O que é turismo de aventura? Confira aqui!

turismo de aventura
4 minutos para ler

Quando você pensa em aventura já sente o coração disparar e a adrenalina correr e mal pode esperar pela próxima diversão? Os aventureiros de plantão estão sempre em busca de mais um destino desafiador. Para isso, nada melhor que aproveitar o turismo de aventura para programar suas viagens!

Mas você sabe mesmo o que é essa modalidade do turismo? Preparamos este artigo para esclarecer suas dúvidas e ainda trazer dicas de lugares para conhecer. Continue conosco e torne-se um expert no turismo de aventura!

Turismo de aventura: entenda o que é

Muita gente associa o turismo de aventura a uma prática perigosa, com riscos de morte e insegurança. Porém, isso é um tabu que muitos esportes radicais e muitas atividades off road e outdoor ainda enfrentam.

Contudo, o turismo de aventura é segmento que promove atividades e esportes ao ar livre, que envolve emoções, descarga de adrenalina e riscos controlados. As atividades exigem o uso de técnicas e equipamentos específicos para garantir a segurança do praticante e de terceiros, além de evitar danos ao patrimônio ambiental e sociocultural.

Isso significa que as atividades envolvem um certo risco e podem ser perigosas, mas elas devem ser praticadas de forma consciente, respeitando as regras e as autoridades e, sempre que possível, acompanhado de guia ou de equipe profissional responsável. Dessa forma, todo e qualquer risco é minimizado.

Conheça os tipos mais procurados

Entre todas as possibilidades, algumas atividades são mais procuradas e praticadas. Vamos conferir algumas delas.

Trekking

O trekking é um dos esportes outdoor mais democráticos, pois não exige muitos equipamentos. Com um bom par de tênis e roupas apropriadas você pode encarar uma trilha e aproveitar a natureza. Existem diversos níveis de dificuldade, desde os mais fáceis aos mais desafiadores. A trilha pode durar algumas horas ou, até mesmo, dias.

Ecoturismo

O ecoturismo pode parecer uma sinônimo de turismo de aventura, mas eles apresentam algumas diferenças. Ele envolve todas as atividades feitas de forma responsável e sustentável na natureza. Arvorismo, tirolesa, cavalgadas, flutuação, observação da fauna e flora, entre muitas outras atividades.

Expedições

Os amantes da direção e, principalmente 4×4, não ficam de fora do turismo de aventura. As expedições e rotas 4×4 são uma excelente maneira de ter contato com a natureza, a adrenalina e a emoção. Assim como no trekking, existem diferentes níveis de dificuldades, que contemplam desde os motoristas iniciantes ao mais experts.

Saiba para onde ir

turismo de aventura

O Brasil é o paraíso do turismo de aventura. De norte a sul, leste a oeste você encontra diversas opções de roteiros e atividades. Algumas cidades são referência para algumas modalidades. Brotas, por exemplo, é considerada a capital da aventura, principalmente no que diz respeito a rotas 4×4. Algumas pousadas na cidade oferecem, até mesmo, rotas exclusivas para seus hóspedes.

Bonito, Serra do Cipó, Cambará do Sul, Jericoacoara, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros e Amazônia são outros exemplos de locais famosos pelo turismo de aventura. Cada um deles é famoso por uma atividade, mas eles dispõem de diversas opções. Por isso, ao escolher seu destino, não se sinta preso. Ainda é possível combinar a adrenalina com o charme de passeios históricos e boa gastronomia.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o turismo de aventura? Que tal curtir o ar livre na sua próxima viagem? Procure um destino que seja a sua cara, pode ser em pousadas boutiques ou uma experiência pé no chão. Quem manda no roteiro é você, e o mais importante é buscar o contato com a natureza!

Se você quer conhecer mais sobre esse tipo de turismo e possíveis destinos, saiba o que fazer em Brotas e se inspire para a próxima oportunidade!

Quer ver por onde já passamos? Confira nossos vídeos lá no YouTube!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-