Filtro de partículas: a importância do combustível

4 minutos para ler

Primeiramente o sistema ligado ao tubo de escape o filtro de partículas é responsável por filtrar e eliminar, principalmente, o carbono e a fuligem produzidos quando o veículo está em seu perfeito funcionamento.

Além de evitar a emissão de partículas nocivas para a atmosfera, o filtro, alivia a pressão do motor. Transforma as composições químicas dos materiais em gases inócuos o que impede qualquer tipo de mal funcionamento.

Igualmente, o filtro de partículas deve estar sempre em perfeito estado. É importante sempre abastecer com combustíveis de qualidade e de boa procedência.

Saiba mais sobre este assunto abaixo!

Como funciona o filtro de partículas?

Funcionando como uma armadilha para a as partículas, o filtro apresenta uma estrutura com paredes porosas. Os gases resultantes da regeneração costumam passam por elas.

Para eliminar os componentes que não são desejados, o filtro age em altas temperaturas. Na VW Amarok, com motor a diesel, a remoção das partículas geralmente atingem 85% de resultado. É um número seguro para a prática. Normalmente, a sua vida útil dura cerca de 120.000 quilômetros e, após isso, é necessário a revisão.

Como fazer a limpeza adequada do filtro?

Você sabia que existem vários tipos de limpeza que poderiam ser feitos no filtro de partículas da Amarok? Existe uma mais comum que é: forma totalmente transparente para o usuário do carro. Dessa forma, ela acontece de forma automática, enquanto o carro estiver em movimento.

territorio amarok youtube

Caso a limpeza não seja suficiente, uma luz amarela se acende no painel (luz do DPF). O que fazer nessa hora? O usuário deverá rodar por pelo menos 15 minutos a 70 km/h ou mais em 4ª marcha para executar o procedimento de limpeza.

Muitas vezes o DPF já está saturado demais, além da luz amarela do DPF acende também a luz da “molinha” e a luz de advertência de falha do motor. indicA que ele entrou em modo emergência. Igualmente não é possível conduzir o veículo a mais de 80 km/h além de ter o seu torque bem reduzido. O usuário deverá levar o veículo a concessionária para fazer uma limpeza do DPF mais profunda. A limpeza passa por um processo de ultrassom que vibra as partículas. Assim, “descola” das paredes do filtro. Na prática, é uma precaução. O que recomendamos, é a avaliação junto à equipe especializada sobre o funcionamento posterior ao procedimento.

Não tem como limpeza ser feita? Isso ocorre quando a saturação e o desgaste da peça acontecem. Portanto o que você deve fazer é trocar para que ocorra o correto funcionamento do motor da Amarok.

Substituição

Quando a limpeza não for suficiente, Você deve saber que é necessária a substituição do filtro de partículas do seu veículo. Importante salientar, o componente deve ser o original e adequado para o tipo de veículo, caso contrário não cumprirá a sua função.

Como evitar o desgaste?

Para evitar o desgaste do filtro de partículas e para que ele chegue em seu estado crítico, é importante que o condutor realize trajetos acima de 60 km/h, em quarta ou quinta marcha por pelo menos 15 min, com certa frequência (uma vez a cada 15 dias, por exemplo) — principalmente se o motorista não tem costume de dirigir em estradas.

Por que utilizar combustíveis de boa procedência?

Fique atento! Ao utilizar combustíveis adulterados, você poderá sofrer alguns problemas. Isso, porque além de uma série de problemas no consumo e desempenho do carro. Há o grande risco de mais materiais nocivos serem produzidos na queima do seu combustível e proporcionarem o entupimento do filtro.

Desconfie dos preços baixos e procure por boas avaliações dos postos de gasolina. Para detectar um combustível adulterado, basta observar se há engasgos na partida ou perda de potência, bem como um aumento muito exagerado do consumo.

Para mais informações atualizadas sobre cuidados e outros assuntos sobre o universo das picapes e da Amarok, siga o nosso perfil Instagram!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-