Aplicativos de navegação: 3 dicas para escolher!

aplicativos de navegação
5 minutos para ler

Não tá sabendo se orientar na hora de escolher os principais aplicativos de navegação que estão disponíveis por aí? A lista é vasta, mas nessas horas é importante contar com aquele que permitem que você compartilhe e salve rotas.

Sendo assim, separamos 3 dicas sobre como escolher o melhor aplicativo, além de um pouco do histórico do funcionamento dos GPS, até finalmente chegarem aos aplicativos atuais. Acompanhe!

1. Conheça a evolução do GPS (isso pode pesar na sua escolha)

O Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global: o GPS, já sofreu várias mudanças desde a sua criação. No começo do milênio, o aparelho era de raro uso para motoristas e aventureiros imersos em expedições off road.

Nos primórdios o GPS era usado pelo exército americano para acompanhar a localização de submarinos, posteriormente ampliado para um sistema de navegação. Décadas de evolução trouxeram a funcionalidade para o uso civil.

Sendo assim, desde o aparelho independente de GPS, que permitia a visualização de um mapa, finalmente chegamos a um sistema complexo com forte assertividade de localização em tempo real para aplicativos em smartphones.

2. Conheça as principais funcionalidades de aplicativos de navegação

passeio cordilheira dos andes

Antes de mais nada, é importante definir o que você procura em sistema de localização. Saber os detalhes pode representar um grande salto na segurança da sua navegação e para a sua viagem.

Waypoints

Também conhecidos como pontos de identificações, os waypoints são ferramentas essenciais para permitir maior eficácia de localização do usuário. Basicamente representam a funcionalidade dos aplicativos de estabelecer pontos fixos.

No entanto, tais pontos podem conter fotos dos locais, vídeos e comentários de pessoas que já passaram por ali e podem fornecer alguma dica, além de ser um indicativo do usuário de ter a certeza de estar no lugar certo.

Tracks

Já as tracks são marcações dos aplicativos de navegação responsáveis por traçar um trajeto de um ponto a outro. Fundamentais para o planejamento prévio, principalmente para lugares menos conhecidos.

Mapa offline

Contar com um sistema de localização em tempo real, que permite a navegação fornecendo um mapa off-line, é imprescindível. Imagine que em suas viagens off road ou em lugares mais inóspitos não será possível o acesso a internet. Assim, para segurança dos viajantes é melhor antecipar esse problema.

3. Selecione os principais aplicativos de navegação

aplicativos de navegação

Além das diversas funcionalidades extras que aplicativos de navegação podem fornecer, é importante sempre priorizar aqueles que contam com opções de salvar o caminhos e compartilhar a rota. Confira alguns exemplos a seguir!

Gaia GPS

Perfeito para tracking, escalada, trilhas e expedições 4×4, o Gaia GPS é um aplicativo muito bem conceituado no mercado que apresenta opções de compartilhamento e revisões dos locais. Ele está disponível com versões gratuitas para smartphones com sistema Android ou iOS. No entanto, a versão completa necessita de uma assinatura.

Wikiloc

Outro ótimo aplicativo para smartphones, perfeito para trilheiros e amantes de aventuras 4×4. Dentre várias funcionalidades, o programa oferece:

  • navegação outdoor;
  • mapas offline gratuitos;
  • monitoramento ao vivo.

Bem como o Gaia GPS, para você ter todas as funcionalidades do Wikiloc, também é necessário uma assinatura.

Google Maps

Uma das opções mais versáteis, o Google Maps apresenta a possibilidade de fácil navegação. Além de contar com a poderosa rede de informações de todos os departamentos da empresa.

Entretanto, ele não permite que você trace a rota específica. Permitindo apenas que você selecione pontos, mas é o aplicativo traça a melhor rota. Contudo, nem sempre a melhor rota para o aplicativo é a melhor rota para você, amante do fora de estrada.

Google Earth

Uma ótima ferramenta para aquele aventureiro conhecer e explorar trilhas que muitas vezes não estão no mapa, mas existem. Porém, como o aplicativo é bem pesado, seu funcionamento no celular, até o momento, acaba se tornando bem limitado.

Maps.me

Um aplicativo de mapas offline, para Android e iOS. É uma opção ótima principalmente se você já tem um track e precisa de um aplicativo para ler o arquivo. Além disso, o aplicativo possui informações e possibilitam que você baixe os mapas off-line sem precisar pagar por isso.

Apontando as principais preocupações que o usuário tem que ter ao escolher aplicativos e navegação, é importante salientar a realização de testes antes da utilização em campo. Dessa forma, atentando-se às suas necessidades e planejando todos os desafios do seu destino, é possível ter a certeza de que todas as funcionalidades que precisa serão de fato fornecidas.

Em síntese, cabe a você usuário testar e decidir o melhor para a sua necessidade. Mas lembre-se, antes de adquirir uma assinatura, pergunte a opinião de seus amigos sobre os aplicativos de navegação.

Gostou deste conteúdo? Então deixe seu comentário!

Aproveite e confira nossas aventuras em nossa página no Facebook!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-