Vai viajar? Conheça 7 dicas imperdíveis para adotar uma direção segura

direção segura
6 minutos para ler

Você sabe o que significa direção segura e o porquê de ela ser tão importante? Basicamente, quer dizer adotar algumas práticas para evitar e prevenir acidentes, seja durante uma viagem de fim de semana, expedição off road e ou, até mesmo, ao levar os filhos à escola. Mas como fazer isso?

Ao longo deste post vamos apresentar 7 das práticas mais importantes de direção segura que podem fazer a diferença e evitar uma série de acidentes. Continue com a gente e veja como ter segurança ao dirigir!

1. Respeite a sinalização de trânsito

É verdade que as sinalizações de trânsito nem sempre estão nas melhores localizações e em boas condições, mas na maioria dos casos simplesmente as ignoramos e isso tende a ser bastante perigoso. Reduzir a velocidade ao ver uma placa indicando que existe uma curva mais acentuada à frente pode ser a diferença entre seguir viagem tranquilamente ou perder a vida.

Sempre esteja atento à sinalização, seja ela por meio de placas ou no solo. Por mais que você possa não concordar com algumas, elas estão lá para a sua segurança. E se por algum acaso o trecho percorrido for mal sinalizado, reduza a velocidade e redobre a atenção. Também é legal denunciar, seja pelos meios legais ou até mesmo nas redes sociais.

2. Não ultrapasse os limites de velocidade

Uma das sinalizações mais ignoradas é o limite de velocidade e essa é uma das principais causas de mortes no trânsito. Ainda que você tenha um carro potente e seguro como a Volkswagen Amarok, poucos quilômetros por hora a mais podem fazer toda a diferença. Quer ver?

Fazendo um cálculo mais básico do tempo de frenagem, percebe-se que um carro a 90 km/h precisa de cerca de 40 metros para frear totalmente. Aos 100 km/h esse número sobe para 50 metros. Pode parecer pouco, mas e se algum animal cruzar a pista ou houver qualquer outro obstáculo? Será que 10 metros podem fazer diferença? Com certeza!

Além disso, estamos falando em condições normais, ou seja, em um dia em que não esteja chovendo e haja boa visibilidade. Por isso, pratique a direção segura e respeite os limites de velocidades, pois eles foram calculados para garantir a segurança ao dirigir nesse trecho.

3. Tenha cuidado nas ultrapassagens

As ultrapassagens também costumam ser um grande problema e um dos alvos da direção segura. Para que você tenha uma ideia, em 2018 ocorreram mais de oito mil acidentes, com 796 fatalidades, apenas no estado da Bahia. Agora imagine em todo o Brasil e veja quantas mortes ocorrem por imprudência.

Uma das principais causas — além do excesso de velocidade — são as ultrapassagens, principalmente em locais onde elas são proibidas. Quer uma dica valiosa? Saia de casa sem pressa e aproveite a paisagem com a sua família. Caso precise ultrapassar, preste muita atenção e nunca realize essa manobra quando a sinalização proibir.

4. Evite dirigir durante a noite

direção segura

Outra questão que a direção segura aborda é não dirigir durante a noite. É verdade que nem sempre isso é possível, mas se puder ser evitado, existem vários motivos para que você o faça. Primeiramente, nesse período a visualização de buracos, animais e obstáculos é dificultada, aumentando as chances de um acidente.

territorio amarok youtube

Além disso, devido ao pouco trânsito pode bater aquele sono e, ainda que ele seja bem leve, é possível que os seus reflexos sejam reduzidos. Os assaltos são outro ponto que valer a pena destacar, principalmente em regiões mais afastadas. Se possível, dirija somente durante o dia, aproveite a noite para curtir com a família e tirar um bom descanso.

5. Mantenha uma distância mínima do veículo da frente

Lembra-se de quando falamos do tempo que um carro a 90 km/h demora em frear e parar completamente? E se um veículo à sua frente precisar brecar repentinamente e você estiver perto demais, será que vai dar tempo para evitar uma colisão? Por isso é fundamental manter uma distância mínima.

A distância depende bastante do local em que você estiver dirigindo, das condições do tempo e do terreno. Na estrada, por exemplo, recomenda-se manter pelo menos quatro carros de distância, ou 30 metros, devido à maior velocidade. Na cidade, o número pode ser menor, mas se possível, use o mesmo padrão, afinal, quanto mais longe melhor.

6. Não use o celular ao volante

Outra grande causa de acidentes e que também é abordada pela direção segura é o uso de celular ao volante, ainda que ele esteja no viva voz. Isso causa uma distração e reduz o tempo de reação, o que é fundamental para desviar de um obstáculo ou frear rapidamente no caso de uma emergência.

Além disso, essa prática é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro e prevê multa e perda de sete pontos na carteira. Recebeu uma ligação? Peça para outro ocupante do veículo atender e, caso esteja sozinho, para o carro em um local seguro e retorne a ligação. Não vale a pena se colocar em risco.

7.   Verifique e use os itens de segurança do veículo

amarok v6

Quer conhecer outras grandes causas de acidentes de trânsito? Problemas mecânicos e itens de segurança com defeito ou não usados. Normalmente, pensamos no cinto de segurança, mas ele não é o único. Os veículos modernos têm sistema ABS, controle automático de descida, frenagem de emergência e muito mais. Tudo isso precisa ser verificado antes de uma viagem. Faça uma boa revisão.

Mas de nada adianta toda essa tecnologia se ela não for usada corretamente. Há algo que podemos aprender para melhorar a segurança e evitar acidentes.

Viu como não é difícil praticar a direção segura e como isso é importante? Agora, aproveite que você já conhece esses conceitos e saia para viajar com a sua família ou planeje aquela trilha off road com toda a comodidade e segurança. Siga as dicas que aprendeu hoje e torne o passeio ainda mais agradável.

E se você quiser que tudo seja ainda melhor, visite o nosso site.

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-