Cambará do Sul: conheça a região e suas belezas

cambará do sul
7 minutos para ler

Cambará do Sul é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, conhecida também como Terra dos Cânions. Ela ganhou o apelido por causa dos muitos desfiladeiros que constroem a sua paisagem. O lugar é um refugio para quem busca descansar e contemplar a natureza, mas, ao mesmo tempo, é um paraíso para os amantes dos esportes de aventura.

Devido às suas características geográficas, essa pequena cidade proporciona atividades para todos os gostos. Se você gostaria de conhecer mais sobre a região, acompanhe a leitura e conheça mais sobre Cambará do Sul!

Como chegar a Cambará do Sul?

Localizada ao norte do estado, Cambará fica a cerca de 190 km de Porto Alegre, já bem próxima à divisa com Santa Catarina. O acesso à região é fácil, podendo ser feito de carro ou ônibus. Quem prefere viajar de avião, deve ir até Porto Alegre ou Florianópolis e de lá ir até Cambará, alugando um carro ou de ônibus.

Para se deslocar dentro da cidade e aproveitar todos os atrativos que ela oferece, o ideal é ir com carro. Inclusive os aventureiros de plantão com seus 4×4 têm uma excelente oportunidade de fazer trilhas na região.

As estradas que dão acesso a Cambará são a RS-020 e RS-427.

Quais são os principais atrativos da região?

Cambará da Serra oferece atrativos para todas as idades e gostos. Vamos conferir quais são os mais famosos e conhecidos deles.

Cânions

cambará do sul

Como ela é a Terra dos Cânions, vamos começar por eles. Os mais famosos são os Cânions Itambezinho e Fortaleza.

O cânion Itambezinho fica localizado dentro do Parque Nacional Aparados da Serra. Suas paredes chegam a 720 metros de altura, se estendendo por seis quilômetros. Ele é considerado o mais bonito de todos, com uma paisagem cinematográfica. É possível fazer trekking e andar próximo às bordas dele, apreciando as araucárias e sua grandiosidade.

O cânion Fortaleza fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral. Ele é o maior, por isso, mais conhecido da região. Seus paredões alcançam 900 metros de altura, se estendendo por sete quilômetros. Ele engloba três trilhas: Pedra do Segredo, Cachoeira do Tigre Preto e Mirante do Fortaleza, seguindo ordem de extensão.

Além deles, existem ainda os cânions da Pedra, Malacara, Churriado, Fortaleza, Josafaz e Montenegro.

Circuito das Águas

cambará do sul

O circuito é um dos passeios obrigatórios para quem tem um 4×4. Ele abrange três atrações turísticas: o Passo da Ilha, o Passo do S e a Cachoeira dos Venâncios. O circuito tem 100 km e é realizado em cerca de cinco horas. Ele atravessa fazendas, rios, lajeados e cachoeiras, por isso, pode ser realizado a bordo de um 4×4.

O Passo da Ilha e o Passo do S são passagens sem pontes no rio Tainha. Antigamente os tropeiros atravessavam a cavalo, hoje elas foram incorporadas à estrada. Ou seja, a travessia é feita em uma parte mais rasa, um lajeado. Próximo às passagens, existem duas belíssimas cachoeiras, que levam o mesmo nome dos passos.

A Cachoeira dos Venâncios é considerada a mais bonita da região. Alguns chamam de “mini Foz do Iguaçu”. Ela é composta por quatro quedas, com águas limpas e cristalinas. É possível também visitar apenas a cachoeira, passando o dia ou acampando. Já na fazenda onde está localizada, são oferecidos café da manhã e outros roteiros, como trilhas e passeio a cavalo.

Mirantes

Devido à geografia, o que não falta em Cambará do Sul são mirantes para a contemplação da natureza. Dentro dos parques e nos cânions, existem trilhas que levam aos mirantes. No cânion Fortaleza, por exemplo, a trilha do mirante é uma das menores e mais fáceis. No cânion Itambezinho, na trilha do Cotovelo, existem diversos mirantes, principalmente nos quilômetros finais.

Cachoeiras

cambará do sul

Já falamos sobre a Cachoeira dos Venâncios, mas ela não é a única. Algumas das mais conhecidas são as cachoeiras do Tigre Preto, do Tio França, do Nassucar, do Passo do S e o lajeado Margarida.

É possível fazer rotas de 4×4 para conhecer as quedas d’água da região, atravessando rios e trechos de mata fechada. Algumas possuem estrutura para passar o dia ou acampar, cobrando uma taxa dos visitantes.

Parques Nacionais

A cidade abriga dois parques nacionais: o Parque Nacional da Serra Geral e Parque Nacional de Aparados da Serra. Dentro deles é possível visitar os cânions, contemplar a natureza e observar a fauna e flora locais. Eles dispõem de guias para auxiliar os visitantes nas trilhas e informar sobre a região.

Contudo, para quem prefere conhecer por conta própria, não há nenhuma complicação. As trilhas são sinalizadas e podem ser feitas de forma independente.

Esportes de aventura

Na região também é possível praticar diversos esportes de aventura, como o rapel, passeios de bote e rafting. O passeio de bote é semelhante ao rafting, mas não é realizado em rios com corredeiras. Por ser mais tranquilo, é recomendado para todas as idades, inclusive crianças e idosos. Um excelente passeio para uma viagem em família.

cambará do sul

O rapel costuma ser feito em um micro cânion, numa parede de 30 metros de altura. A descida é feita com um instrutor, usando todos os equipamentos de segurança

Cidade e gastronomia

Nem só da natureza vive Cambará do Sul. A cidade também é um atrativo a se conhecer, sendo muito acolhedora e simpática. No centro dela está a igreja, a praça e lojinhas que valem a visita.

Além disso, Cambará oferece diversas opções de restaurantes. Você pode comer o típico churrasco gaúcho, se deliciar com antepastos e geleias caseiros (como os da Sabores da Querência) e os produtos coloniais da Casa da Vó Maria — queijos, salames, doces de leites, bolos e cucas, e muito mais.

Quando ir e onde ficar?

A melhor época para visitar Cambará do Sul pode variar de acordo com o seu gosto: se quer encarar o frio ou aproveitar as cachoeiras.

O período de inverno é considerado de alta temporada, quando você tem melhor visibilidade e dias mais ensolarados, apesar de enfrentar as temperaturas baixas. Nos meses de verão, a visibilidade dos cânions pode não ser tão boa devido às possibilidades de chuva, mas a temperatura fica mais agradável para aproveitar as cachoeiras.

Na região existem diversas opções de hotéis e pousadas, abrangendo todos os gostos e bolsos. É possível encontrar acomodações de luxo e outras mais simples, mas que não deixam nada a desejar. Algumas das opções mais famosas são o Cambará Eco Hotel, Costão do Cambará, Recanto das Gralhas, Bela Vista e Brisa dos Cânions.

Agora que você já conhece os principais atrativos da região, já pode começar a programar sua próxima viagem. Afinal de contas, em Cambará do Sul, você encontra belas paisagens, aventura e aproveitar ao máximo o contato com a natureza.

Se você gostou de conhecer a região, leia também este artigo sobre ouros 4 cânions no Brasil que valem a pena conhecer e fique de olho em nosso calendário, pois temos uma expedição que desbrava a região, a Expedição Serras do Sul!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-