O que fazer na Serra do Cipó: conheça seus principais atrativos

serra do cipó
4 minutos para ler

Intitulada como “O Jardim do Brasil” pelo renomado paisagista Burle Marx, existe muito o que fazer na Serra do Cipó. Passeios calmos e relaxantes, belas trilhas a pé ou em veículos 4×4, cavalgadas, escaladas, rapel e uma infinidade de cachoeiras são apenas alguns dos muitos atrativos da região.

Assim, longo deste texto vamos apresentar algumas opções de o que fazer na Serra do Cipó e como aproveitar esse ótimo destino para um passeio no final de semana! Acompanhe!

Aproveite as cidades ao redor e conheça a cultura da região

A Serra do Cipó, localizada em Minas Gerais, abriga uma das mais belas paisagens do Brasil. O bioma conta com uma geografia privilegiada e uma flora bastante diversificada, apresentando desde vegetações mais características do cerrado até campos rupestres ricos em várias espécies de flores. A região também é famosa por suas 60 cachoeiras, sendo muito procurada por quem tem um espírito mais aventureiro.

A Serra do Cipó abrange sete municípios de Minas Gerais, sendo eles:

  • Conceição do Mato Dentro;
  • Dom Joaquim;
  • Itambé do Mato Dentro;
  • Jaboticatubas;
  • Morro do Pilar;
  • Santa Maria de Itabira;
  • Santana do Riacho.

Nessa região também fica localizado o Parque Estadual da Serra do Cipó, uma área de proteção ambiental com mais de 27 mil hectares de muita diversão. Contudo, é preciso salientar que, antes de mergulhar nas belas paisagens desse local, você deve visitar as cidades ao redor e conhecer mais a cultura de cada uma.

Doces caseiros e uma cachaça de primeira são apenas alguns dos atrativos, bem como as belas peças artesanais à venda. Essa é uma região que tem o turismo bastante desenvolvido e muita história. Por isso, vale a pena gastar algumas horas conhecendo esses municípios.

Divirta-se com as diversas opções de aventura e lazer em família

Uma vez que você já tenha aproveitado um pouco da cultura da região, é hora de partir para uma aventura e, na Serra do Cipó existem muitas. A escalada no Morro da Pedra é um bom exemplo. Existem vários níveis de dificuldade e até mesmo quem nunca praticou tal esporte vai adorar.

Você também pode praticar rapel no Morro da Pedreira ou se deliciar com a tirolesa no Poço do Rio Cipó. São quase 40 metros de altura e uma paisagem incrível. O trekking é outra boa opção, já que existe muita história a ser contada e ótimas opções de trilhas, sejam elas a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículos 4×4. Destacamos a Trilhas dos Escravos e do Travessão.

Mas se você gosta mesmo é de rotas incríveis para trilhas off road, existe uma excelente opção. Com pouco mais de 60 km de extensão, a Trilha Sete Rios é ideal para quem está começando e ainda não tem muita experiência com veículos 4×4 e 4×2.

Ela se inicia no município de Jaboticatubas e seu acesso principal é pela rodovia MG-020, localizada a cerca de 60 km de Belo Horizonte. Aliás, ao todo são cinco travessias de rio e, nos períodos mais secos, até mesmo um veículo convencional consegue encarar sem problemas.

Relaxe e desfrute de belas paisagens no fim de semana

serra do cipó

Após tantas aventuras, é preciso um descanso e, nada melhor que um banho de cachoeira para tal. Além da Cachoeira Grande, você deve visitar a Véu da Noiva e a do Tabuleiro, com mais de 272 metros de queda. Uma caminhada pelo Safári fotográfico também é uma ótima opção, especialmente quando em família.

Sabendo o que fazer na Serra do Cipó, você tem tudo para ter um ótimo fim de semana em família, afinal, a região é bem estruturada para receber os turistas, não fica longe da capital Belo Horizonte e tem atrativos para todos os gostos. Planeje esse passeio quanto antes, pois, ele é garantia de muita diversão!

Gostou de conhecer um pouco sobre a Serra do Cipó? Então, compartilhe agora mesmo este conteúdo em suas redes sociais e mostre a seus amigos essa bela região!

Até logo!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-