Sistema de frenagem pós-colisão: o que é e para que serve?

sistema de frenagem pós colisão
3 minutos para ler

Hoje viemos contar para vocês um pouco mais sobre Sistema de Frenagem Pós-Colisão, do inglês Post Collision Brake. Dentre as muitas tecnologias que os veículos oferecem, esta é uma tecnologia muito importante e que garante ainda mais a segurança do veículo e seus ocupantes.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre este sistema!

Itens de segurança nos veículos

Quais os itens de segurança que você conhece no veículo?

Dentre os itens de segurança que todos nós conhecemos temos o cinto de segurança, que é um dos mais antigos. Nos veículos mais antigos podem não haver os outros itens que estamos acostumados hoje em dia, porém o cinto já estava lá.

Nesta lista temos também o sistema de air bags que são de imensa ajuda na hora de minimizar o impacto durante ao acidente. Quando ele passou a existir, os números de feridos graves em acidentes reduziram drasticamente, tanto que acabaram se tornando um item obrigatório de fábrica e não mais um opcional do veículo.

Nesta lista também temos o sistema de freio com a tecnologia ABS que também já se tornou obrigatório nos veículos que saem da fábrica, devido a sua comprovada eficácia em emergências. Existe também o sistema de controle de estabilidade, provavelmente o sistema que mais salva vidas, pois atua evitando que o motorista perca o controle do veículo em situações extremas.

Podemos até esquecer por algum momento que estes itens existem, mas usamos eles diariamente e eles nos ajudam a manter a nossa segurança e daqueles que amamos.

territorio amarok youtube

Afinal o que é o Sistema de Frenagem Pós-Colisão e para que serve?

sistema de frenagem pós colisão

O Sistema de Frenagem Pós-Colisão que é um sistema de frenagem automática. Ele aciona os freios automaticamente após detectar o primeiro impacto, evitando colisões secundárias, em outras palavras, evita que o veículo se envolva em novas batidas após a primeira colisão.

Imagine que você chuta uma bola contra uma parede, em seguida ela bate no chão e volta para uma vidraça que acaba se quebrando. Logo, não foi a primeira batida da bola que causou o estrago e sim as seguintes. É exatamente esta a ideia do sistema de frenagem pós-colisão.

Muitas vezes a primeira colisão não é a que causa o acidente mais grave e sim o que acontece em sequência. A responsabilidade do Post Collision Brake é acionar o freio após a primeira colisão, evitando assim danos ao redor, seja em outros veículos, pedestres, etc. 

Ou seja, o condutor ao se deparar com um acidente realiza a frenagem de emergência, em seguida, se por algum motivo, não conseguir evitar uma batida o sistema entrará em ação garantindo assim maior segurança e evitando maiores danos.

Em suma, mais uma vez o avanço da tecnologia trouxe mais um item de segurança para auxiliar o condutor em situações críticas.

A notícia boa é que atualmente, com exclusividade na categoria, todas as versões da Amarok contam com esse recurso de série.

Gostou? Então confira mais dicas sobre a Amarok e seus sistemas em nosso canal no YouTube.

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-