Pneu 4×4: entenda as diferenças entre pneus para on road e off road

pneu 4×4
4 minutos para ler

O pneu é um dos itens de segurança do carro. No caso de um pneu 4×4 ele ainda é essencial para garantir o rendimento, estabilização e tração adequada nas trilhas.

Uma comparação muito apropriada é do pneu com sapatos. Da mesma forma que você não consegue ter um bom rendimento numa corrida com um sapato social, você não fica elegante em uma festa com um tênis de corrida. O pneu 4×4 é a mesma coisa.

Neste texto você vai entender quais as diferenças entre os tipos de pneu e em qual situação eles são mais indicados. Se você tem dúvidas de qual pneu comprar para seu off road, não pode deixar de ler este texto.

Pneus on road

Eles também são chamados de pneus H/T Highway Terrain. Eles são desenvolvidos para quem roda principalmente no asfalto. Ele possui sulcos menores, aumentando a área de contato com o solo e trazendo maior aderência. Além disso, é bastante útil na chuva, pois facilita o escoamento da água, evitando aquaplanagem.

Esse é o tipo de pneu mais vendido, pois é o mais indicado para carros de passeio. Uma curiosidade é que os carros 4×4 também costumam sair de fábrica com esses pneus. Segundo pesquisas realizadas pelas montadoras, a maioria dos carros off road nunca encaram trilhas, por isso a justificativa de colocar pneus próprios para a estrada.

Pneus off road

Os pneus off road são os famosos M/T Mud Terrain. Eles foram desenvolvidos e pensados especialmente para encarar lama, estradas irregulares e terrenos pedregosos. Para quem ama fazer trilhas e se aventurar por lugares quase inexplorados, é o pneu ideal.

territorio amarok youtube

Eles são mais robustos e pesados, com sulcos largos e maior banda de rodagem. A calibragem correta deve ser feita de acordo com o terreno a ser explorado, para garantir a eficiência e performance. As características deste pneu foram pensadas para dar aderência ao enfrentar terrenos irregulares e lama, trazendo segurança e conforto ao motorista e passageiros.

Por ser mais robusto, não são indicados para andar na cidade ou em asfalto. Ele aumenta o gasto de combustível e se desgasta mais rápido, aumentando o custo de manutenção. Além disso, ele pode superaquecer e causar barulhos na cabine, o que o torna uma opção inapropriada para quem não vai encarar trilhas e expedições.

pneu 4x4

Pneus misto

Ele é conhecido como A/T All Terrain. É um pneu pensado em quem encara trilhas off road e também roda no asfalto. Ele mistura características dos dois tipos de pneus, apresentando sulcos mais largos que o H/T, mas menores que o M/T. Com isso, ele suporta terrenos irregulares e ainda tem boa performance no asfalto.

Apesar de ser feito para trafegar pelos dois tipos de terreno, não traz a mesma segurança e conforto para trilhas mais pesadas que um pneu M/T. Por isso, se você costuma se aventurar em terrenos mais lamacentos e muito irregular, o pneu misto não é uma boa opção.

Agora você já conhece quais os tipos de pneus e suas principais indicações. Se você está começando a se aventurar pelo mundo off road, o pneu misto é uma boa opção. Lembre-se que independente da sua escolha, a manutenção e cuidados com o pneu 4×4 deve estar sempre em dia para assegurar um bom desempenho.

Achou útil essas informações? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Assim, seus amigos vão ficar por dentro das diferenças e indicações de cada tipo de pneu.

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-