Saiba tudo que você pode esperar de uma expedição para o Atacama

expedição 4x4 no atacama
7 minutos para ler

Localizado em um dos pontos mais secos do mundo, o deserto do Atacama encanta turistas de todo o planeta por suas belezas naturais e pelas oportunidades de contemplação do silêncio e da natureza rústica que compõem o cenário do norte chileno. Mas a região também é um convite para quem curte aventura! Já pensou em participar de uma expedição 4×4 no Atacama?

Quer conhecer mais a respeito deste deserto que é um dos destinos mais visitados da América do Sul? Ou seja, acompanhe este conteúdo para aprender sobre as principais atrações do Atacama e saiba como viver essa aventura com segurança e conforto!

Deserto do Atacama: um dos destinos mais procurados do mundo

expedição 4x4 no atacama

Primordialmente plano, mas ao mesmo tempo cercado pelas altas montanhas dos Andes, que parecem arranhar o céu, o deserto do Atacama é um espaço onde as contradições se fazem presentes com beleza e poesia. As temperaturas, que podem variar de -10°C a 40°C, dependendo da altitude da atração visitada, são apenas mais um exemplo de como a região é alimentada por extremos.

Confira algumas características marcantes do Atacama:

“Mas o que pode haver de tão bom em um deserto?”, os mais desavisados podem perguntar. O deserto do Atacama é encantador justamente para aquele perfil de turista aventureiro, que busca explorar a natureza única do local, saindo da rotina e vivendo uma experiência que nenhum outro destino do planeta é capaz de proporcionar.

Não é à toa que o Chile, país que hospeda a maior parte da extensão do deserto — que ainda faz fronteira com Argentina, Bolívia e Peru — foi eleito nos últimos três anos como o melhor destino de aventura pelo World Traveler Awards.

Passeios encantadores no deserto do Atacama

Alguns pontos são considerados obrigatórios para os aventureiros que buscam conhecer de perto as belezas da região. Por exemplo, para visitar as principais atrações, a recomendação é de que o passeio tenha duração de pelo menos três dias, sob risco de não dar tempo de conferir tudo de bom que o deserto do Atacama tem a oferecer.

Apesar de ser um destino com boa estrutura e capaz de receber turistas em qualquer época do ano, algumas das dicas a seguir estão disponíveis apenas em determinadas estações. Confira!

Lagoas do Salar

As lindíssimas lagoas salgadas da região são uma ótima pedida para quem aprecia mergulhar em águas cristalinas. Com concentração maior de sal que certas partes do oceano, torna-se muito difícil afundar.

Picos cobertos de neve

expedição 4x4 no atacama

Durante o inverno, os visitantes podem conferir de perto as paisagens cobertas de neve da região. Entretanto, neste período o mergulho nas lagoas fica prejudicado, considerando-se a temperatura das águas.

Observação de estrelas

As estrelas são mais brilhantes no deserto do Atacama. Somente quem já vivenciou essa experiência de perto pode garantir: o céu na região é o mais limpo do planeta, totalmente livre de poluição e nuvens.

Ainda assim, a observação das estrelas pode ser prejudicada, dependendo do período em que o visitante escolher para ir até os observatórios instalados no local. Durante a lua cheia, a claridade atrapalha a visão.

Salar do Atacama, de Tara e de Uyuni

O Salar do Atacama é mais um dos belos passeios que podem ser realizados na região. Ali, encontram-se variadas espécies de flamingos, que ajudam a transformar o cenário em um ambiente calmo e tranquilo para curtir com amigos ou a família.

As charmosas aves também estão presentes no Salar de Tara, outro destaque em uma aventura no deserto de Atacama. Localizado em um ponto de tríplice fronteira (unindo Chile, Bolívia e Argentina). No entanto, o Salar é um passeio recomendado para quem já tenha chegado à região há alguns dias — os 4,3 mil metros de altitude podem causar enjoos e mal-estar a quem ainda não está aclimatado ao ar rarefeito. Além disso, consulte antecipadamente se o Salar está aberto a visitação.

Da mesma forma, o Salar de Uyuni, localizado em território boliviano, também fica em um ponto com mais de 4 mil metros de altitude, requerendo um período de aclimatação antes de ser visitado. Recentemente, bloqueios nas estradas também têm trazido prejuízos a turistas que se aventuram pela região. Informe-se antes de seguir até lá!

Geysers del Tatio

expedição 4x4 no atacama

Visitar os gêiseres da região do Atacama é quase que uma obrigação. Mas é preciso fazer algumas ressalvas: os Geysers del Tatio ficam a nada menos que 4,5 mil metros de altitude, o que requer aclimatação prévia. Outro ponto de atenção é o frio do local — que precisa ser acessado via caminhada —, onde temperaturas abaixo de zero são frequentes. Ainda assim, os corajosos podem mergulhar na piscina de água quente proporcionadas pelos gêiseres.

Vale da Morte e Vale da Lua

Localizado a 15 minutos de carro de San Pedro de Atacama (cidade onde ficam os hotéis, câmbios e centros de atendimento aos turistas na região), o Vale da Morte e o Vale da Lua tem como principal atrativo as esculturas naturais.

No entanto, as obras só existem pela ação da erosão fluvial, da chuva e do vento, associadas a alterações climáticas que venham a ocorrer na área. Os vales são famosos, ainda, por proporcionar uma visão de luz avermelhada — que remete ao imaginário que temos de Marte —, especialmente quando observados de pontos mais altos, como as dunas.

Vulcões

O deserto do Atacama também é reconhecido pela presença de vulcões, que ajudam a compor o cenário ao seu redor. O vulcão Licancabur, por exemplo, tem 5.920 metros de altura e fica à leste de San Pedro de Atacama. Mas o mais ativo é o vulcão Lascar, que exige do aventureiro uma série de preparativos antes de escalá-lo: beber muita água no dia anterior, não fazer refeições pesadas e não consumir bebidas alcoólicas são algumas das recomendações para quem tiver coragem de encarar a subida. A altitude, para quem chegar ao pico, é de 5.592 metros.

Expedição 4×4 no Atacama com segurança e conforto

Empresas costumam promover expedições 4×4 no Atacama, realizando uma experiência repleta de aventura sem deixar a segurança e o conforto de lado. Sem dúvida, entre as vantagens de conhecer a região desta forma, destacam-se:

  • definição de um roteiro antes de pegar a estrada;
  • garantia de viajar em parceria com outros turistas que também buscam se aventurar com segurança;
  • hospedagens em hotéis renomados, com todo o conforto;
  • privacidade assegurada ao rodar em carro próprio e dormir em quartos privativos;
  • estradas seguras, bem sinalizadas e estruturadas para o atendimento aos viajantes;
  • fazer novas amizades.

Quer ir para o Atacama de carro? Leia mais sobre o assunto!

No entanto, se você quer ir para o Atacama com toda a tranquilidade e conforto, inclusive levando seus filhos? Junte-se a nós.

Confira em nosso canal no YouTube todos os vídeos das nossas expedições 4×4 no Atacama!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-