A evolução dos veículos 4×4 – parte 2

veiculos 4x4
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Em nosso último artigo, relembramos a criação dos veículos 4×4. Desde os antigos caminhões, no início do século passado, até sua nova formulação e desenvolvimento, na década de 40.

Se você ainda não leu a parte 1, clique aqui e confira!

Seguindo com a história, a fabricação em série, principalmente em função da demanda e expansão da II Guerra Mundial, levou os veículos 4×4 a todos os recantos do mundo. O projeto foi copiado e desenvolvido por muitos países. Esse conceito, basicamente, era de um veículo absolutamente espartano, voltado a resolver os problemas de mobilidade em locais de difícil acesso e com impedimentos de terreno, como lama e neve, principalmente.

Curiosamente, na Alemanha, com a fabricação do sedan Volkswagen, um carro barato e leve, o sistema 4×4 não teve prioridade, pois mesmo sem esse atributo, o carrinho se saía muito bem nas dificuldades. Mesmo assim, foram produzidas centenas de unidades 4×4 destinadas. principalmente. aos oficiais de alto padrão. Assim, eles tinham, com essa adição ao projeto, uma certeza maior de poderem cumprir com suas missões com a segurança não ficarem atolados pelo caminho.

Fusca, o primeiro dos veículos 4×4

O sistema, a princípio projetado para o anfíbio Schwimmwagen, adaptou-se muito bem ao besouro. Assim, pode se dizer que o primeiro automóvel 4×4 no mundo foi um Fusca. Na mesma época, a Volkswagen produziu também um famoso veículo militar utilizando a plataforma do Fusca. Seu nome era Kubelwagen, equipado apenas com tração traseira.

Mas, os projetos germânicos foram a exceção, não a regra. O conceito americano rodou o mundo e foi copiado nos anos seguintes por quase todos os países que conseguiriam ainda fabricar carros depois das crises trazidas pela guerra. E assim, nasceram jipes 4×4 na Inglaterra, Russia, Japão, China, Itália, entre outros.

Os americanos, durante algum tempo, foram os que mais progrediram no desenvolvimento desse tipo de tração. Equipavam,, além dos jipes e caminhões, também peruas e pickups. Mas, a princípio, todos seguiam a mesma linha de solução mecânica, adotada e aprovada nos projetos pioneiros. Ou seja, dois eixos tratores, e uma caixa de transferência e redutora ligada ao câmbio normal.

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Na verdade, os carros 4×4 são assim até hoje. Só a inclusão dos novos carros elétricos pode-se comparar a esse sistema de sucesso.

A novidade do momento

A Alemanha também havia desenvolvido melhor seus projetos de veículos 4×4. Ainda na década de 30, os militares haviam projetado e construído um veículo absolutamente inovador para aquela época, com suspensão independente, bloqueio nos diferenciais e tração integral.

Para isso, o sistema continha um terceiro diferencial, que permitia que o veículo pudesse trafegar com tração nas quatro rodas também em terrenos de maior aderência, como cimento e asfalto. Já os demais, que surgiram posteriormente, teriam que desengatar o sistema para trafegarem nesses tipos de pisos.

Esse veículo alemão foi fabricado pela Stoewer, Hanomag e finalmente pela BMW. As empresas juntas produziram cerca de 7.500 veículos, de 1936 a 1940 com o nome 325 Leichter Einheits-Pkw. O carro, porém, não obteve o sucesso desejado em função de ter um motor pouco econômico, que não cumpria com as exigências militares de autonomia.

Podemos, no entanto, considerar que esse projeto foi o berço da tração Full-Time e de outras soluções mecânicas que conhecemos hoje.

Perceberam como a história nos mostra a grande tecnologia de 4×4 que os alemães e a Volkswagen acumulam durante tantas décadas? O resultado podemos experimentar nas nossas Amarok e em outros modelos da marca.

Não se trata somente de se ter um sistema a mais acoplado à mecânica, mas de ser aplicado de maneira prática, confortável e segura. Isso é resultante de grande experiência longa história. História, que continuará no próximo artigo.

Continue nos acompanhando e saiba tudo sobre veículos 4×4, destinos off road, dicas para suas viagens e muito mais!

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