Brotas: a cidade paulista da aventura off road

4 minutos para ler

Se você procura por um destino de lazer e aventura para aproveitar sua Amarok e desfrutar da natureza e da tranquilidade do interior, então Brotas já devia estar na sua programação.

Está localizada na região central do estado, a 250 km da capital e cercada de cidades muito conhecidas como Piracicaba, Jaú, Botucatu e Bauru.

Brotas destaca-se das demais pela preservação de uma privilegiada natureza, já que retém uma grande parcela de mata nativa repleta biodiversidade animal e vegetal. Trata se de uma região com relevo suave, com uma parte formada pelas cuestas basáltica. Nessa região, escondem-se uma infinidade de nascente e rios com cachoeiras que se tornaram atrativos turísticos e geraram outras atividades ao ar livre, como o ecoturismo e turismo rural.

Sem dúvida, Brotas se tornou um importante ponto de referência para a prática de esportes de aventura, como o boia cross, rafting, canoismo, arborismo, off road e muito mais. Além disso, o Rio Jacaré Papira, que corta a cidade e onde acontecem diversas dessas atividades, é considerado um dos poucos remanescentes dos rios paulistanos ainda não poluídos.

A história e atrações da cidade

Brotas foi fundada em 1839, por famílias chegadas de Minas Gerais que abandonavam o sonho da mineração pelo trabalho em um campo fértil. Depois, vieram os imigrantes italianos, que também se fixaram por lá.

Historicamente, foi sempre ligada à produção rural e à economia agrícola. Teve, ainda, sua época áurea no princípio do século XX, com a cultura do café. Sendo assim, além dos atrativos naturais de Brotas, a cidade possui monumentos históricos que estão ligados ao período em que a cidade foi uma das grandes produtoras de café.

Na zona rural, encontram-se sedes de fazendas com até 150 anos e a cidade conta com casarões antigos com expressiva arquitetura de época.

Atualmente, com menos de 25.000 habitantes, a cidade mantém uma rotina interiorana simples. Porém, que se mistura, em função do turismo, a uma influência mais contemporânea. O local conta com uma estrutura hoteleira de grande porte, de bons restaurantes e bares.

A gastronomia é variada, mas ainda tem como destaque a culinária caipira, feita no fogão à lenha, utilizado até hoje por grande parte da população rural . O artesanato conta com produtos como bordados e alimentos, doces caseiros, licores, queijos, mel, pinga, entre outros.

Visite Brotas junto com o Território Amarok

Como hospedagem, as opções vão desde hoteis de charme, luxuosos, até pousadas mais simples e hotéis fazendas centenárias. Nossa ida a Brotas, por várias vezes se acomodou em uma dessas fazendas.

A Primavera da Serra, localizada fora do centro de Brotas, em meio à uma área extensa cuja natureza é a mais preservada. Um lugar que não se pode deixar de conhecer. Antes, a estrutura era uma velha fazenda de café, que ficou em ruínas após várias décadas de abandono. Então, depois de mais décadas de restauração, se tornou uma das mais belas e charmosas pousadas da região.

Lá, pode se sentir a vida sossegada da fazenda e curtir o silêncio da serra. Admirar a fauna e a flora, tomar banho de lago e, ainda, engordar um pouco com as deliciosas refeições e cafés da manhã servidos em seu restaurante.

Por fim, a Primavera da Serra é um dos únicos hotéis fazenda a oferecer uma pista de off-road profissional, onde já aconteceram diversos encontros de amantes de off road e cursos de direção 4×4. Uma pista repleta de obstáculos para você e sua família curtirem a bordo de sua Amarok.

E aí? Gostou?

Então fique atento à nossa programação pois breve estaremos novamente por lá!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Brotas: a cidade paulista da aventura off road

  1. Sou um fã do 4 x 4 e aprecio muito as reportagens do Territótio Amarok.
    Gostaria que vcs fizessem uma reportagem sobre Jericoacoara e como ir de Jeri a Fortaleza de 4 x 4 pela praia.
    Abraços e ótimo 2023, com muita lama e rios.

Deixe um comentário

-