Bateria do carro: 5 dicas práticas para aumentar sua vida útil

bateria do carro
4 minutos para ler

Cuidar da bateria do carro é fundamental, principalmente para quem gosta de expedições 4×4, viagens e longos passeios. Já imaginou como seria ruim ter de parar uma grande aventura e ainda ficar preso em uma região mais deserta por uma falha nesse componente? Realmente, não deve ser agradável!

Para que isso não aconteça, preparamos 5 dicas que vão lhe mostrar como cuidar bem da bateria do carro e aumentar a sua vida útil. Continue a leitura!

1. Desligue os equipamentos do carro

O primeiro passo para manter a carga da bateria do carro é desligar tudo o que você não precisa usar, principalmente quando for percorrer grandes distâncias em baixa velocidade. Nesse caso, o consumo pode ser maior do que o carro suporta, o que tende a descarregar o componente, deixando você na mão.

Por isso, desligue itens como som e telas LCD — que não são essenciais e consomem bastante energia. Porém, cuidado para não desativar itens essenciais.

2. Use a parte elétrica de forma moderada

Usar a parte elétrica com moderação também é importante, ainda que somente itens mais essenciais estejam ativados. Ao ligar o veículo, por exemplo, desligue faróis e ar-condicionado. O consumo de energia durante a partida é alto e repetir isso com esses itens acionados desgasta a bateria.

Também é importante não abusar da parte elétrica em expedições 4×4. Embora o ar condicionado seja bom, de vez em quando é possível desligar o equipamento e abrir as janelas. Aproveite para sentir o frescor da natureza!

3. Coloque o motor para funcionar

Outra questão que descarrega a bateria e reduz a sua vida útil é usar os equipamentos do carro com o motor desligado. Lembre-se que esse componente só é carregado quando o veículo está funcionando. Por isso, evite o uso de equipamentos de som e o carregamento de dispositivos eletrônicos nessas situações.

Também é importante lembrar que, caso a bateria de carro fique totalmente descarregada, ela terá de passar por um processo mais estressante para recuperar a carga. Como esse equipamento não foi projetado para isso — o veículo apenas repõe o que está sendo usado —, sua vida útil acaba reduzindo.

territorio amarok youtube

4. Tenha cuidado com faróis e acessórios

bateria do carro

Acessórios acima da capacidade da bateria do carro também são uma fonte de problemas, principalmente as centrais multimídia que não vêm de fábrica e os faróis. Quem gosta de trilhas 4×4 sabe que visibilidade é tudo e ter um bom sistema de iluminação é fundamental para garantir isso.

Porém, faróis mais potentes ou em maior quantidade exigem mais do sistema elétrico e, em muitos casos, é preciso fazer a troca da bateria do carro por uma mais potente. Sempre que for fazer qualquer modificação, conte com a ajuda de um especialista e siga as orientações dadas.

5. Faça a troca no período recomendado

Essa é uma dica muito importante. Vai fazer um passeio 4×4 ou uma viagem mais longa? Verifique o tempo de uso da bateria. Em média, esse componente dura de dois a três anos.

Mesmo que ele ainda esteja funcionando corretamente, não se arrisque e faça a troca no período recomendado, pois, você pode ficar na mão.

A bateria do carro é um componente vital e deixar de cuidar dela pode trazer muita dor de cabeça e imprevistos. Por isso, siga as dicas que aprendeu hoje e aproveite ao máximo os passeios em família. Não deixe que algo tão simples atrapalhe seus momentos de alegria.

Não deixe também de ler nosso post sobre como evitar problemas mecânicos no seu carro e torne os passeios ainda mais divertidos!

Temos também uma biblioteca completa de e-books para você e um Instagram recheado de dicas, segue a gente lá!

Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-