4 dicas de condução 4×4 para iniciantes

condução 4x4
5 minutos para ler

Se as estradas de terra batida, a poeira, os obstáculos e os perrengues não põem medo em você — pelo contrário, fazem seus olhos brilhar e pedir por mais —, não há dúvida: você é um dos nossos. Mesmo que ainda não tenha vivido uma experiência na condução 4×4, fique tranquilo. Todo mundo teve a sua primeira vez.

Neste artigo, vamos trazer informações sobre os cuidados necessários para quem quer se tornar um aventureiro nas trilhas off road, colocando seu espírito desbravador para rodar pelos caminhos mais desafiadores do país. Tudo isso apenas pelo prazer da jornada e para ter acesso a pedacinhos da natureza que, de outra forma, estariam inacessíveis.

A sujeira, o cansaço e os longos percursos off road não o assustam? Então, siga em frente com a leitura!

1. Calibre os pneus antes de sair

Como todo veículo antes de uma viagem, o seu 4×4 também precisa passar por uma revisão completa antes de sair para uma aventura. No caso de quem faz trilhas off road, os pneus são o principal item a ser observado.

Não basta ter pneus em boas condições, e sim dispor do kit ideal para fazer travessias por areia, lama, pedras e para ultrapassar alguns obstáculos que certamente surgirão pelo caminho. Os pneus lameiros são ideais para a prática do off road, em função da aderência que oferecem na condução 4×4.

Por que não usar os mesmos pneus do asfalto? Porque em estradas comuns o veículo não precisa superar os mesmos obstáculos. Pneus próprios para asfalto derrapam na lama e fazem o veículo atolar com mais facilidade. Tudo bem que você curte aventura, mas não quer que isso aconteça a todo momento, quer?

2. Use a tração 4×4

Quem topa o desafio de fazer uma trilha off road certamente vai se deparar com trechos em que o solo não oferece muita aderência. Pisos molhados e situações em que é necessário passar pela lama são momentos que exigem habilidade do motorista, mas não apenas isso.

Nesse momento, a tração 4×4 faz toda a diferença, garantindo a estabilidade do veículo. Mas é preciso ficar atento à forma de acionamento da tração nas quatro rodas, que é diferente em cada pick-up. Confira!

Tração integral permanente

Nesse caso, o motorista não deve fazer nada, a não ser procurar seguir o caminho com segurança — em marcha lenta, sem pressa. O sistema de tração nas quatro rodas funciona de forma automática, sem a necessidade de uma ação específica por parte do condutor.

territorio amarok youtube

Tração acionada pelo motorista

Já nesse sistema, o condutor precisa apertar um botão ou puxar uma alavanca para acionar a tração nas quatro rodas. Isso deve ser feito antes de atravessar o trecho úmido ou enlameado. Mas atenção: não deixe a tração 4×4 acionada durante todo o trajeto, para não causar desgaste nos componentes e não utilizar combustível em excesso.

3. Aprenda a superar obstáculos

Você já entendeu como deve fazer para superar trechos úmidos. Confira agora algumas dicas para superar outros obstáculos que vão surgir pelo caminho.

Rios

Antes de entrar em um rio ou área alagada, verifique a profundidade e se há pedras ou outros obstáculos submersos. Use um pedaço de pau ou galho de árvore para garantir que o veículo consegue atravessar.

Subidas e descidas

condução 4x4

Trechos de subidas e descidas íngremes são corriqueiros na condução 4×4 em trilhas off road. Use a tração reduzida para subir, garantindo mais força e estabilidade ao veículo. Na descida, esse sistema também é bastante útil, garantindo uma velocidade mais baixa e maior controle do veículo ao condutor. Na falta do sistema de tração reduzida, desça em baixa velocidade.

Pedras e asfalto

Se estiver usando o pneu lameiro e precisar passar por trechos de asfalto ou pedra, tenha cuidados redobrados, pois a aderência a esse tipo de solo é menor. A dica aqui é rodar com uma calibragem baixa, que oferece mais segurança ao motorista nessas condições.

4. Leve kits de primeiros socorros e segurança

Quem pretende sair para uma trilha off road deve estar ciente de que, em certos momentos, vai atravessar territórios distantes das cidades, e, caso precise de ajuda, pode levar algum tempo até conseguir. A dica é contratar um guia que oriente os viajantes ao longo do caminho, especialmente em trilhas que não são bem sinalizadas.

Além disso, é sempre bom levar um kit de primeiros socorros e equipamentos de segurança, para garantir o bem-estar de todos os participantes. Confira alguns itens essenciais para viver a sua aventura:

  • cinta e anilhas para reboque;
  • enxada, pá e picareta;
  • kit de ferramentas básico (com alicate, chave de fenda, martelo etc.);
  • prancha para o caso de atolamento;
  • porcas e parafusos sortidos;
  • extintor de incêndio (os carros mais atuais não são equipados com esse dispositivo);
  • lâmpadas, fusíveis e conectores.
  • Um kit de primeiros socorros, com medicamentos de uso comum, luvas cirúrgicas, curativos, gazes, fita microporosa, antitérmicos, analgésicos, relaxantes musculares, termômetro, repelentes, etc.

Então, curtiu o conteúdo e quer saber mais sobre condução 4×4? Acompanhe as novidades na nossa página no Facebook.

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-