Calibragem de pneus: saiba qual a ideal para cada tipo de terreno

calibragem de pneus
4 minutos para ler

Um fato que não gera dúvidas é que os pneus são um item de segurança importante nos carros. Uma das provas de sua importância é a multa aplicada aos motoristas que insistem em rodar com eles “careca”.

Mas, uma das coisas que geram dúvidas é a calibragem de pneus. Qual a pressão ideal para cada terreno? Por que existe essa diferença de pressão? Por que isso é importante? Como pode afetar o desempenho do carro?

São muitas perguntas sobre esse assunto e para facilitar sua vida, reunimos as respostas neste texto. Aqui, você vai entender a importância da calibragem correta e como realizá-la em diferentes terrenos. Confira!

Qual a importância da calibragem dos pneus?

A calibragem correta influencia na segurança, economia, sustentabilidade e performance o seu veículo. O pneu é o primeiro a absorver o impacto, transmitindo o restante aos amortecedores. Os pneus descalibrados perdem aderência com o solo, o que leva ao aumento da distância em frenagens bruscas. Em pistas molhadas, o risco de aquaplanagem aumenta.

Outro problema é em relação à economia e sustentabilidade. Quando você roda com o pneu murcho, ele se desgasta mais rápido e compromete a vida útil do produto. Além disso, aumenta o consumo de combustível. O prejuízo é em dobro, pois você precisará trocar o pneu mais rápido e ainda gastará mais com combustível. Sem contar que pneus descalibrados podem também comprometer a suspensão e outros componentes, como barra de direção.

Como calibrar corretamente?

Agora que você já sabe a importância de um pneu bem calibrado, confira como encher corretamente o seu em diferentes terrenos.

Asfalto

Para rodar na cidade ou estrada, siga as recomendações do fabricante. No manual do seu veículo, você consegue encontrar os valores de pressão ideais, tanto para os pneus traseiros quanto para os dianteiros. Alguns modelos também trazem essa informação em um selo no carro. 

territorio amarok youtubePowered by Rock Convert

Lama e areia

calibragem de pneus
calibragem de pneus

Para rodar em terrenos enlameados ou areia fofa, o ideal é que você reduza a pressão dos pneus. Recomenda-se 20 ou 22 psi e para situações mais radicias, 18 psi. Pode parecer estranho alterar a calibragem, mas esta estratégia facilitará o trabalho da suspensão e amortecedores. De forma geral, melhora a rodagem.

Isso acontece porque o pneu um pouco mais murcho que o normal adere melhor ao solo e se adapta melhor aos obstáculos. Mas atenção, deixe para reduzir a pressão no instante de entrar no terreno off road e encha novamente antes de voltar para o asfalto, pois ao diminuir a pressão, os pneus ficam mais frágeis e galhos e lama podem infiltrar nos pneus, causando vazamento.

Pedras

Para uma estrada com pedras, mantenha a pressão recomendada pelo fabricante ou aumente, já que as pedras pontiagudas podem perfurar a lateral do pneu. É importante que ao final da trilha, ou da situação difícil, deve-se retornar a pressão recomendada dos pneus o mais rápido possível.

Estrada de terra

A estrada de terra funciona da mesma maneira que a lama ou areia. Reduza a pressão dos pneus para melhorar a aderência ao solo, recomenda-se 20 ou 22 psi. A terra não tem uma boa aderência, como o asfalto. Por isso, rodar com a pressão reduzida garantirá que o pneu se amolde melhor no solo, aumentando a segurança.

Como você pode perceber, a recomendação para terrenos diferente do asfalto é reduzir a pressão. Para que você não rode com o pneu murcho na estrada enquanto volta da sua aventura 4×4, é interessante investir em um compressor de ar portátil. Ele garante que você esvazie e encha os pneus de acordo com a sua necessidade, sem depender de postos ou oficinas.

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre calibragem de pneus. Assim, na sua próxima expedição ou trilha 4×4, coloque em prática nossas dicas. Experimente e comprove a diferença que um carro calibrado corretamente pode fazer na sua aventura.

Enfim, você gostou deste conteúdo, não deixe de nos seguir no YouTube!


Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-