5 razões para fazer uma expedição off road

expedição off road
6 minutos para ler

Não se pode medir a liberdade — princípio essencial para todo cidadão. Mas, se fizermos um recorte, é possível pensar que para os aventureiros essa conta estaria aliada a alguma forma de realização pessoal. Dito isso, você já pensou na sua primeira ou talvez na sua próxima expedição off road?

As gratificações de pôr em prática uma viagem como essa são imensas. Dos obstáculos que você enfrentará à bordo de seu veículo 4×4 até o próprio reconhecimento. Ainda há o desfrute da companhia de amigos e familiares, além da possibilidade de conhecer pessoas novas pelo caminho. E, certamente, isso não tem preço!

Para te ajudar, separamos neste artigo uma relação de todos os benefícios que você pode aproveitar, junto das pessoas que você gosta, em uma aventura como essa. Por isso, conheça opções de destino, anote as dicas e garanta uma viagem segura para todos. Depois é só cair na estrada!

Razões para planejar uma expedição off road

1. Curta a vida na estrada

Parece óbvio, mas é imprescindível que você curta o momento em que estiver na estrada. Junto ou não de pessoas próximas, o objetivo é apreciar o que a aventura do desbravamento pode te proporcionar, já que essa é a razão principal de tudo isso.

Curtir a estrada significa passar a apreciar esse estilo de vida. Manter a cabeça serena para todo o tipo de obstáculo que poderá ser enfrentado no caminho, bem como se entregar a uma paixão pela comunhão entre a natureza e as relações humanas.

2. Faça novas amizades ou reforce as existentes

expedição off road

Uma coisa não impede a outra. Certo é que uma aventura dessas pode ser uma forma de terapia intensa. No caminho, você se encontrará em uma situação onde várias atividades em grupo serão necessárias, bem como um bom planejamento para superar o que for necessário.

Não faltam companhias interessadas em uma expedição off road. E, se sair um pouco da rotina urbana é extremamente saudável, formar um grupo de expedição é mais ainda. O melhor é que durante o percurso existe a possibilidade de encontrar vários novos amigos com gostos em comum. Lembre-se que o sentimento de união pode ser essencial quando estamos longe de casa, por isso reúna pessoas queridas para se jogar nessa aventura.

3. Sinta a adrenalina

A palavra adrenalina, quando se trata de expedição off road, não é usada apenas no sentido figurado. Em uma jornada como essa, é possível perceber um aumento nítido na produção de adrenalina e endorfina, hormônios ligados às práticas radicais.

A adrenalina é produzida massivamente para o corpo em situações de euforia e acuamento. Assim, permite que o aventureiro melhore seus reflexos e tenha maior capacidade física para superar obstáculos.

Em um trabalho conjunto, o organismo também sente a necessidade de liberar a endorfina, que está ligada à concentração e ao sentimento de prazer, após atividades que exigem grandes esforços. Aproveite o melhor desses dois mundos com o apoio do seu próprio corpo.

4. Produza um novo olhar

expedição off road

A bordo de um 4×4, você certamente verá lugares indescritíveis. O contato com a natureza é inevitável, e proporciona ao desbravador várias oportunidades de apreciar os aromas, a calmaria e a vista de novos lugares. Longe da selva de pedra, o mundo é extenso demais e você não pode perder a chance de viver novas experiências.

5. Trabalhe em equipe, trabalhe em família

Exercite a sua própria capacidade de trabalhar em equipe. Leve a família, busque os filhos na escolha, ofereça carona ao seu cônjuge ou aos amigos de escritório. Uma trilha off road é a oportunidade perfeita para trabalhar um infinidades de habilidades sociais adquiridas anteriormente.

Além disso, você já pensou que é possível que sua jornada ganhe contornos de ajuda humanitária? Para além de pura aventura, viajando pelas estradas  com o seu 4×4, você pode levar mantimentos para pessoas que vivem em áreas ou em situação de risco, por exemplo.

Certamente, em expedições que cortam um país ou um estado, você chegará a lugares com pessoas que necessitam de ajuda. Então, mais que uma jornada por diversão, sua aventura pode melhorar a vida de alguém.

Dicas para evitar perrengue durante a viagem

Antes de cair na estrada é preciso verificar algumas coisas fundamentais. Para te ajudar, separamos algumas dicas do que não pode passar despercebido, confira:

  • checagem básica das condições do seu 4×4 – verifique todos os fluidos: água do limpador de para brisa, óleo, fluido de freios etc; confira se não há nenhum vazamento, observando se há manchas no chão onde o veículo fica estacionado;
  • garanta o bom funcionamento dos pneus, dos amortecedores e das lâmpadas e luzes do carro (painel, luzes de freio, faróis etc);
  • garanta o bom estado do estepe e ferramentas específica para uso, se houver;
  • prepare-se para todo o tipo de adversidade – use um GPS, verifique os pontos de cobertura para seu celular, leve um kit de primeiros socorros, lanterna, caixa de ferramentas, roupas para todo o tipo de clima, etc.

Sugestões de lugares para se aventurar

Agora que você já está empolgado para viajar e anotou todas as dicas para se preparar, confira alguns destinos feitos para esse tipo de expedição!

Atacama

viagem para deserto do atacama

Desbravar um vasto deserto é, com certeza, uma viagem inesquecível. Com belíssimas paisagens e solos de sal, o deserto do Atacama fica ao norte do Chile e é um dos mais conhecidos e áridos do mundo, tento temperaturas entre 0 e 40 graus. Um verdadeiro desbravamento em um dos lugares mais lindos do mundo!

Brotas

A meca das expedições off road, Brotas fica centro do estado de São Paulo. A diversidade de rotas e da prática de esportes radicais, como tirolesa e rafting, fazem da cidade um destino imperdível para os apaixonados por aventura..

Dakar

É pedir muito explorar os mesmos caminhos que o Rally Dakar desbravou por 10 anos? Nós respondemos: não, porque você merece! Passando por paisagens que demonstram belezas quase intocadas, o Dakar atravessou a Argentina, proporcionando um roteiro incrível repleto de experiências gastronômicas e turísticas. É imperdível!

Serra da Mantiqueira

E, que tal visitar uma parte da imponente serra que corta três estados brasileiros? A Serra da Mantiqueira é umas paisagens mais famosas e visitadas do país. No controle do seu 4×4, certamente esse é um dos destinos a ser considerado.

Agora que você sabe mais sobre os lugares para visitar, dicas e razões para fazer a sua expedição off road, está na hora de colocar em prática o seu sonho de liberdade. 

Entre em contato para saber mais, nós trabalhamos pra garantir o melhor para sua viagem na trilha!

Até já!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-