Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC): por que é importante?

controle eletrônico de estabilidade
3 minutos para ler

Hoje em dia os veículos trazem tantas siglas de equipamentos que, muitas vezes, nem notamos qual é a função dessas ferramentas. ABS, EBD, e HDC são alguns dos exemplos. Mas existe outro sistema muito importante em um carro: o Controle Eletrônico de Estabilidade (do inglês – Electronic Stability Control: ESC).

Vamos conhecer um pouco sobre ele? Ao longo deste texto vamos explicar o que é o Controle Eletrônico de Estabilidade, como ele funciona e muito mais!

O que é o Controle Eletrônico de Estabilidade e qual a sua função?

O Controle Eletrônico de Estabilidade é um dos sistemas mais importantes em um veículo, uma inovação tecnológica que trouxe muito mais segurança ao dirigir, seja na estrada ou off road. Trata-se de uma ferramenta que tem a função de auxiliar o motorista em situações de derrapagens, desvios de obstáculos ou curvas.

O ESC evita, por exemplo, que você perca a direção do carro ao desviar de um obstáculo — que pode ser uma pedra ou um tronco. Por isso, é fundamental que esse sistema esteja ativado e funcionando corretamente, seja para motoristas experientes ou para iniciantes na condução de carros 4×4.

Como esse sistema funciona?

Afinal, como Controle Eletrônico de Estabilidade faz isso? Por se tratar de um item que controla a estabilidade do carro, muita gente acredita que ele atua sobre a suspensão, mas não é verdade. Esse sistema trabalha em conjunto com o ABS, controlando a frenagem nas rodas.

O ESC utiliza uma série de sensores — sensor de aceleração, de velocidade das rodas e de ângulo da direção, entre outros — para atuar no freio. Basicamente, quando a central eletrônica percebe que o volante não está posicionado na mesma direção em que o veículo está se movimentando, ela envia um comando para corrigir isso.

territorio amarok youtube

Atuando nos freios, é possível controlar a trajetória do carro sem mexer no volante. Ao frear somente as rodas da direita mantendo a tração na esquerda, por exemplo, o veículo tente a deslizar para a direita, facilitando a manobra. É por meio desses comandos precisos e muito rápidos que o ESC corrige a trajetória e eleva a segurança ao dirigir.

Como saber se o veículo está equipado com o Controle Eletrônico de Estabilidade?

controle eletrônico de estabilidade

Atualmente, muitos dos veículos de ponta já vêm equipados com o controle eletrônico de estabilidade, como é o caso da Volkswagen Amarok, que traz o ESC e vários outros dispositivos de segurança de fábrica. Porém, se você quiser saber se o seu carro tem essa ferramenta, é bem fácil.

Muitos veículos trazem um botão com o desenho de um carro derrapando. Ele serve para desativar o ESC, indicando que a tecnologia está presente. Contudo, nem sempre ele pode ser desativado. Porém, é possível identificar a presença ou não do dispositivo pelo painel de instrumentos e no manual do proprietário.

O controle eletrônico de estabilidade é uma excelente evolução tecnológica e, independentemente do tipo de terreno em que você esteja, é sempre legal ter esse dispositivo. É provável que ele evolua mais, trazendo mais segurança e conforto para você e sua família em suas belas viagens.

Nosso artigo foi informativo para você? Então, visite nosso canal no YouTube com conteúdos interativos como este e sobre viagens off road!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-