Descubra a gastronomia na Serra da Mantiqueira!

gastronomia da serra da mantiqueira
4 minutos para ler

Um destino perfeito para aventureiros, ecoturistas e pessoas esotéricas, as cidades da Serra da Mantiqueira são verdadeiros oásis para todo os tipo de pessoa. Seus destinos são ótimos para equilibrar corpo e mente.

Mas quando toda a aventura e/ou o sossego passa, vem a fome. E aí é a hora certa para de desbravar e devorar a gastronomia dessa famosa serra que atravessa três estados do sudeste brasileiro: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Contudo, o que essa mistura cultural poderia acarretar na hora da refeição? Acompanhe conosco essa verdadeira viagem pela gastronomia da Serra da Mantiqueira!

A Serra da Mantiqueira

gastronomia da serra da mantiqueira

Uma cadeia montanhosa forma a serra que varia a altitude entre 900 e 2800 metros de altura. Dos três estados do sudeste que cortam, Minas fica com a maior parte: cerca de 60%, enquanto SP fica com 10% e o Rio com 30%.

Destino bastante interessante para aqueles que gostam de trilhas, escaladas e expedições 4×4, os pontos altos do relevo do lugar lhe conferem paisagens exuberantes com as cachoeiras das encostas, além do friozinho característico dos pontos altos.

Difícil listar todas as cidades da Serra, mas destacam-se por suas atrações:

  • Campos do Jordão (SP);
  • Monte Verde (MG);
  • São José dos Campos (SP);
  • Aiuruoca (MG);
  • Barbacena (MG);
  • Poços de Caldas (MG);
  • Visconde de Mauá (RJ).

Sabores da Serra

gastronomia da serra da mantiqueira

Já falamos que estamos no alto, correto? Pois é, o verão do Brasil tropical recebe um descanso aqui. A Serra da Mantiqueira sobe aos ares para propiciar o melhor cultivo das uvas e das oliveiras. Da mesma forma, além do azeite e do vinho, o comércio regional se apoia em outros dois produtos: queijo e cerveja.

Vinho e cerveja

A cachaça dos três estados que estabelecem a gastronomia da Serra da Mantiqueira tem o seu lugar, mas vamos falar do vinho e da cerveja da região. Os vinhedos e as plantações de lúpulo abrem um caminho imenso para a produção local.

Assim, fazer uma viagem off road pelo local, é conhecer de onde vem a produção e as novas possibilidades de experimentar os fermentados que saem da própria terra. Vá até a Serra e experimente a bebida local.

Azeite

gastronomia da serra da mantiqueira

Outra produção marcante na região é o azeite, que cada vez mais vem crescendo. Os olivais encontram o clima perfeito e o solo inclinado e arenoso que precisam para crescer de forma saudável.

São dezenas de variedades diferentes dos produtos saem das plantações. Mas se você está buscando visitar um olival, conhecer mais sobre o processo produtivo e degustar um azeite local, a Oliq oferece uma experiência incrível.

Queijo

Já o queijo da gastronomia da Serra da Mantiqueira não é como os mais comuns feitos em território mineiro. Diferente das origens portuguesas presentes no queijo do Serro e do Canastra, o produto feito nessa região carrega influências de países como Dinamarca, Inglaterra e Noruega.

Na Serra aposta-se em queijos refinados, como o gouda, o emmental e o gruyère.

Mais que gastronomia

gastronomia da serra da mantiqueira

Das produções de vinho, cerveja, azeite e queijo, sobraria ainda muito tempo para falar do que mais pode-se desfrutar da gastronomia da Serra da Mantiqueira. Seria injusto não citar os cafés premiados da região, além do famoso frango com quiabo, do pão de queijo e do leite fresquinho. Mas a Serra é muito mais que gastronomia.

Para bater a fome, nada melhor que realizar o turismo de aventura. Os altos relevos da região permitem aos visitantes visões de tirar o fôlego, além de passeios off road, rapel, mountain bike e outros tipos de esportes na natureza. Confira de perto!

Agora, se você quer curtir a região e degustar o melhor da gastronomia da Serra da Mantiqueira, viaje com a gente! Confira em nosso site nossos próximos destino e se programe. Será um prazer ter você conosco!

Até breve!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-