Paraná: uma aventura pelos Campos Gerais

Paraná
5 minutos para ler

Os Campos Gerais no Paraná é uma vasta área que vai desde os limites do estado de São Paulo até o centro leste do estado. Como em quase todo território brasileiro, os costumes do povo tem característica bem miscigenadas. Mas destaca-se, principalmente, a influencia da imigração europeia, que aconteceu em grande número desde os anos de 1880.

Em um passeio por essas bandas, o Território Amarok destaca alguns pontos turísticos imperdíveis a todo o viajante 4×4. Um roteiro que se inicia na cidade de Castro e termina em Tibagi, a 210 km da capital do Paraná.

Cidades dignas de cartões postais holandeses

A cidade de Castro, antes conhecida como “Pouso do Iapó”, nome do rio que serpenteia a região, nasceu do tropeirismo. Lá, as caravanas de cavaleiros do fim do século XVIII, que vinham do Sul com destino à São Paulo, paravam para descanso e manutenção da tropa.

Essas memórias ainda podem ser revividas visitando o Museu do Tropeiro e a Fazenda Capão Alto. Ótimo passeio para quem gosta de arquitetura e história. Ambas as construções mantêm características ainda originais.

Além disso, há um sítio arqueológico com ruinas de uma capela feita de Taipa e senzalas. Este se encontra na Fazenda Capão Alto, na municipalidade de Castrolanda.

Castrolanda, a poucos quilômetros do centro da cidade é, na verdade, uma cooperativa formada pela comunidade holandesa. Se instalou no local a partir da década de 1950, focada, principalmente na criação de gado e produção de leite e derivados.

Uma verdadeira joia, o seu Centro Cultural recebe visitantes com uma réplica perfeita de um dos famosos moinhos holandeses, o Woldzigt, que se situa na cidade de Drenthe. O local é conhecido principalmente como Memorial da Imigração Holandesa que tem como objetivo preservar a história dos colonos da região.

Vale a pena conhecer seu interior, a loja de artesanatos e o restaurante típico da colônia.

O maior museu ao céu aberto do Brasil

Assim é o Parque histórico de Carambeí, a 20 km de Castro. Carambeí foi lar de uma imigração ainda anterior à de Castro (1910). O Parque traz ao presente todo o legado holandês através da arquitetura característica de suas construções, maquetes além de peças de vestuário, utensílios , ferramentas, entre outros itens.

O Parque, com 100.000 metros quadrados, junto à colônia Castrolanda oferecem uma experiência única. A Agroleite é outra atração à parte. É uma exposição agropecuária, que ocorre anualmente no pavilhão de eventos de Castro, onde uma cidade cenográfica expõe todo o universo produtivo e cultural dos holandeses e seus descendentes.

Trilhas off road imperdíveis

Agora, chegou a hora do off road. Saindo de Castro para o município de Tibagi, a cerca de 40 km. Essa ligação pode ser feita por uma rota alternativa, atravessando lindas paisagens rurais até outra atração de nosso roteiro.

Assim, acompanha-se o calmo Rio Iapó, chega-se ao Canion do Guartelá, considerado o maior do Brasil. Não tão profundo como o do Taimbézinho ou Fortaleza, no Rio Grande do Sul mas o mais extenso, com 30 km de comprimento. Esta atração situa-se dentro do Parque Estadual do Guartelá, cuja estrutura abriga ainda um rico ecossistema com várias outras atrações naturais como cachoeiras, formações rochosas e inscrições rupestres.

O acesso a essas atrações se dá, principalmente, por duas trilhas a pé. A principal tem por volta de 5 km de ida e volta e visita piscinas naturais do Arroio Pedregulho, os chamados panelões. Ou seja, buracos de pedra onde se pode entrar, como uma banheira natural.

Além disso, lá encontra-se os principais mirantes com vista ao cânion de maneira mais ampla. A segunda opção é pela Trilha das Pinturas Rupestres, que tem cerca de 7.5 km de ida e volta, uma extensão da trilha principal.

Paraná e a natureza dos Campos Gerais

Pode-se dizer que Tibagi é a capital paranaense da eco aventura. Isso porque região é rica em trilhas e cachoeiras, como a Ponte de Pedra, o Salto Puxa Nervos (banhos e Cascading de 45m) e a Cachoeira Santa Rosa,(banhos e Cascading com 60m) todos dignos de visitação.

Além disso, é onde encontra-se a Fenda do Nick, um corredor de pedra formado a milhões de anos com cerca de 1 km de extensão. Além disso, possui atrações como rafting nos rios Tibagi e Iapó e diversos locais para Rapel.

A cidade em sí, no entanto, é simples, tendo como ponto turístico um pequeno centro histórico e alguns museus, como o Museu do Colono e o Museu histórico. E, para a hospedagem, há ainda diversas opções como pousadas, hotéis-fazenda e campings.

Você está preparado para por o “pé na estrada” e curtir as trilhas e a natureza do Paraná com sua Amarok?

Venham com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-