Qual a diferença entre rally e expedição? Aprenda já!

diferença entre rally e expedição
4 minutos para ler

Quem gosta de dirigir por estradas de terra, que propiciam um maior contato com a natureza e fugir da rotina do dia-a-dia, certamente já pensou em embarcar por uma jornada a bordo de seu carro. Mas antes disso, é preciso planejar qual a melhor opção de acordo com o estilo e possibilidades de cada um, razão pela qual é importante saber a diferença entre rally e expedição.

Escolher a melhor modalidade é o primeiro passo para uma grande aventura, sendo que cada uma tem os seus próprios atrativos e encantos. Seja para alimentar o espírito competitivo ou contemplativo, saiba quais são as necessidades e peculiaridades de cada uma delas neste texto. Boa leitura!

O que é um rally?

diferença entre rally e expedição

O rally é antes de qualquer coisa um esporte, no qual os competidores são avaliados pela velocidade ou pela regularidade ao realizar os trajetos propostos na competição em um determinado período de tempo.

Além das duas modalidades mencionadas, é possível citar ainda o cross country, que se assemelha ao rally de velocidade com obstáculos, na maioria das vezes, naturais e conta com veículos variados, a exemplo de caminhões, pickups e motocicletas.

Como todo esporte, o rally também tem suas particularidades. Um veículo de “fábrica”, por exemplo, muitas vezes, não está preparado para oferecer o desempenho necessário na competição, sendo preciso adaptações que podem ir desde a troca dos pneus até melhorias no motor ou mesmo construção de um veículo específico para competição.

A preparação do veículo é algo importante e está associada a categoria da competição (colocar link sobre o outro texto de rally). Dependendo da categoria do rally, são gastos meses para a construção ou aperfeiçoamento do veículo de competição.

As modificações são feitas para proporcionar maior velocidade, reforços na estrutura do veículo e aumento na segurança para os condutores. Colisões e capotamentos não são raros em rallys certos rallies dada a alta velocidade e as irregularidades encontradas nos percursos. Sendo indispensável assegurar que a cabine poderá resistir sem colocar a vida do piloto e do navegador em risco em caso de acidente.

No Brasil as principais competições são o Rally dos Sertões e o Rally Internacional de Erechim. O Campeonato Mundial é o WRC (World Rally Championship) que é organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e é disputado em diversos países, tipos de piso e cenários. Ao final das etapas, uma equipe e um fabricante são declarados vencedores.

O que é uma expedição?

diferença entre rally e expedição

Uma expedição não tem uma duração média, e pode se estender por anos. Nela é possível cruzar um país ou, até mesmo, continentes para aqueles que não estão preocupados com a data para voltar.

Em relação ao carro, a flexibilidade também é maior. Os ajustes a serem feitos privilegiam principalmente o conforto para uma longa temporada na estrada, o que significa transformar o carro em algo próximo a uma casa. Como é um passeio ideal para ser feito em família, tal adaptação é bastante relevante.

Assim, no planejamento da sua expedição alguns cuidados precisam ser tomados, a exemplo de escolher um modelo cujas peças serão encontradas com facilidade em qualquer lugar do trajeto. A possibilidade de encontrar oficinas que possam oferecer um bom serviço de manutenção para o seu veículo também deve ser considerada.

Além disso, contar com um carro econômico também deve ser uma prioridade, por ser um dos principais custos em uma expedição e pelas variações nos preços de um país para outro, o que pode impactar o orçamento da viagem.

Considere ainda a experiência de viajar em grupo, para garantir maior apoio e segurança durante a jornada.

Logo, a diferença entre rally e expedição ficou clara, não é mesmo?!

Qual a melhor escolha?

diferença entre rally e expedição

Tal pergunta apenas você pode responder, de acordo com seus gostos, preferências e bolso. Ambas as modalidades têm seus atrativos, dificuldades e benefícios, e podem gerar grande satisfação a quem optar por qualquer uma delas. Ou faça ainda melhor e eleja as duas, já que uma não exclui a outra.

Não importa a diferença entre rally e expedição: por esporte ou por lazer, viver fortes emoções em um carro é sempre uma boa pedida!

Gostou da leitura? Nosso artigo foi interessante para você? Então, confira nossas dicas em nosso Instagram e se planeje suas próximas aventuras.

Até logo!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-