Como dirigir na areia com seu 4×4 e dicas para desatolar

dirigir na areia
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Sabemos que enfrentar diferentes terrenos a bordo de seu 4×4 pode ser um grande desafio como, por exemplo, dirigir na areia ou na lama. Mesmo que ainda não tenha encarado uma experiência 4×4 com areia, fique tranquilo. Todo mundo teve a sua primeira vez.

Nesse artigo, vamos trazer dicas sobre como dirigir um 4×4 na areia, pois para enfrentar este tipo de terreno, algumas condições devem ser respeitadas e providências devem ser tomadas.

Atolou na areia?  E agora?

Siga em frente e acompanhe nossas dicas!

Pontos importantes sobre dirigir na areia:

  1. Apesar da areia ser um terreno que apresenta bastante aderência, quando seca, não há sustentação necessária para suportar o peso do veículo.
  2. Quanto maior o calor, mais seca e solta a areia se torna.
  3. Parar na areia fofa é prenúncio de atolamento.
  4. Evite que seu veículo 4×4 ancore na areia. Então, se parou, não se mova ou acelere mais.
  5. Pneus com pouco desenho, de perfil alto e baixa calibragem ajudam.
  6. Procure sempre parar seu veículo sobre alguma vegetação que exista, pois a vegetação ajuda na sustentação.
  7. Em dunas, há o lado mais resistente (onde bate o vento) e o lado frouxo. Escolha sempre o lado certo para subir. Ou seja, o mais resistente.
  8. Areia escura é encrenca certa. Desvie dela.
  9. Areia molhada é mais resistente, porém, encharcada é atolamento certo.

Regras para trafegar na areia

A fórmula para andar em terrenos off road é sempre a mesma:

Esses fatores são determinados por milhares de variáveis, para as quais você deve estar sempre atento. Aprende off road quem pratica off road.

Muda o tipo de carro, mudam os terrenos, mudam as condições do solo. Por isso, não há regras fixas, apenas alguns procedimentos básicos para dirigir na areia.

A física não engana.

Nada como aprender na prática

Imagine que você está passeando nas dunas e, de repente, encontra uma família com seu carro totalmente atolado no areão. Algumas tentativas já haviam sido promovidas pelo motorista e a situação só havia piorado.

Acelerou, cavoucou, afundou até o assoalho encostar no chão. O condutor achou que o acelerador faria com que o carro saísse usando a força do motor. Além disso, recrutou todos os passageiros para empurrar o veículo e aliviar o peso.

O carro era 4×4, no entanto, o motorista não tinha experiência off road e jamais havia engatado a marcha reduzida.

Então, vejamos o que aconteceu. Ele vinha tranquilamente pela orla úmida da praia, quando resolveu encarar uma pequena duna. Afinal, estava em um 4×4.

Acelerou, aumentou a velocidade, mas o motor foi perdendo a força e acabou morrendo na areia seca.

Analisando a situação

  • Velocidade: ok.
  • Aderência: ok.
  • Peso: acima do normal.
  • Sustentação: boa na areia úmida, mas baixa na areia seca.
  • Torque: suficiente na areia úmida, mas insuficiente na areia seca, onde aumentou a resistência ao movimento. O fato de não saber utilizar a reduzida não ajudou o motor a ter eficiência e….morreu, claro.

Como desatolar um veículo na areia

Continuando a história. Na sequência, o condutor deu novamente a partida e tentou sair com energia. Assim, acabou enterrando mais um pouco as rodas na areia e o carro morreu novamente. Nesse momento, o Universo sinalizou que o carro já estava meio encalhado.

Seria, então, o momento de sair de sua zona de conforto e trabalhar um pouco. Por exemplo, retirar a areia em frente às rodas, aumentar a sustentação do solo com algum material como: vegetação, tapetes de borracha, papelão, etc. e engatar a tração 4×4 reduzida, se tiver.

Feito isso, por último, o procedimento passa a ser tentar sair do areão sem violência. Não se esqueça que a primeira marcha reduzida é bastante violenta. Logo, dose a aceleração e a embreagem, no caso dos veículos 4×4 com câmbio mecânico.

territorio amarok youtube

No entanto, se a tentativa não resultar em sucesso, você deve repetir novamente a operação de tirar a areia em frente as rodas e aumentar a sustentação do solo. Eventualmente, a operação deve ser repetida até que o carro saia com êxito.

Não esqueça que pode ser para frente ou para trás.

Cuidados ao desatolar seu veículo na areia

A partir do momento que o carro inicia seu deslocamento, o perigo ainda não despareceu. É a hora de buscar um terreno mais firme para estacionar novamente.

No caso da nossa história, provavelmente serão necessárias horas de trabalho até retirar todo o material debaixo do carro e liberar o caminho para as rodas. Algumas vezes é necessário até erguer o veículo com o macaco. Uma situação desafiadora para ser feita na areia.

Ao dirigir na areia, você estará propício a atolar. Em uma situação dessa, mesmo que você vá ajudar a resgatar o veículo atolado, e estiver equipado com cintas de reboque ou guincho elétrico, a operação de limpeza abaixo do assoalho e rodas é necessário. Do mesmo modo, você corre o risco de seu carro atolar também.

Como dirigir na areia com a Amarok

Nas Amarok providas de controle de estabilidade, o botão correspondente deve ser acionado, desativando o sistema. Uma vez que, na primeira patinada das rodas, esse controle irá entender errado e entrará em ação, desativando o acelerador.

Então, ao entrar em terrenos com baixa aderência ou baixa sustentação, lembre-se de desabilitar o controle de tração.

Adicionalmente, ative a tecla off road. Principalmente nos modelos com câmbio automático, pois providenciará um melhor torque e a permanência das marchas mais curtas ou com mais torque, durante um tempo mais longo.

Amarok com câmbio automático

Além disso, nas Amarok com câmbio automático, você pode utilizar a alavanca do câmbio para a troca de marchas. A posição da alavanca deve estar em modo manual com a primeira ou segunda marcha engatada, o que não permitirá um superaquecimento na transmissão.

Caso isso ocorra, a picape entrará em modo de segurança e você deverá esperar alguns minutos até que ela esfrie a transmissão e desative o modo de segurança.

Amarok com câmbio mecânico

Já nos modelos Amarok com câmbio mecânico, temos a presença da reduzida, o que proporciona uma força extra, acionada através de um botão no console central.

O bloqueio eletrônico de rodas, como nos demais casos, auxilia efetivamente na tração, mesmo em areões. Bem como, nos modelos com a opção de bloqueio 100% mecânico do diferencial traseiro, ativar essa função também pode te ajudar em uma travessia off road na areia.

Enfim, dirigir na areia requer experiência e cuidados. Além disso, é importante você conhecer também o seu 4×4 em detalhes e analisar a situação.

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É um grande privilégio viver em um país tropical com mais de 8.000 quilômetros de litoral e praias maravilhosas… cheias de areia, lembre-se.

Até breve.

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