido para adversidades e a aventura pode se tornar um grande perrengue.

Assim, preparamos uma lista com os itens básicos que julgamos importantes:

  • Roupas confortáveis e de acordo com o clima
  • Bota ou tênis confortável, e de preferência a prova d’água
  • Repelente
  • Protetor solar
  • Boné
  • Óculos de sol
  • Água
  • Lanches
  • Capa de chuva e/ou guarda-chuva
  • Remédios de uso contínuo e que está acostumado a tomar
  • Carregadores e baterias extras, se tiver
  • Mochila – confira o que não pode falta na sua mochila aqui!

Bom, com a bagagem pronta, a ideia é não ter problemas. Se você está tem uma pick-up e caso vá colocar a sua mala de viagem na caçamba, fique atento, pois dependendo da sua capota marítima, ela pode não vedar 100% e assim as malas estarão sujeitas a chuva, poeira e intervenções externas. Portanto, proteger a bagagem é essencial. Confira abaixo como fazer isso:

Aventura off road com segurança

Malas prontas, não podemos esquecer que como se trata de uma aventura off road, é importante existem alguns itens indispensáveis para que a sua viagem seja ocorra em segurança.

Para facilitar e ajudar você, separamos os mais importantes, dessa forma você fará a sua viagem com muito mais tranquilidade e segurança.

O que fazer antes de pegar estrada?

Que você precisa levar itens importantes e proteger a sua bagagem você já sabe. Mas então, como preparar o veículo antes de pegar estrada? Quais itens importantes conferir?

É importante realizar frequentemente revisões em seu veículo, para garantir a segurança não só em viagens, mas também no dia a dia. Trouxemos seis itens que não podem ser esquecidos:

  1. Nível do óleo
  2. Fluído da Direção Hidráulica
  3. Freios
  4. Fluído do Radiador
  5. Água do limpador de para-brisa
  6. Calibragem dos pneus

Recomendamos que esses itens sejam checados a cada 15 ou 30 dias e não apenas antes de viajar. Portanto, não se esqueça!

Checou todos os itens? Então você está quase pronto para a aventura!

Itens off road básicos

Nosso check list começou pela bagagem, depois seguimos para a revisão do veiculo, mas e quais itens básicos de sobrevivência off road já que estamos falando em encarar uma evntura?

Clique aqui e descubra!

Prevenção de acidentes e segurança

Depois de checar todos os itens e se preparar para a aventura, é importante também pensar no deslocamento até o seu destino. Muitas vezes, percorremos longas distâncias em estradas e rodovias pavimentadas até chegar na região que iremos explorar.

Assim, é ideal que você também tenha conhecimento de manobras para uma direção segura. São dicas que servem tanto para o dia a dia quanto para uma viagem, por isso são tão importantes.

Certamente você já presenciou algum incidente ou emergência. Saber como evitar acidentes trará mais segurança na hora de pegar estrada. Confira!

  1. Preste atenção ao que acontece a sua frente e ao redor
    É muito comum que depois de muitas horas de estrada o motorista se distraia e acabe se envolvendo em um acidente. Então é bem importante estar atento ao tráfego e evite distrações.
  2. Não utilize o celular na hora de dirigir
    Aproveite as paradas para acessar as redes sociais, ler mensagens e usar as mãos para fazer ligações. A sua vida e muitas outras agradecem.
  3. Dirija com o calçado correto
    Essa informação é básica, mas vale lembrar para dar preferência a sapatos fechados e jamais optar por dirigir descalço. Durante um acidente, se seus pés estiverem desprotegidos, estão aptos a sofrer lesões que poderiam ser evitadas.
  4. Ajuste o banco de forma correta, trazendo mais conforto e segurança
    Mas qual a posição correta? Confira aqui.
  5. Aprenda manobras de segurança e aperfeiçoe as suas técnicas
    Algumas manobras de segurança podem ajudar a salvar vidas, o Desvio do Alce é uma dessas manobras.
    Ele consiste em desviar de um objeto, animal ou obstáculo que entre a frente do carro, fazendo isso de forma concisa e rápida você pode salvar muitas vidas. Conferira essa manobra no vídeo abaixo!

Use e abuse das tecnologias

Com seu veículo 4×4 preparado, malas prontas, itens off road devidamente armazenados, use e abuse das tecnologias embarcadas em seu veículo.

Por exemplo, se você for proprietário de uma Amarok, na hora que começar a aventura pelas estradas não pavimentadas, não se esqueça de acionar o botão off road para uma aventura mais segura.

Agora se seu veículo tem tração 4×4 part-time, não esqueça de acioná-la.

Estude as funções do seu veículo, peça ajuda para os amigos e divirta-se! Afinal é para isso que serve uma aventura não é mesmo?

Não se esqueça de contar para nós, aqui nos comentários, o que achou das nossas dicas e se tem mais alguma!

Aproveite para acompanhar nossas aventuras mundo a fora lá no Instagram.

Até breve!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-