Tração 4×4 reduzida: você sabe quando e como usar?

4 minutos para ler

Quando dirigimos fora da estrada as situações mais inusitadas podem acontecer. Os obstáculos que encontramos podem ser surpreendentes e, em muitos casos, é preciso que você tenha mais do que só habilidade para os superar. Ferramentas como a  tração 4×4 reduzida, podem ser a solução.

Você conhece esta função? Ela está presente em muitos veículos que possuem tração nas quatro rodas, mas alguns usuários não sabem exatamente para que ela serve e como usá-la.  Então, separamos este conteúdo para você entender melhor sobre isso. Assim ficará sabendo o que ela é, qual a sua função e quando deve utilizá-la.

Continue nos acompanhando e tenha mais essa ajuda para se superar pelas trilhas!

Tração 4×4 reduzida

Do inglês 4×4 low, a tração 4×4 reduzida é uma função muito interessante dos veículos 4×4.

Ela é um sistema mecânico que atua na caixa de transferência de alguns veículos com tração 4×4 e tem por objetivo multiplicar a força. Nada mais é que um par de engrenagens que ao ser acionada atua entre a saída do cambio e os eixos cardãs e que multiplica a força que vai para as rodas por valores normalmente entre 1,5 e 2,7.

Seu acionamento pode ser por botões, alavancas ou automático, dependendo do modelo do veículo. Quando ela é ativada a marcha é engatada faz com o carro tenha muito mais torque.

O giro é multiplicado e o motor consegue transmitir muito mais força, porém, o veículo perde bastante capacidade de desenvolver velocidade.

Quando devo usar?

A função 4×4 reduzida só deve ser utilizada em situações em que haja a necessidade de aumentar muito o torque. Aumentar o torque pode forçar o conjunto de motor e câmbio, levando ao desgaste prematuro e até mesmo a quebra.

A reduzida normalmente tem seu uso restrito a situações mais extremas, onde é preciso muita força e baixa velocidade. Por exemplo, como em uma subida íngreme, para rebocar outro veículo, um atoleiro, ou lugares alagados.

territorio amarok youtube

Esses são alguns exemplos de obstáculos que você pode superar com mais facilidade utilizando as marchas reduzidas. Normalmente, selecionar o conjunto reduzido duplicará o torque no seu veículo, o que será uma ajuda importante em situações extremas e tornará sua aventura mais segura.

Como usar?

A ativação da tração 4×4 reduzida pode ser feita automaticamente pelo veículo, como por exemplo na Amarok com câmbio automático que tem no escalonamento de marchas a primeira marcha como reduzida. Ou manualmente, por uma alavanca ou por um botão, no caso da Amarok com câmbio manual, por exemplo.

A informação pode ser encontrada no manual de uso e manutenção do seu veículo, assim como os cuidados para fazer a mudança adequadamente.

Uma boa dica é se antecipar quando a seleção for feita manualmente. Engatar o conjunto reduzido quando o carro já estiver atolado ou preso faz com que a tração seja muito mais exigida, forçando muito as peças e podendo levar à quebra. Por isso, opte por engatar a reduzida antes de iniciar a transposição do obstáculo.

Mas atenção, é muito importante sempre engatar a reduzida com o veículo parado!

A experiência e o respeito às recomendações dos fabricantes são fundamentais para um bom uso da tração 4×4 reduzida. E não se esqueça de desativá-la quando não for mais necessário.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a entender mais sobre esta função, que é muito útil e oferece a possibilidade de vencer desafios impressionantes. Agora é só colocar o conhecimento em prática na sua próxima trilha!

Visite o Instagram e siga a gente por lá! Nele publicamos frequentemente cliques incríveis com temas do universo 4×4, dicas de direção, manutenção e destinos para os amantes do off road.

E se quiser saber mais sobre 4×4, clique aqui e baixe o nosso e-book!

Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-