Afinal, para que serve o botão off road na Amarok?

botão off road amarok
4 minutos para ler

Primeiramente, o que é off road?  Off road é um terreno não pavimentado, que como diz o dicionário significa “fora da estrada”. Definitivamente, nós aqui do Território Amarok amamos este tipo de terreno e disso você já sabe! Nada melhor do que aproveitar as estradas não pavimentadas em nosso querido país. Afinal no Brasil, por volta de 80% das estradas não são pavimentadas.

Se você gosta de off road e de uma boa trilha com certeza já ouviu falar sobre o botão off road na Amarok.

Nunca ouviu falar? Não tem problema. Logo vamos explicar a você qual é a função deste botão e como ele pode facilitar a vida do condutor na hora de passar por um terreno off road ou até mesmo uma trilha avançada.

Continue a leitura e tire as suas dúvidas.

Onde fica o botão off road?

botão off road Amarok

O botão off road da Amarok fica localizado a esquerda do câmbio, ele é o último botão e contém os dizeres “off road”, não tem como errar. Se você possui veículo 4×4 de outras marcas, não tem problema.  É só checar o manual do veículo.

Mas e aí, é só apertar o botão e pronto? Não, nós iremos explicar direitinho quando você deve acionar o botão e algumas das funções ele exerce afinal.

Quando acionar o botão off road?

O botão off road deverá ser acionado assim que o carro começar a transitar por uma estrada não pavimentada. Não é necessário ser um off road intermediário ou avançado, seja a estrada lisa, com ondulação ou qualquer característica não pavimentada nós aconselhamos o acionamento do botão off road.  Nós também aconselhamos uso da tecla off road em terrenos de baixa aderência, ou seja, terra, lama ou até mesmo grama.

Vale lembrar que o botão off road poderá ser acionado com o carro em movimento, logo, não é necessário parar o carro para ativar a tecla.

territorio amarok youtube

Ao acionar o botão off road alguns parâmetros do veículo são ajustados para terrenos não pavimentados, como, por exemplo, esses dois comandos:

– ABS Off Road
HDC: Controle Automático de Descida

ABS off road

O ABS off road, é uma configuração do sistema de freios específica para o off road, logo é um ABS diferente daquele que estamos acostumados no asfalto. Ele deixa a roda “travar” um pouco mais, isto porque ele tem um tempo de resposta e uma ação diferente do ABS comum. Este sistema diminui o espaço de frenagem em pisos de baixa aderência. Isso irá garantir a segurança do trajeto e melhorar as respostas do veículo para aquele tipo de terreno.  

Dessa forma a frenagem terá um desempenho melhor e você irá garantir a segurança máxima naquele terreno.

HDC

Além disso o botão off road também irá acionar a função HDC, que é o auxílio no controle de descida do veículo. Portanto você deve acionar o botão assim que acessar uma estrada não pavimentada. O HDC mantém a velocidade constante na descida que tenha mais do que 6 graus de inclinação, até a velocidade máxima de 30 km/h.

É importante lembrar que caso você desligue o carro, seja em uma parada ou para pedir alguma informação no caminho, você deve lembrar de acionar novamente o botão off road da sua Amarok.

Quer saber mais sobre os botões da Amarok? Confira o nosso canal no YouTube com várias dicas.

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-