Manutenção preventiva de veículo: o que é e qual a sua importância?

4 minutos para ler

Ter um carro e poder dirigir por aí, viajando e, muitas vezes, fazendo trilhas off road, é o sonho de muitas pessoas, porém, é importante que ele não se torne um pesadelo. Por isso, é importante sempre praticar a direção preventiva, que vai além de respeitar as regras de trânsito e envolve também a manutenção preventiva.

Afinal, ao se certificar de que o motor, os pneus e todos os componentes elétricos e hidráulicos do seu carro estão em dia, você consegue ter uma garantia extra de que suas viagens serão tranquilas, não comprometendo sua segurança nem a de terceiros no trânsito.

Evite dores de cabeça: leia este artigo e descubra a importância de realizar a manutenção preventiva do seu veículo!

O que é manutenção preventiva?

Como o próprio nome diz, esse tipo de manutenção tem o objetivo de prevenir eventuais problemas que o seu carro pode apresentar como resultado natural de desgastes de componentes elétricos, mecânicos ou hidráulicos. Todas as montadoras apresentam um plano de revisão periódica, em que a cada X km é recomendada, por exemplo, no caso da Amarok, a cada 10.000km fazemos a revisão na concessionária Volkswagen.

Além das revisões periódicas, a manutenção preventiva inclui verificar como anda a calibragem dos pneus antes de pegar estrada — uma ação que leva poucos minutos e que aumenta a segurança na pista.

Além de ajudar na segurança na estrada, realizar a manutenção preventiva do seu veículo traz várias outras vantagens, que você verá a seguir.

Economia

Fazer a manutenção preventiva do veículo é um investimento que resultará em economia no seu bolso, pois, quanto mais cedo um problema for detectado, mais barata pode ser a manutenção. Além disso, você evita eventuais gastos com guinchos e danos provocados por acidentes automotivos.

Eficiência

Na medida em que os componentes do carro se desgastam, ele perde a eficiência: deixa de funcionar da maneira adequada, consome mais combustível e falha várias vezes, o que compromete a dirigibilidade e a segurança na estrada.

Valorização

Na hora de vender o carro, um dos primeiros itens priorizados pelos compradores é a manutenção. Se ela estiver em dia, carimbada no manual e com as peças em ordem, sem desgastes excessivos, maior será a valorização do veículo.

Quais são os principais itens que fazem parte da manutenção preventiva?

Ao cuidar da manutenção preventiva do seu veículo, é importante dar atenção a vários itens que, se não estiverem funcionando de forma adequada, poderão comprometer a segurança e, por isso, não podem ficar de fora da revisão:

  • calibragem, cambagem e alinhamento dos pneus;
  • suspensão;
  • troca dos fluidos de freios;
  • troca do óleo de motor e líquido de arrefecimento;
  • regulagem dos faróis;
  • filtro de partículas do ar-condicionado;
  • tração 4×4 – se for o caso do seu veículo.

Ao verificar tudo isso e seguir a manutenção preventiva prevista pela montadora, seu carro ficará sempre em dia e você vai garantir viagens tranquilas, sem dores de cabeça e muita diversão.

E aí, ainda tem dúvidas sobre como cuidar da manutenção preventiva do seu veículo 4×4? Compartilhe com a gente nos comentários!

Já segue nosso canal no YouTube? Lá temos várias dicas não só de Amarok, mas também de viagens e aventuras pela América do Sul.

Até mais!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Manutenção preventiva de veículo: o que é e qual a sua importância?

Deixe um comentário

-