Conversa de Estrada: Parte 2

sinais de estrada
4 minutos para ler

Você já ouviu falar dos sinais de estrada? Entenda quais são os mais usados pelos motoristas. Desfrute de uma viagem mais segura.

A linguagem usada por caminhoneiros, motoristas de ônibus e outros condutores, podem significar muito mais do que se imagina. Principalmente, quando se dirige em uma rodovia. Usada para cumprimentar, alertar sobre acidentes, problemas no caminho e possíveis perigos. Estes sinais ajudam a construir a linguagem das estradas.

Quer entender o que significa cada um dos sinais usados por caminhoneiros nas estradas? Então continue a leitura.

Confira também a parte um deste artigo para saber mais.

Usando farol e buzina

Piscar faróis: Usado para avisar aos motoristas que trafegam no sentido contrário que existe alguma dificuldade pela frente. Dessa forma, é possível reduzir a velocidade e ficar atento a possíveis imprevistos.

Piscar faróis com insistência: Usado, principalmente, para avisar ao motorista a frente que o seu veículo está com algum tipo de problema.

Piscar faróis e buzinar: Buzinar e insistir na piscada de luz é um pedido para que o carro da frente facilite a passagem. Deve ser usada em casos de emergência ou se o veículo de trás estiver com problemas. Por exemplo, se houver falha mecânica, problemas no freio ou transportando um ferido ou doente.

Carro à frente ou em sentido transversal pisca o farol alto brevemente uma vez: Indica que o motorista está cedendo a passagem.

Piscar três vezes o farol com a mão para baixo e dedos abertos: Se o motorista apontar quatro dedos virados para baixo, significa que há animais na pista. Enquanto dois dedos, significa pedestre.

Duas buzinadas: Dois toques rápidos e curtos significam agradecimento ou cumprimento.

sinais de estrada

Usando setas e pisca alerta

Seta direita ligada: Em via de mão dupla, quando ligada a seta para direita sem intensão de virar ou sair da pista, indica que é seguro para o veículo de trás realizar uma ultrapassagem. Assim, significa que não há nenhum veículo vindo no sentido oposto.

Seta esquerda ligada: Em uma mesma situação, quando acionada a seta para esquerda sem intensão de ultrapassagem ou de fazer uma conversão para este lado, indica que não é seguro ultrapassar. Assim, significa que pode estar vindo outro motorista vindo no sentido contrário.

Ligar seta para direita e esquerda alternadamente repetidas vezes: Usado para indicar que há veículo pesado vindo no sentido contrário. O objetivo deste sinal é a alertar para evitar colisões em pistas estreitas ou secundárias.

Pisca alerta: Há quem use o pisca-alerta em situações chuva ou neblina. Isso não é aconselhável, pois você perde a função das setas, e deixa de sinalizar suas mudanças de direção. Por isso, o pisca-alerta deve ser usado somente com o carro imobilizado ou em casos de parada/frenagem emergencial.

Além da sinalização estática, os sinais de estrada usados pelos caminhoneiros são também de grande importância para a segurança das estradas.

sinais de estrada

Outros sinais de estrada importantes

Apontar com o dedo indicador para baixo: Utilizar este sinal para indicar que há buraco, galho de árvore. Ou, qualquer outro objeto na pista que possa atrapalhar ou oferecer algum tipo de risco.

Fechar a mão começando pelo dedo mindinho até o polegar: É um sinal para alertar sobre riscos de roubos de veículos ou cargas na região.

Movimentar o braço como um pêndulo com a mão esticada para fora da janela: Esse sinal indica que a pista está fechada por uma barreira, desmoronamento ou, até mesmo, um acidente. Assim, dependendo da gravidade do fato, essa comunicação pode vir acompanhada de faróis e luzes insistentes. Além disso, quando o motorista movimenta o braço no sentido horizontal, paralelamente ao painel, isso indica obstrução na pista à frente.

Motorista à frente com o braço para fora do carro com a mão aberta em posição baixa: Alerta para reduzir a velocidade devido a algum problema adiante.

Luzes de freio piscando: Indica que o motorista que vem atrás deve reduzir a velocidade. Pode ser por conta de congestionamento do tráfego ou por outro qualquer motivo. Quando for sinalizar dessa forma, pressione levemente o pedal do freio somente para que as luzes de freio se acendam, sem frear realmente o veículo.

sinais de estrada

Pronto para viajar? Aproveite toda a tecnologia e segurança da Amarok para conhecer os locais mais lindos do Brasil. Cuidando sempre do seu bem estar e do de todos a bordo.

Respeite e aprenda as indicações dos verdadeiros profissionais do asfalto e boa viagem!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-