4 cânions no Brasil que vale muito a pena conhecer

cânions no brasil
4 minutos para ler

Quando pensamos em cânions famosos, um dos primeiros que vem a mente é o Grand Canyon, nos Estados Unidos. Apesar de não serem tão famosos, existem diversos cânions no Brasil que valem uma visita. Eles estão espalhados por todo o país e têm belezas cinematográficas.

Neste texto, vamos apresentar 4 cânions para você se inspirar e conhecer. Anote nossas dicas e comece a planejar sua próxima aventura explorando o Brasil! Vamos começar?

1. Cânion Fortaleza

Situado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), o Cânion Fortaleza ganhou este nome devido aos seus paredões e seu tamanho, que remetem a uma muralha. O verde exuberante da vegetação contrasta com as paredes, formando uma vista de tirar o fôlego. Por exemplo, algumas das cenas da minissérie “A Casa das 7 Mulheres” foram gravadas ali.

A partir da entrada do parque, pegue a trilha do Mirante da Fortaleza. É uma caminhada pesada, com subidas e descidas, mas recompensada pela vista da região. Além disso, você ainda consegue ver a Cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo.

2. Cânion Itaimbezinho

cânions no brasil

Um dos cânions mais famosos da região de Cambará do Sul é o Itaimbezinho. Anteriormente, o local era habitado por índios guaranis, que deram o nome de Itaimbé, que significa pedra cortada. É possível acessá-lo por três trilhas, cada uma com diferentes distâncias. A caminhada é bem sinalizada e por trechos predominantemente planos.

Uma curiosidade sobre o Parque Nacional Aparados da Serra — onde o cânion está localizado — é a região com a maior concentração de cânions da América Latina. Assim, o local também é muito procurado para expedições 4×4, onde você consegue explorar toda a beleza da região e apreciar a culinária.

3. Cânion de Capitólio

O cânion de Capitólio também é conhecido como Cânion de Furnas ou Cânion da Lagoa de Furnas e se localiza em Minas Gerais. Sendo assim, com a construção da usina hidrelétrica de Furnas, as águas represadas entre os paredões formaram esse cânion. É possível fazer passeios de barco e nadar nas águas esverdeadas do cânion.

Toda a região de Capitólio e Serra da Canastra tem rotas 4×4 para explorar cachoeiras, os cânions e a pedreira de quartzo abandonada. Assim, é uma excelente opção de destino que une trilhas off road e contato com a natureza.

4. Cânion do Xingó

Formado pelo rio São Francisco, o cânion Xingó é um dos muitos atrativos de Sergipe. É possível fazer um passeio de barco pelas águas esverdeadas e explorar algumas formações rochosas, como a Gruta do Talhado. O passeio parte da cidade de Canindé, a 200 quilômetros da capital. No entanto, além do cânion, existem rotas de 4×4 na região.

Como você pode ver, existem diversas opções de cânions no Brasil. De norte a sul, leste a oeste. A região sul do país é o local com a maior concentração deles, mas você encontra opções em todas as outras regiões também. Com os quatro que listamos você já pode começar a planejar seu roteiro e explorar o país no seu 4×4!

Enfim, se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir o texto sobre o Rally Mercosul! Quem sabe você não consegue aproveitar sua viagem curtindo em dobro: um cânion e um passeio!

Acompanhe conteúdos diários em nosso Instagram!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-