O “Zequinha”: saiba sua importância no off road

zequinha off road
4 minutos para ler

Zequinha é o apelido carinhoso dado a um importante membro da tripulação off road, além do piloto e do navegador.

A tarefa desse membro é estar sempre pronto para sair com o pé na lama, ajudando a empurrar o carro, abrir e fechar porteiras, entre outras coisas. Se, por um lado, essa incumbência pode parecer não muito importante, na verdade, é essencial.

Antes de mais nada, o Zequinha se beneficia com um aprendizado único, que os demais membros da tripulação podem não obter. Podemos dizer que muitos dos pilotos off road poderiam ser muito melhores caso tivessem sido Zequinha em algum momento de suas carreiras.

Isso porque são eles que devem examinar a situação externa do carro com uma visão panorâmica do problema. Enquanto isso, o piloto é obrigado a entender o acontecimento através tão somente da restrita janela de seu para-brisas.

Além disso, observa-se que alguns “pilotos” de off road relutam em sair do carro para uma análise do problema antes tomar alguma atitude para enfrentá-lo. A reação mais comum é fazer com que o veículo 4×4 saia de qualquer jeito. Podem, por exemplo, insistir no acelerador e, muitas vezes, piorar a situação.

Essa é a hora que o Zequinha ganha a importância que merece.

A quem se aplica essa tarefa?

Muitas vezes, este papel se cabe a um amigo ou familiar. Deve ser alguém disposto e prestativo. Até porque, em sua maioria, estão nessa aventura para garantir o conforto da tripulação ante qualquer problema.

Com toda a segurança, devem recomendar ao piloto que pare de acelerar em excesso e espere para que ele veja o que aconteceu.

itens básicos off road

 O lema dos Zequinha deve ser este:

“Mais vale perder alguns minutos no passeio do que o passeio em alguns minutos” Essa é uma mensagem que nem todos os “pilotos” entendem.

Além disso, devem estar prontos para sujar as botas, se enfiar na água ou deitar no chão embaixo do carro para tentar resolver algum problema. Por isso, é possível que você nunca veja um bom Zequinha com roupas alinhadas e limpas.

Quais os conhecimentos necessários?

É importante que este membro conheça bem o carro onde andam. Principalmente, o local do estepe, as ferramentas para a troca, extintor e triangulo de segurança.

Deve, também, estudar guinchos, patescas, cintas e anilhas de resgate. E, ainda, se possível, levar bolsa térmica com algo para comer e beber, item este no qual quase sempre é esquecido.

Zequinhas com mais experiência entendem de mecânica, tem um bom jogo de ferramentas, um par de rádios com baterias sempre carregadas e, principalmente, utensílios e prática de churrasqueiro. Estes últimos são os mais procurados.

Além disso, é importante que entendam a linguagem de sinais de estrada, tão na moda atualmente, e serem bons administradores de caos.

Valorize o Zequinha. A vítima pode ser você!

Brincadeiras à parte, posso afirmar que os Zequinhas, dentro do off road são os que mais aprendem e ensinam.

São os guias de segurança quando sinalizam a operação sob pontes perigosas ou lamaçal, quando guiam o motorista em uma trilha estreita ou à beira de um precipício. São, também, os mais fiéis e os que mais torcem e vibram quando você vence com sucesso um obstáculo 4×4.

Quem tem um Zequinha de confiança sabe que a sua experiência e amizade não o deixará nunca na mão.

Zequinhas, amigos, e família, não há espaço melhor no banco para eles do que a Amarok. Em viagens ou mesmo no transito, nas trilhas off road ,o conforto é sempre importante. Quem tem uma Amarok pode confirmar e quem ainda não tem, deve conhecer. Principalmente, se for candidato a Zequinha na próxima aventura.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-