Descubra 6 curiosidades sobre a Patagônia

curiosidades sobre a patagônia
4 minutos para ler

Embora não possua fronteiras exatamente delimitadas, a Patagônia localiza-se na extensão sul da Argentina e do Chile. A região se encontra entre dois oceanos: Pacífico e Atlântico. Isso revela seus extremismos meridionais, indo do sul das Cordilheiras dos Andes até os vales do Atlântico. São muitas as curiosidades sobre a Patagônia!

Lugar de visuais inimagináveis. Em outras palavras, é preciso ver com os próprios olhos para crer. Para isso, você pode ir de carro, navio, avião ou ônibus. De carro há diversas expedições que partem do Brasil. Outra opção é alugar um carro em Buenos Aires ou mesmo pegar um voo direto para o Ushuaia.

Ficou interessado? Acompanhe 6 curiosidades que reunimos para você  sobre a Patagônia!

1. A origem do nome

A origem do nome da Patagônia tem raízes nas palavras do navegador português Fernão de Magalhães. A princípio, ele teria usado a palavra patagão, ou gigante (contraído em espanhol para patagón), ao tentar descrever fisicamente os nativos da região que, segundo suas descrições, tinham a estatura média de 2 metros de altura.

Posteriormente esse fato representou um mito da região. Mais tarde seria esclarecido que a descrição mais próxima seria a dos povos tehuelches, que segundo estudos tinha na verdade a média de 1,80 m.

2. A densidade demográfica do local

curiosidades sobre a patagônia

Mais uma das curiosidades sobre da Patagônia: a densidade da região é de apenas 2,5 habitantes por quilometro quadrado. Um grande representativo de um lugar ermo devido às suas condições climáticas extremas e larga extensão.

Se compararmos, por exemplo, com a densidade da capital São Paulo que apresenta 7.387,69 habitantes por metro quadrado, vemos como o número é gritante.

3. Os parques

Lugar de paisagens únicas, entre montanhas, lagos, geleiras e pradarias, você pode visitar o parque na parte chilena Torres del Paine. Muito procurado por ecoturistas, aventureiros e aficionados por expedições. Uma das atividades mais procuradas no parque é a prática de alpinismo. O monte Fitzroy é considerado um do mais perigosos destinos deste tipo de prática do turismo de aventura

Além disso, no lado argentino da Patagônia, os viajantes podem comparecer ao Parque Nacional Los Glaciares onde é possível caminhar sobre as geleiras com o acompanhamento de um guia especializado.

4. As vinícolas

Terras do bom vinho, Chile e Argentina se unem para apresentar o que há de melhor na cultura enóloga. Beneficiados pelo clima, a região apresenta boas opções para que os visitantes acompanhem o processo de criação e degustem do fermentado. Algumas vinícolas, conhecidas como bodegas mais conhecidas na Patagônia são:

  • Família Shroeder em Neuquén;
  • Humberto Canale em Rio Negro;
  • del Fin del Mundo.

No entanto, não deixe de pesquisar sobre as bodegas próximas de onde você irá estar. São inúmeras!

5. A rota dos 7 lagos

curiosidades sobre a patagônia

Os 7 lagos que dão nome à rota são: Machónico, Villarino, Escondido, Flakner, Espejo Grande, Correntoso e Lácar. Mas na verdade, durante o trajeto, 11 podem ser vistos, já que também inclui Hermoso, Espejo Chico, Nahuel Huapi e Traful.

Dado os nomes dessas curiosidades sobre a Patagônia, é importante estabelecer que é possível conhecer todos em único passeio. Uma rota inesquecível. Ao passo que o trecho compreende a Ruta 40 que vai de norte a sul em território argentino. O percurso vai de San Martin de los Andes a Villa la Angostura, na província de Neuquén.

6. A viagem feita de carro

Escolher fazer essa viagem tão inesquecível de carro é uma das melhores experiências que você pode proporcionar a si mesmo ou com a família. Ter a liberdade e encarar os desafios no extremo sul do globo é uma sensação inigualável. Para isso, expedições que contam com profissionais para ajudá-los a realizar essa viagem até a Argentina e Chile, podendo ser de grande utilidade.

Por outro lado, se você não possui tanto tempo para realizar uma viagem de carro, conheça a Patagônia aos poucos. Nossa dica é começar pela região de Bariloche. E ao contrário do que você imagina, o passeio também é ótimo no verão, quando a procura é menor, por ser baixa temporada, mas os visuais continuam incríveis!

A nossa newsletter foi feita para os amantes de viagens e aventuras. Assine e acesse o nosso site para saber mais.

Até a próxima aventura!


Você também pode gostar

2 thoughts on “Descubra 6 curiosidades sobre a Patagônia

Deixe um comentário

-