AWD vs. 4WD: entenda quais as diferenças e qual opção escolher

AWD e 4WD
3 minutos para ler

AWD vs. 4WD. Ainda não sabe a diferença entre as duas formas de tração? Saiba que fazer a escolha entre os dois tipos, é fundamental para planejar o seu uso no dia a dia. Como e quando deseja encarar desafios em solos mais desafiadores e acidentados e várias outras questões que podem influenciar diretamente no desempenho o seu carro 4×4 para determinadas funções.

Ficou curioso? Fique conosco neste post para saber mais sobre as diferenças entre os dois tipos e qual é a melhor a opção para você.

O que é a tração AWD e como ela funciona?

All wheel drive, ou no velho e bom português: “todas as rodas motrizes”. O nome quase entrega o automatismo a que esse sistema de tração está comprometido. Seu modo de tracionamento das rodas acontece em tempo integral.

Desta forma, a tração AWD não requer nenhum tipo de ativação do motorista e seu mecanismo é operado através da própria inteligência — que manda distribuir a força necessária para o eixo com maior necessidade de torque naquele momento. Esse automatismo, inclusive, significa que a potência levada aos eixos traseiro e dianteiro nem sempre sejam uniformes, pois medem a necessidade dos eixos individualmente.

O que é a tração 4WD e como ela funciona?

AWD e 4WD

Pondo em contraponto AWD vs. 4WD, para os amantes de carros e expedições 4×4, 4WD minimiza a sigla para four wheel drive, ou quatro rodas motrizes. Nessa modalidade, o motorista tem total controle ao solicitar a tração nas quatro rodas, acionando todos os eixos por meio de um botão, girando um comando ou puxando uma alavanca.

Tal forma de tração garante que a energia seja dividida igualmente entre os eixos e é também uma medida eficiente para que o veículo não fique preso ao solo em alguns obstáculos na estrada.

territorio amarok youtube

AWD vs. 4WD: qual a diferença?

Além da diferença entre o acionamento automático e manual, o veículo AWD pode ser mais versátil ou prático por depender de uma lógica de tração que calcula os desafios conforme a suas dificuldades.

Por outro lado, veículos 4WD podem ser mais robustos por serem preparados para casos extremos, além da possível economia de combustível. Já que a tração nas quatro rodas pode ser acionada apenas em casos de necessidade.

Qual é a melhor para mim?

Na valente batalha ente AWD vs. 4WD, não existem perdedores. Ao passo que são dois modos de tração de rodas diferentes, que vão cair como uma luva dependendo do objetivo do amante de carros off road.

A nossa dica é: se você tem como principal objetivo enfrentar obstáculos e fazer expedições off road com seu carro, vá de 4WD e escolha tracionar as rodas de acordo com a desafio.

Agora, se o seu desejo é ter um carro robusto no dia a dia da cidade, para aguentar o tranco urbano e de vez em quando testá-lo em estradas mais desafiadoras, vá de AWD.

Então, descobriu quem é você no embate AWD vs. 4WD?

Quer acessar nossos conteúdos em vídeo? Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Até logo!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-