ISOFIX: entenda o que é, como funciona, importância e mais

isofix
4 minutos para ler

Se você tem carro e criança, certamente, já ouviu falar sobre o sistema ISOFIX. Trata-se de um sistema internacional da fixação das cadeirinhas infantis. Com ele você as prende de forma direta no chassi do carro, em vez de ter a fixação pelo cinto, como acontecem com os modelos mais comuns aqui no Brasil.

Como é possível perceber, o ISOFIX é um sistema mais seguro. Os cintos, além de serem menos precisos, deixam as cadeiras soltas até que o seu sistema de retenção entre em funcionamento.

Vale lembrar o que sistema ISOFIX permite a fixação das cadeirinhas para frente e para trás, além das suas bases, no caso de alguns modelos.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos fundamentais para a segurança dos ocupantes do seu veículo? Então, continue com a leitura.

A segurança passiva e ativa

Os itens desenvolvidos e acoplados aos automóveis para garantir maior segurança aos seus ocupantes são, basicamente, classificados como sistemas de segurança passiva ou ativa.

Em poucas palavras, podemos dizer que os sistemas de segurança ativa são aqueles desenvolvidos pelo fabricante para evitar que o automóvel se envolva em um acidente. Como o freio ABS, as suspensões, os pneus, entre outros.

Já os sistemas de segurança passiva são aqueles desenvolvidos para reduzir as consequências (como ferimentos e mortes) no caso de um acidente. Como os airbags, os cintos de segurança, o alerta de frenagem de emergência e, sim, as cadeirinhas.

O uso das cadeirinhas com o ISOFIX

viagem em família

Agora que você já sabe que as cadeirinhas infantis são itens de segurança passiva — fundamentais para ajudar a proteger a vida, se ocorrer um acidente — pode estar se perguntando se todos os carros estão prontos para esse sistema e se todas as cadeiras são assim. A resposta é: não.

territorio amarok youtube

Apesar de ser um sistema internacional, muitos carros aqui no Brasil ainda não estão equipados com o ISOFIX, principalmente os mais antigos e de fabricação nacional. Já os mais novos, possivelmente já possuem o sistema, bem como a maioria dos veículos importados.

A dica, antes de comprar uma cadeirinha com ISOFIX, é conferir se o seu carro é compatível com o sistema. Geralmente, há uma etiqueta escrita “ISOFIX” nos dois cantos do banco traseiro, com a indicação.

As vantagens do ISOFIX

Entre os benefícios do sistema, se destacam a segurança, como já dissemos, e a facilidade na hora de instalar: só é preciso instalar os clipes da cadeirinha nas peças indicadas no carro. Na maioria dos produtos, um indicador vermelho se torna verde, mostrando que o item foi instalado corretamente.

A Amarok e o ISOFIX

Além de vários sistemas de segurança ativa e passiva, a Amarok conta com o ISOFIX como item de série de suas versões desde 2014, mostrando que a picape da Volkswagen vai muito além das funções off road com alto desempenho e tecnologia, mas também garante mais segurança para a família inteira. Assim, ninguém perde os melhores momentos!

Na Amarok, os bancos traseiros são equipados com os olhais de retenção ISOFIX e cinto de fixação superior, tipo Top Tether, de acordo com o sistema internacional das cadeirinhas.

Agora que você já conhece o sistema ISOFIX, vale a pena buscar nas indicações ou no manual do seu carro se ele já está equipado, além de conferir, na hora de comprar a cadeirinha, se ela é adaptável ao veículo.

Este conteúdo foi interessante para você? Para ficar por dentro de conteúdos sobre o mundo off road, curta a nossa página no Facebook!

E até a próxima!


Você também pode gostar

2 thoughts on “ISOFIX: entenda o que é, como funciona, importância e mais

Deixe um comentário

-