A evolução dos veículos 4×4

6 minutos para ler

O que surgiu primeiro? O carro ou a estrada?

Se pudéssemos voltar o tempo e chegar aos primórdios da humanidade, certamente veremos cenas similares com as que vemos atualmente ao observar macacos carregando frutas: carreguem, nas mãos, o máximo que podem, pondo frutas na boca e andando rapidamente, deixando cair e recolhendo novamente. Assim fazendo até que possam, em um local seguro, se alimentar.

O primeiro carro, provavelmente, foi criado como uma forma a colaborar para esta necessidade básica. No início, era uma simples base de folhas ou madeira, as quais puxávamos ou empurrávamos. A vantagem era poder transportar o que se quisesse em maior quantidade. O esforço era ter que arrastar o carro pelo chão.

Os primeiros carros

Desta forma, surgiu o carro, mesmo sem a utilização das rodas. E, as estradas, nada mais eram do que o rastro deixado por esse arrasto dos carros. Então, na ordem, surgiram os carros, depois as estradas e, por fim, as rodas.

Provavelmente, logo após inventarem a roda, nossos ancestrais devem ter percebido que, ao precisar de menos esforço físico, o invento teria uma maior utilidade. Depois, descobriram que poderiam colocar um animal para tracionar e irem de carona.

Daí para frente, carros e estradas passaram a evoluir quase que paralelamente. Disse “quase” pois, desde que os carros foram deixando de terem tração animal para serem movidos a vapor e depois a gasolina, a produção dos novos automóveis aumentou tanto, que o número e qualidade das estradas não conseguia acompanhar a demanda.

Caminhões e tratores com tração 4×4

Aos poucos, a pavimentação foi a solução para evitar os transtornos criados na movimentação dos automóveis, já que, após as chuvas ou nevascas, essas estradas se transformavam em verdadeiros atoleiros. Além disso, a pavimentação tornavam as viagens mais seguras e confortáveis.

Mas, mesmo com a presença crescente das estradas e vias pavimentadas, ainda a enorme quilometragem de estradas de terra fazia o inferno dos automóveis e, principalmente, caminhões.

Sem a chance de se poder pavimentar todas as estradas do mundo, a solução foi partir para os automóveis. Foi observado que, na maioria das vezes, tinham dificuldade de tracionar quando o terreno era muito ruim, pois perdia aderência ou sustentação.

Um dos incrementos mais eficazes nesse requisito, foi a inclusão da tração nas quatro rodas nos veículos. Não se sabe ao certo quem foi o inventor do sistema, mas foi em 1893 que o engenheiro britânico Joseph Bramah Diplock patenteou a tração 4×4, incluindo a caixa de transferência e o uso de dois eixos motrizes.

territorio amarok youtube

No início do século XX, não foram poucos os projetos de diversos tipos de veículos com tração. Em sua maioria, caminhões.

Curiosamente, entre 1900 e 1905, a empresa Lohner-Porsche criou e fabricou o primeiro veículo híbrido que se conhece. Era equipado com quatro motores elétricos em cada roda, sendo assim, também 4×4. Outra curiosidade, é que, o primeiro veiculo 4×4 dotado de motor à combustão, era um carro de corrida inglês, o Spyker de 1905.

Em um período onde a criatividade e pioneirismo reinavam na engenharia mundial, muitas tentativas foram feitas. Mas, as aspirações do então já crescido mercado automobilístico pairavam sobre a sofisticação de se ter mobilidade própria, de preferência, com muito conforto e sofisticação.

A evolução dos veículos 4×4 no período da II Guerra mundial

Apesar de tudo isso, as dificuldades persistiam ao trafegar em épocas de chuvas e em terrenos não pavimentados. A salvação era poder contar novamente com a tração animal e com tratores, que, em seu habitat natural, podiam auxiliar na hora das dificuldades.

Foi no período da II Guerra mundial, pela própria necessidade de sobrevivência, que o sistema de tração 4×4 ganhou incremento e deixou de ser específico de tratores e caminhões pesados.

Um velho carrinho inglês, o Austin Seven, serviu de base para um modelo americano chamado Bantam, que serviu de base para o projeto do primeiro 4×4 de tamanho pequeno e fabricado em grande escala. Esse modelo foi produzido entre 1942 e 1945 pela Willys Overland de Ohio e a Ford Motor CO. de Detroit. Eram carros idênticos chamados MB e GPW, apelidados de Jeep, e que logo foram batizados com o mesmo nome.

Se a guerra trouxe qualquer contribuição para a humanidade, a evolução na engenharia foi uma das mais significativas. O cenário da guerra fez com que esses novos e eficientes carros 4×4 viajassem e trafegassem em todas as partes do planeta. Foram copiados e serviram de base para quase todos os projetos que viriam, ainda durante o conflito e depois, em diversos países.

A evolução dos veículos 4×4 na Alemanha

Outra vertente da engenharia criaria o Volkswagen. Curiosamente, entre os primeiros Fuscas, haviam diversos com o sistema de tração 4×4. Ainda, durante a guerra, foram construídos muitos sedans e jipes anfíbios – Schwimwagen – com tração nas quatro.

Então, pode se dizer que o Fusca foi o primeiro automóvel provido desse tipo de transmissão. Mais tarde, a Audi viria dar mais um passo importante no desenvolvimento desse sistema, com seu famoso Audi 4, multi- campeão de ralis de velocidade.

Então, meus amigos, não é de hoje que a Volkswagen conhece o sistema 4×4. Essa experiência de diversas décadas reflete na eficiência de seus carros de hoje. A Amarok inaugurou diversas tecnologias que hoje podemos ver algumas copiadas em outras marcas. Atualmente, o 4×4 deixou de ser um veículo de guerra para ser um veículo “de garra”.

Continue nos acompanhando nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre Amarok, viagens, veículos 4×4 e muito mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-