Como dirigir na lama com o seu 4×4: 13 dicas importantes

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Dirigir na lama é divertido? Depende…

Imagens do mundo todo mostram donos de 4×4 se divertindo atravessando verdadeiros pântanos com seus carros. São imagens incríveis, normalmente porque mostram os protagonistas vencendo esses obstáculos.

Mas o que acontece realmente nos bastidores dessas aventuras?

Reunimos 13 dicas de como dirigir na lama com seu 4×4. Continue a leitura!

1. Preparação do veículo

A primeira informação que precisamos ter é a que, o fato de o veículo ser um 4×4, não quer dizer que ele pode passar em qualquer atoleiro ou vencer qualquer obstáculo. Então, dependendo do tipo de desafio que você pretende viver com seu carro, você deve equipá-lo para tal.

Sobretudo, é muito comum ver pessoas usando o acelerador como um recurso mágico, capaz de resolver uma situação já comprometida. Essa escolha, geralmente ordenada pelo excesso de adrenalina, não só pode piorar a situação, como pode comprometer diversos componentes importantes e caros. Por exemplo, a transmissão.

2. Adquira experiência

Outra informação importante para dirigir na lama, é adquirir experiência. Para assim, não transformar seu divertimento em um grande pesadelo. Como sabemos, carros pesam bastante e, um simples segundo de desatenção, pode representar algumas horas cansativas de trabalho.

A experiência pode ser adquirida em expedições, cursos 4×4, passeios de final de semana. Mas, ainda assim, sempre observe o trabalho de outros companheiros. Tanto os bem, quanto os malsucedidos.

No entanto, vale lembrar que o off-road não é uma modalidade individual, principalmente se você está começando. Sempre busque uma aventura em companhia, e de preferência, de pessoas mais experientes.

Examinar o local por onde irá passar, fazer um reconhecimento do terreno, e traçar uma estratégia antes, é fundamental. Ter um Zequinha para te ajudar na travessia é importante, mas é importante que você saiba o que te espera ali na lama.

3. Conheça o seu veículo

Para dirigir na lama, é importante você conhecer seu 4×4 e seus limites. Por exemplo, o limite para uma travessia na lama é definido pela altura livre do veículo. Mas o que é isso e como interfere em dirigir na lama?

A altura livre, vão livre ou altura máxima do solo, significa, em outras palavras, a distância entre o solo e a parte mais baixa do veículo. Nos carros 4×4, o diferencial costuma ser a parte mais baixa.

Portanto, fique sempre atento com a altura dos obstáculos em uma travessia. A medida média encontrada nos 4×4 é de 21 cm, mas consulte o manual do seu veículo para conhecer o limite do seu 4×4.

A Amarok é um recordista neste quesito. Conta com uma altura máxima do solo de 240mm.

Mas é possível aumentar essa altura? Geralmente é possível sim. Por exemplo, optar por pneus com perfil mais alto, mais agressivo ou alterar a altura das suspensões.

Contudo, ao modificar as configurações do seu veículo, você precisa ter em mente que a performance pode ser prejudicada nas demais situações de uso. Além disso, de forma exagerada, pode comprometer diversos sistemas e componentes do carro.

Não exagere se seu carro for de uso diário!

Seguir todas as dicas anteriores significa que vou dirigir na lama sem atolar?

Bom, equipei meu 4×4. Coloquei um guincho elétrico, levantei um pouco a suspensão, coloquei um snorkel, pneus mais altos e com desenho agressivo. Será que mesmo assim, ainda posso atolar?

Pode, com certeza!

Tratores 4×4 atolam. Tanques de guerra atolam.

Mas, você já tomou providências importantes. Seu carro já está mais bem protegido de sua pouca habilidade…. Agora é sua vez de se equipar de atitudes como condutor.

Já vi casos de motoristas que atolaram seus carros 4×4 em acostamentos de estradas. (Aconteceu comigo, inclusive!)

Mais 10 dicas para dirigir na lama:

Além das três dicas anteriores, listamos 10 atitudes úteis para dirigir na lama:

1. Analise o terreno a pé antes de entrar em um atoleiro. Por exemplo, use um galho ou bambu para ver a profundidade. Escolha a melhor opção de caminho. Seja como for, jamais lance seu veículo simplesmente, sobre o obstáculo. Escolha os locais com maior sustentação.

2. Se for necessário, cubra os piores locais com pedras pequenas ou gravetos, formando uma espécie de esteira. Assim, aumentará a sustentação do solo. Contudo, não utilize grandes pedras e trocos de árvore no caminho. Esses objetos grandes e pesados, poderão calçar de vez seu carro na lama.

3. Engate o 4×4. Opte pela tração reduzida (4X4 LOW) e o bloqueio mecânico do diferencial traseiro, caso possua.

4. Ganhe impulso moderado utilizando uma marcha forte, e reduzida se possuir. A primeira marcha nem sempre é adequada, por ser muito lenta. Use a 2ª ou 3ª marcha, mas sem acelerar muito.

5. Entre com a posição do pneu em linha reta e mantenha ao máximo as rodas alinhadas longitudinalmente. Além disso, evite grandes desvios de rota.

6. Utilize o acelerador variando sua intensidade. Assim perceberá qual o ponto ideal de tração dos pneus sobre o solo, com o veículo se movimentando para frente. Se acelerar demais, o carro irá patinar e gastar energia à toa. Porém, se acelerar pouco, o veículo será vencido pela lei da inércia, e atolar.

7. Você pode baixar um pouco a calibragem dos pneus, o que ajudará na sustentação do veículo e na limpeza dos sulcos. Contudo, se a lama for mais funda, isso deve ser feito de forma moderada. Observando sempre, qualquer prejuízo que possa comprometer a altura do solo.

8. Se estiver difícil, tente virar rapidamente a direção para a direita e esquerda, a fim de que o pneu busque um piso firme.

9. Nunca encare atoleiros sem estar equipado, bem como sem a companhia de outro carro que possa te ajudar.

10. Não insista caso o veículo pare de se mover. Isso indica que você já atolou! Se o solo estiver com baixa sustentação, quanto mais você acelerar, mais irá afundar. Evite, assim que o assoalho encoste no chão. Mas se isso acontecer, conte com a ajuda dos companheiros de aventura para te resgatar.

E se atolar?

Ao dirigir na lama, você corre o risco de atolar. Este tipo de piso é bastante diversificado. Dependendo de cada região, existe um tipo. Por exemplo, a lama fina, a grossa, do tipo cola, pasta, sabão, e cada um requer uma atitude adequada. Mas, não existe uma regra. Logo, basta ter cuidado e um pouco de experiência.

Seguem algumas dicas, caso você atole:

  • Tente sair de ré, seguindo o mesmo trilho da entrada.
  • Nunca desça do carro descalço.
  • Pedras e troncos encontrados na trilha, podem ajudar a calçar os pneus.
  • Tente aliviar o peso. Portanto, se tiver acompanhante, peça, gentilmente, para ele descer.
  • Reduza a calibragem do pneu.
  • Estude a melhor forma para resgatar o carro atolado. Avalie bem o local, e deixe que apenas a pessoa mais experiente lidere a manobra. Nessas horas, todos sempre têm ideias, mas para que um resgate off-road aconteça com segurança, é importante que uma pessoa lidere a situação.

Vale lembrar que veículos modernos, por exemplo, a Volkswagen Amarok, são equipados com sistemas eletrônicos de bloqueios de roda, como o controle de tração. Tais sistemas auxiliam muito o movimento do veículo na lama, fornecendo tração positiva, sempre àquela roda que tiver qualquer aderência ao solo.

Em suma, tenha muito cuidado ao dirigir na lama com seu 4×4 e se prepare!

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Até mais!

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