Tecnologia nas pickups: conheça as principais!

4 minutos para ler

Assim como nos demais veículos, a tecnologia nas pickups vem evoluindo bastante, principalmente no que diz respeito a desempenho e segurança, tanto em terrenos off road quanto em estradas e ruas. Mas quais são elas e como ajudam a evitar acidentes?

Ao longo deste texto vamos trazer algumas das principais tecnologias nas pickups, mostrar o porquê de elas serem importantes e como identificar carros que contam com elas!

Por que a tecnologia nas pickups é tão importante?

Pickups são carros grandes, potentes e, até um tempo atrás, pouco vistos em ambiente urbano. Contudo, com o uso da tecnologia, esses veículos passaram a ser cada vez mais seguros e a condução em qualquer ambiente tornou-se uma realidade, até mesmo para os motoristas menos experientes em 4×4.

A tecnologia permite que uma pickup se comporte como um sedã grande, facilitando a condução e, principalmente, aumentando a segurança no trânsito. Por isso, é fundamental que essas ferramentas sejam usadas e, sempre que possível, escolher um veículo que venha bem equipado.

Quais são as principais?

Bom, agora que já sabemos o porquê da tecnologia nas pickups ser importante, vamos conhecer algumas das principais e que tornaram esses veículos uns dos preferidos das famílias? Então, continue com a gente e fique por dentro do que há de mais moderno!

Controle eletrônico de estabilidade ESC

Assim como o Controle Automático de Descida (HDC), o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) tem a função de auxiliar o motorista e evitar acidentes. Esse sistema monitora as rodas individualmente por meio de sensores e, atuando sobre os freios, evita derrapagens e a perda da direção, principalmente em curvas ou desvios de obstáculos.

ABS Off Road

tecnologia pickups

Outra tecnologia que ajuda bastante na redução de acidentes é o ABS, mas, no caso dos veículos 4×4, a sua atuação é um pouco diferente. Esse sistema permite que as rodas travem por alguns instantes e, somente após isso, ele atua. Dessa forma, a frenagem é mais eficiente em terrenos lamacentos, uma vez que o material do solo ajuda a parar o carro.

territorio amarok youtube

Tração integral

Embora já seja uma velha conhecida, a tração integral também ficou mais moderna e traz alguns recursos interessantes. Ainda que todas as rodas sempre recebam o torque do motor, nos automóveis mais modernos, um diferencial central controla a distribuição da força entre elas, melhorando a condução.

Frenagem de emergência após colisão

Ainda que o sistema de frenagem de emergência não evite um acidente, ele pode atenuar os problemas causados. Depois de um impacto é comum o veículo percorrer alguns metros antes de parar, o que pode piorar a situação. Porém, em veículos equipados com essa tecnologia, o freio é acionado automaticamente assim que a batida é detectada.

Assistente de partida em subida

tecnologia pickups

O assistente de HSA (Hill Start Assist ou Assistente de Partida em Subida) permite que o motorista possa tirar o pé o freio e levá-lo ao acelerador com cautela. O veículo fica freado por segundos, tempo necessário para sair com segurança e evitar colisões traseiras.

Como identificar quais pickups tem essa tecnologia?

Assim como nos demais veículos, o painel do veículo traz muitos detalhes sobre quais tecnologias a pickup tem. O desenho de um carro derrapando, por exemplo, indica a presença do ESC. Também é comum a presença de adesivos que informem as principais características do automóvel. Na dúvida, sempre consulte o site da montadora, concessionárias ou o manual.

A tecnologia nas pickups avançou bastante e tende a melhorar ainda mais. É por isso que esses veículos vêm caindo no gosto de muitas famílias, afinal, além de seguros e confiáveis, eles são muito versáteis e podem rodar em praticamente qualquer tipo de terreno, sendo ideais para os grandes aventureiros.

A Volkswagen Amarok V6 possuí todas as tecnologias citadas dentre outras, vale a pena fazer um test drive!

Gostou de conhecer as principais tecnologias nas pickups? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe esse conhecimento!

Até logo!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-