Piloto automático da Amarok: o que é, como funciona, como acionar e mais

piloto automático da Amarok
6 minutos para ler

Atualmente a tecnologia está cada vez mais presente nos veículos, não só associada a conectividade, mas também a segurança. O piloto automático na Amarok é um dos componentes eletrônicos tecnológicos que proporciona uma condução mais segura e confortável.

Certamente você já ouviu falar sobre o piloto automático nos automóveis. Hoje viemos explicar um pouco sobre o assunto. Assim você poderá entender melhor o piloto automático da Amarok e suas vantagens.

Quer aprender a usar essa tecnologia? Então continue a leitura e descubra.

O que é o piloto automático?

Ao longo da evolução da indústria automotiva, as inovações são cada vez mais constantes e mais acessíveis a nós, consumidores. Autonomia e inteligência são algumas das preocupações dos engenheiros automotivos atualmente.

Assim, diante das mudanças tecnológicas constantes, conseguimos apontar o surgimento do piloto automático nos carros como um grande avanço. Já imaginou não precisar manter o pé no pedal do acelerador e poder se concentrar na estrada?

Criado em 1945 por Ralph Teetor, o piloto automático é um dispositivo eletrônico que permite manter a velocidade constante do veículo sem precisar manter o pé no acelerador.

Da mesma forma, conhecido como cruise control, e em português, controlador da velocidade de cruzeiro. É um recurso muito bacana e que oferece diversos benefícios.

Você já deve ter encarado uma viagem por estradas dominadas por retas e ficou cansado de manter o pé no acelerador o tempo todo, não? Ou então, já se distraiu e ultrapassou a velocidade, sendo multado?

Pois é, o piloto automático veio para te auxiliar a não ter mais estes problemas. A velocidade escolhida continuará até que você mude ou desative a função.

Caso seja necessário reduzir a velocidade, o piloto automático será responsável por retomar a velocidade escolhida, seguindo assim a viagem com toda a segurança.

Como ativar o piloto automático?

Para ativá-lo é simples. Basta manter o pé no acelerador até atingir a velocidade desejada e acionar o piloto automático de forma manual. Através de um botão ou alavanca.

É muito importante consultar o manual do proprietário e verificar a maneira correta de acionamento em seu veículo, pois variam.

Piloto automático da Amarok

Você deve estar se perguntando: a Amarok possui piloto automático?

A resposta é: sim! Porém pode variar de acordo com as versões.

No entanto, se você procurar no manual da pick-up irá se deparar com um outro nome atribuído a essa função na Amarok: Sistema regulador de velocidade (GRA). Mas fique tranquilo! Trata-se apenas uma questão de nomenclatura.

O piloto automático da Amarok funciona mantendo a velocidade de maneira programada. Ou seja, você programa a velocidade que deseja e o GRA a memoriza.

Por exemplo, em uma estrada, a Amarok manterá a velocidade programada. Se for necessário acelerar, esse dispositivo irá fazer de forma autônoma, sem que você precise pisar no pedal do acelerador. Proporcionando assim conforto, tranquilidade e uma condução mais segura.

Como acionar o piloto automático da Amarok

Para acionar o piloto automático na Amarok V6 é simples. Na lateral esquerda do volante, na alavanca dos indicadores de direção e do farol alto, há uma alavanca específica com botões e um interruptor de comando do sistema:

territorio amarok youtube

Para acioná-lo é bem simples:

  1. Ligue o GRA colocando o interruptor (2) na posição ON
  2. Para iniciar a regulagem, atinja a velocidade desejada e pressione o botão SET (3) para configurá-la
  3. Uma luz se acenderá no painel indicando que o sistema está ativo:

Também é possível acelerar (1) ou reduzir a velocidade (3) através dos comandos do piloto automático da Amarok.

No entanto, em alguns modelos de Amarok, o acionamento do piloto automático pode ser no lado esquerdo do volante:

Para acioná-lo também é simples:

  1. Ligue o GRA apertando a tecla O/I
  2. Para iniciar a regulagem, atinja a velocidade desejada e pressione o botão SET para configurá-la
  3. A mesma luz descrita acima se acenderá no painel indicando que o sistema está ativo
  4. Para acelerar basta pressionar + ou reduzir a velocidade no volante.

Como desligar o piloto automático da Amarok

Agora se você não deseja mais usar a função, para desligá-la temporariamente é simples: basta colocar o interruptor (2) na posição CANCEL ou pisar no pedal do freio. No entanto, se deseja desligar o sistema por completo, é só colocar o interruptor (2) na posição OFF.

Já se o comando é no volante. Para desligar temporariamente é só pressione o botão CNL ou pisar no freio. Mas para desligar completamente, basta apertar o botão O/I.

Simples, não?

Porém, se você não está acostumado com o sistema, fique atento! Apenas acione o dispositivo quando não tiver carros a frente. Vale lembrar que o uso do piloto automático não é indicado em pistas sinuosas ou estradas escorregadias.

Quais as vantagens do piloto automático?

O piloto automático oferece diversos benefícios. Tais como:

Conforto

Comodidade ao motorista, principalmente em longas viagens, podendo ser até mesmo um benefício a saúde, já que, movimentos contínuos são evitados.

Evitar multas de trânsito

Com o piloto automático acionado, o veículo se deslocará em velocidade constante. Evitando assim desagradáveis multas de trânsito por excesso de velocidade. 

Economia de combustível

Esse tema é bem controverso. Há estudos americanos que apontam uma redução de até 10% de consumo em estradas, porém há quem conteste. Então, recomendamos testar o seu veículo e avaliar o consumo.

Condução dinâmica

Você pode reduzir ou acelerar a qualquer momento e quantas vezes quiser, sem precisar usar o acelerador e o freio ou desligar o controle. Bastar usar os botões específicos aumentar ou reduzir a velocidade.

Outros meios de transporte

O piloto automático não é um componente exclusivo dos carros. Igualmente está presente em motos, aviões, barcos e diversos outros meios de transporte.

Em suma, a principal função do piloto automático é tornar a condução mais agradável, mantendo sempre o condutor e os passageiros em segurança, não ultrapassando a velocidade da via. Por fim, na prática, você não precisa usar o pedal do acelerador.

Gostou do conteúdo?

Então não esquece de deixar seu comentário e nos acompanhar no Instagram.

Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-