Como escolher o seu rádio comunicador?

8 minutos para ler

Já sabe como escolher o seu rádio comunicador? Se você é do universo off road você com certeza já teve contato com um rádio comunicador ou sabe o que é, não é mesmo?!

Agora se você é novo nesse mundo do off road, como você pode escolher esse item tão essencial para uma expedição com mais segurança?

Fique tranquilo! Conversamos com especialistas no assunto e reunimos dicas importantes para te ajudar na hora de escolher seu o rádio comunicador. Vamos te mostrar algumas opções e com certeza algum irá atender ao que você procura.  

Continue a leitura e aprenda como escolher esse equipamento necessário!

A radiocomunicação

Este tipo de comunicação é apenas necessário no off road?

Não!  E vamos te contar o porquê.

Existem pessoas que acreditam que a radiocomunicação está presente apenas na prática do off road, com toda certeza ela é essencial. Além de ajudar quem está no off road também ajuda quem atua e precisa dela em diversas áreas.

No off road ela é muito importante. É possível se comunicar com facilidade. Quem gosta do off road sabem que quase sempre as aventuras são em meio da natureza e como você sabe, o sinal de celular é escasso em muitos lugares. Com isso, o rádio pode ser o único meio de comunicação, além de ser mais versátil do que o celular.

A radiocomunicação também serve para ajudar quem está no comboio, avisando sobre buracos, bifurcações e pedidos de ajuda. Além de tudo que já comentamos, esse tipo de comunicação via rádio serve para auxiliar o condutor em diversas situações. O Zequinha estará de fora do veículo o ajudando a transpor obstáculos complexos, como uma erosão, por exemplo.

Quer saber mais? Clique aqui e descubra a importância da radiocomunicação no off road.

Na radiocomunicação, há comunicação em ambos os sentidos, você fala e recebe mensagens via ondas de rádio. E o melhor, não precisa de cabos para isso!

Com toda certeza ela será sua aliada quando você estiver em uma expedição ou passeio 4×4!

Dá só uma olhada no vídeo abaixo para saber como se comunicar melhor na hora de utilizar o rádio.

Onde a radiocomunicação está presente?

A título de curiosidade abaixo temos dois exemplos de onde o rádio é utilizado como forma de comunicação e é de grande importância.

  • Segurança

Um exemplo muito comum é área de segurança. Em eventos, áreas restritas, escolas e condomínios os rádios são utilizados, dessa forma eles facilitam e deixam a comunicação mais ágil.

  • Eventos

Em eventos o rádio tem um papel de suma importância, para garantir a qualidade da comunicação e facilitar a conclusão de atividades e organização.

Viu só? Não é somente no off road que o utiliza-se o rádio. Continue nos acompanhando e saiba como escolher o seu rádio comunicador.

Como escolher o seu rádio comunicador?

Na hora de escolher o seu rádio comunicador você deve levar em consideração alguns fatores muito importantes. Primeiramente, é necessário saber se você quer que o seu rádio seja portátil ou que ele seja um rádio base.

E qual a diferença?

Rádio base

Um rádio base é o rádio que fica conectado a uma bateria, no caso a do veículo. Ou seja, não é possível removê-lo e utilizá-lo em uma caminhada, por exemplo. Quando nós realizamos as expedições 4×4, nós temos um rádio base instalado em nossos veículos de apoio. Dessa forma não corremos o risco de ficar sem comunicação.

Além do rádio, também é necessário instalar no veículo uma antena externa, que captará as ondas de rádio.

Esse modelo é ideal para aqueles que não querem carregar a bateria do rádio durante uma viagem ou expedição e que também não precisam levar o rádio consigo.

Outra vantagem deste modelo é que ele tem potência maior e, portanto, alcance maior, ou seja, se você precisa se comunicar com alguém a longa distância, esse modelo é ideal. Mas lembre-se, o investimento para esse tipo de equipamento é maior, então tenha certeza e pesquise bem antes de adquirir seu rádio base.

Rádio HT

Do inglês – handheld transceiver, o modelo HT é um rádio portátil.

Esse modelo facilita a comunicação em movimento. Ao contrário do rádio base onde você não pode tirar ele do veículo, o rádio HT você pode carregar consigo em uma trilha, passeio ou se for acampar. O ideal é que ele seja equipado com uma bateria de lítio, que permite maior autonomia do que as baterias convencionais.

O rádio HT é o mais escolhido dentre aventureiros que estão iniciando ou que sempre andam em comboio. Por esta facilidade, você poderá levá-lo consigo, independente de uma fonte de energia externa, e facilitará a sua comunicação.

Esse modelo é mais em conta que um rádio base, no entanto, são inúmeros os modelos e marcas, então novamente pesquise bem e opte por um que seja a prova d’agua e de poeira e antichoque. Não opte pelos modelos “baratos” que prometem grande alcance, pois em geral trata-se de brinquedos disfarçados de rádios. Procure sempre marcas tradicionais e conhecidas, tais como: Motorola, Icom, Yaesu ou Kenwood.

Normas da Anatel

Também é muito importante pesquisar se o rádio que você está adquirindo está de acordo com as normas da Anatel, pois essa agência governamental é quem regula e gere as frequências.

“Ato administrativo que autoriza o início do funcionamento de Estação do Serviço Rádio do Cidadão, com o uso das radio frequências associadas.”

Portanto, para você não ser multado, por infringir a lei é importante que o seu rádio seja cadastrado junto a Anatel e você obterá uma licença. Você pode conferir mais informações sobre isto aqui.

Frequência aberta e fechada

Bom, já falamos sobre os modelos de rádios, a licença junto a Anatel, mas e qual frequência usar?

Vamos lá!

Quando fala-se de radiocomunicação não podemos esquecer que as transmissões dos sons via rádio são feitas através de ondas de radiofrequência e são inúmeras as frequências de rádio para você se comunicar, porém as frequências liberadas para uso rádio amador tipo VHF (2m) são de 144 a 148 MHZ. Se você operar fora dessas frequências estará sujeito a punição e multa por parte da Anatel.

Afinal, qual deve ser a frequência do o rádio? Frequência aberta ou fechada? Atenção nesta informação!

Assim, verifique também esse item na hora de tomar a decisão da compra do seu rádio comunicador, posteriormente realize a compra.

O rádio de frequência aberta é aquele que você consegue alterar a frequência através dos botões do próprio rádio. Um exemplo bem simples, é quando você sintoniza na sua rádio de preferência para ouvir músicas.

Mas e a frequência fechada?

Nesse caso você só consegue alterar as frequências usando um aplicativo, um notebook e um cabo especial.

Então, a dica é: tente buscar um modelo de frequência aberta, afinal modelos de frequência fechada são mais complexos. É preciso mais conhecimento e tempo para programar as frequências e portanto são menos versáteis para o uso no off road.

Fatores que devem ser lembrados

Bom e aí, é só comprar algum dos dois modelos de rádio e começar a usar?
Não exatamente! Em conclusão, assim que escolher o seu rádio comunicador, observe a questão da bateria!

Sobre o HT é: você precisará estar sempre atento a bateria. Logo, lembre-se de carregar a bateria assim que tiver energia elétrica disponível. O rádio não funciona descarregado. A autonomia da bateria depende do uso, quanto mais você falar, mais rápido a bateria irá acabar.

Para o seu passeio durante o dia ou a atividade, carregue a bateria com antecedência e leve o carregador consigo!

Outra dica é: se você for utilizar o rádio por muitas horas, recomendamos que compre baterias extras para não correr o risco de ficar sem bateria durante o seu passeio.

Além da bateria, você dever analisar o é custo-benefício. Definitivamente, lembre-se sempre de pesquisar as marcas e os valores, dessa forma você fará a melhor escolha de acordo com a sua necessidade e seu bolso.

Em conlusão, ao consultar o produto tenha em mente que deve buscar e ler as avaliações do produto. É muito importante pesquisar experiências de quem tem o equipamento que você tem interesse em adquirir.

Agora você já sabe como escolher o seu rádio comunicador!

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários! Teremos o maior prazer em responder

Já nos segue no Instagram? Lá temos dicas e cliques bem legais, não fique por fora 😊

Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-