Viagem 4×4: checklist de como se preparar

checklist de viagem
4 minutos para ler

Um dos pontos mais importantes de uma viagem é o planejamento. Se planejar é uma forma de determinar o sucesso (ou fracasso) da aventura, principalmente em destinos off road. Para isso, o melhor amigo da organização é o checklist de viagem. O checklist garante que tudo o que você precisa durante a jornada está em ordem, como hospedagens, rotas e mapas, alimentação e o carro.

Pode parecer muita coisa, mas elaborar um checklist não é difícil. Esse controle com os itens mais importantes é, na verdade, uma estratégia eficaz e prática, que certifica êxito da sua expedição, principalmente nas viagens em família. Para te ajudar nesta tarefa, vamos apresentar alguns pontos que devem fazer parte da sua lista. Acompanhe a leitura e confira!

O carro

O carro é o item mais importante da viagem, justamente por ser o meio de transporte. Antes de tudo, é preciso fazer uma revisão completa do carro:

  • troca de óleo;
  • sistema de arrefecimento;
  • faróis e iluminação;
  • pneus;
  • limpador de para-brisas;
  • amortecedor e suspensão;
  • freios.

Além disso, é preciso montar um kit de ferramentas e sobrevivência, como um compressor de ar portátil, lanterna, ferramentas (como chave de fenda, alicates, chave inglesa e canivete), cola tipo Super Bonder®, cinta para reboque e manilhas.

Porém esses itens são necessários para emergências, assegurando que você estará preparado para qualquer problema que encontrar no caminho.

A mochila de viagem

checklist de viagem

Na sua mochila de viagem ou mala (dependendo da quantidade de dias) você irá levar tudo o que precisa para a expedição. A ideia é que ela seja o mais prática possível, para facilitar deslocamentos, afinal nunca se sabe o que esperar!

Não esqueça de alguns itens básicos que você deve carregar na sua mochila durante a aventura, como alguns suprimentos: água e lanches práticos (barras de cereal, mix de nuts e frutas secas), um kit de primeiro socorros, remédios que está acostumado a tomar, boné, protetor solar, óculos de sol repelente, uma jaqueta leve e toalha – se for para um destino com cachoeiras, lagos ou rios.

Os detalhes da viagem e reservas

Por fim, você deve avaliar os detalhes da viagem e conferir as reservas. Verifique quais são os planos e passeios feitos, se eles precisam de um guia local, ingressos ou reservas. Além disso, faça uma lista de restaurantes e lanchonetes, tanto na estrada quanto nas cidades por onde passar.

territorio amarok youtube

Em suma, reunir em uma lista os principais pontos te auxilia na hora de escolher um local e garante escolhas mais seguras. Confirme a reserva do hotel ou pousada, principalmente se for passar por diferentes cidades.

Antecipadamente, verifique o clima, para levar roupas adequadas. Afinal, ninguém quer passar frio ou calor numa viagem, não é mesmo? Confira também as recomendações de vestuário para os passeios e atrações visitadas, para não passar nenhum aperto por estar com a roupa errada.

Bônus: a lista completa

Desta maneira, preparamos uma lista que você pode usar e adaptar para a sua expedição. Confira:

  1. revisão do carro (checar motor, parte elétrica e pneus);
  2. kit de ferramentas;
  3. roupas;
  4. água e suprimentos;
  5. kit de primeiros socorros;
  6. pesquisar o clima;
  7. conferir reservas do hotel;
  8. conferir passeios e atrações (contratar guia, reservas e ingressos);
  9. restaurantes e lanchonetes;
  10. relação com os pontos de apoio e paradas na estrada;
  11. lista de postos de combustível;
  12. mapa e roteiro da expedição;
  13. entretenimento para as crianças (se for uma viagem em família).

Viu que ter um checklist de viagem não é um bicho de sete cabeças? Ele faz parte da organização e planejamento da aventura. Em contrapartida, se você procura uma viagem sem ter que se preocupar com todos esses detalhes. É simples, basta viajar conosco!

Afinal em nossas expedições, você não precisa se preocupar com quase nada, apenas com o seu 4×4. Nós contamos com uma equipe especializada que organiza tudo para você, inclusive te envia um checklist!

Então, se quiser conhecer e ficar por dentro das próximas expedições e novidades, nos siga no Instagram. Nosso perfil é o @territorioamarok.

Esperamos você lá!

Até breve!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-