Expedições 4×4 pela América do Sul: confira os principais destinos

expedições 4x4 américa sul
7 minutos para ler

Quem curte o universo off road, provavelmente, gosta de estar em contato com a natureza e encarar desafios radicais. Para viver tudo isso, as expedições 4×4 pela América do Sul são uma excelente opção de viagem.

Nesse tipo de aventura, é possível conhecer locais incríveis e viver experiências inesquecíveis. Mas é claro que alguns cuidados são necessários para não transformar a diversão em dor de cabeça — especialmente, se você for acompanhado da família.

Criamos este texto para apresentar a você ótimas opções de destinos e trazer dicas de como planejar a sua expedição 4×4.

Assim, continue a leitura e descubra destinos e dicas incríveis!

Por que sair em uma aventura como essa?

Os motivos para fazer uma expedição de carro pela América do Sul (ou, até mesmo, por um trajeto menor, como uma parte do Brasil) são inúmeros.

Há quem queira conhecer mais as belezas da natureza. Outras pessoas buscam uma experiência desapegada e desacelerada, tão diferente do que vivemos no nosso dia a dia. Mas também há aquelas que preferem sair sozinhas, em busca de autoconhecimento.

Seja qual for o seu objetivo, saiba que se você se planejar e se organizar direitinho, vai valer muito a pena!

Quais são os principais destinos para curtir as expedições 4×4 pela América do Sul?

Milhares de quilômetros percorridos, semanas (ou meses) na estrada e muita história na bagagem de volta. A América do Sul é riquíssima quando o assunto é natureza, história e cultura. Certamente, existem muitos lugares que merecem a sua visita, mas há alguns que são os queridinhos dos amantes das expedições 4×4.

Antes de mais nada, se você quer conhecer os pontos principais ou é iniciante no assunto, considere acrescentar esses locais na sua rota.

Deserto do Atacama

https://youtu.be/eLohZUver2I

Localizado na região norte do Chile, o Deserto do Atacama se estende por cerca de 1.000 quilômetros, chegando até a fronteira do Peru. É conhecido como o deserto mais alto do mundo — ou seja, é preciso estar atento à questão da altitude, assim como em outros locais da América do Sul, como a Bolívia e o Peru.

A cidade de apoio mais utilizada pelos viajantes é San Pedro de Atacama e o aeroporto mais próximo fica em Calama. Se você optar por ir de avião. Você pode voar para Santiago do Chile e seguir de carro até lá. Ou então voar direto para Calama. Mas esse não é o espírito off road, nada como atravessar a Cordilheira dos Andes de carro.

Portanto, esteja pronto para encarar centenas de quilômetros de terra e condições de estrada que vão variar conforme as chuvas e a época do ano, especialmente, se você optar por chegar a San Pedro pelo Paso de Sico.

Sair do Brasil e ir até o Deserto do Atacama é uma aventura incrível, e para isso você terá que cruzar a Argentina. Então se prepare e se programe para alguns dias longos de viagem, porém com visuais fantásticos. 

Patagônia Argentina

https://youtu.be/qAj-bg9iaR4

Grande parte dos expedicionários partem de Foz do Iguaçu. A partir daí, é possível seguir sentido sul na Argentina, até chegar na região de Puerto Madryn, onde o roteiro segue costeando o Oceano Atlântico. Localizada no extremo sul da Cordilheira dos Andes, a Patagônia Argentina é de tirar o fôlego, seja pelas belezas naturais impressionantes, seja pelo frio.

Entre maio e agosto é considerada a baixa temporada no local: ideal para quem quer curtir a neve, mas requer um planejamento extra, já que dificilmente você vai pegar uma temperatura maior do que 10 graus. Alguns hotéis, restaurantes, passeios e demais serviços para turistas também fecham as portas nessa época.

Entre alguns dos locais mais famosos da Patagônia Argentina estão Bariloche, El Calafate e Ushuaia.

Brasil

No entanto, se você está buscando uma opção mais econômica, ou se não tem tanto tempo para uma viagem, ou as fronteiras estão fechadas, vale a pena se aventurar em uma expedição 4×4 dentro do Brasil. Afinal, o nosso país é imenso e reconhecido por sua diversidade e belezas naturais em todos os cantos.

Entre os lugares preferidos, estão o Jalapão (TO), as serras em Minas Gerais, como do Ibitipoca, da Canastra e da Mantiqueira, a Chapada Diamantina (BH) e o sul do país, como Tibagi (PR), Caminho dos Cânions (RS) e Cânion do Funil (SC).

Como planejar a sua expedição?

É bom sair de casa preparado para que sua expedição 4×4 pela América do Sul ocorra conforme o previsto. Saiba o que fazer.

https://youtu.be/9QFdTqUDh7g

Preveja a hospedagem

Sabemos que boa parte da emoção das expedições é o espírito livre, mas isso não significa que você vai dormir no carro todas as noites — ao menos que queira, é claro! Hoje em dia, fazer as reservas por aplicativos de hospedagem é mais prático. Ou seja, você não precisa reservar com muita antecedência e não corre o risco de ter que dormir no carro.

Se você pretende aproveitar a estrada, sem ter um dia certo para chegar em cada cidade, vale a pena apenas acompanhar esses serviços, prevendo as opções e disponibilidades.

Planeje a alimentação

A sua alimentação e hidratação merecem atenção especial durante todo o trajeto, pois uma refeição contaminada pode causar vários problemas. É preciso ter atenção ao que consome, especialmente na rua: até mesmo a água mineral pode não ser tão pura assim. Tenha cuidado!

Tenha cuidado com as estradas

Alguns destinos, em determinadas épocas do ano, são mais perigosos ou, pelo menos, podem acabar atrasando a sua expedição. No caso da Patagônia Argentina, por exemplo, a época de maior frio pode fazer com que algumas estradas fiquem fechadas por causa das nevascas. Fique atento antes de ir e sempre converse com os moradores do local sobre as condições da estrada que vai pegar.

Fique atento às burocracias

Organize com antecedência os documentos que precisa levar para entrar em cada país, como visto ou vacinas obrigatórias (como a de febre amarela) e equipamentos.

Também não se esqueça de levar uma quantia de dinheiro em espécie. No entanto, evite levar uma quantia muito alta pois pode ser perigoso. Eventualmente, depender apenas dos cartões é um risco — já que em alguns países você pode ter dificuldade em

Revise o carro

É fato que o seu veículo 4×4 foi feito para aguentar a expedição e diversos tipos de terreno. No entanto, é essencial fazer uma revisão completa antes de pegar a estrada e dar atenção ao carro sempre. Respeitando os prazos de trocas de óleo, pneus e demais componentes. Afinal, ele vai ser seu grande companheiro de viagem!

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que já esteja preparando as suas expedições 4×4 na América do Sul. Como você pôde ver, um pouco de planejamento e um carro em bom estado já são suficientes para começar!

Então, se você gosta do mundo off road, visite nosso Instagram e acompanhe muito conteúdo interessante sobre o assunto.

Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-