Carros 4×2 e 4×4: entenda as diferenças

3 minutos para ler

Quem compra um carro ciente de que não será usado apenas na cidade e em boas rodovias, sempre fica em dúvida entre escolher um modelo 4×2 e 4×4. Antes de optar por um dos dois, é conveniente saber com que frequência o veículo será utilizado em estradas de terra e se, de fato, tais ocasiões exigirão um maior esforço do automóvel.

Caso não se consiga vislumbrar como será exatamente o uso, é importante saber quais são as diferenças entre os dois tipos, pois outras questões podem ajudá-lo na escolha. Continue sua leitura e saiba qual pode ser o mais vantajoso para você!

Características de um 4×2

É o tipo mais comum. São veículos que possuem tração apenas em duas, das suas quatro rodas e esta pode ser no eixo dianteiro ou traseiro. Veículos com apelo mais esportivo, geralmente, contam com tração traseira, que propicia uma arrancada mais veloz e facilita a subida em ladeiras. Já na maior parte dos outros carros, a tração é dianteira, o que diminui o risco de derrapagens e acidentes causados por elas.

A depender do tamanho e potência do veículo, pode ser que se saia bem em estradas de terra e trechos com cascalho, contudo, é limitado a terrenos simples e enfrentará dificuldades em terrenos mais acidentados e caso um dia seja necessário rebocar outro veículo.

Características de um 4×4

Esse tipo de veículo possuí a tração atuando sobre as quatro rodas, o que possibilita mais segurança e aderência na condução (linkar com texto de condução 4×4). É o tipo ideal para o uso tanto em terrenos irregulares ou no dia-a-dia -se for um modelo 4×4 integral, como a Amarok V6.

Além da vantagem em estradas de terra, a tração 4×4 também aumenta a segurança no asfalto. Ao garantir maior aderência das rodas, reduz substancialmente a possibilidade do veículo perder o controle em curvas fechadas ou com a pista molhada.

É um veículo preparado para diversos tipos de terreno e condições meteorológicas, e ainda por cima, no caso de aventuras em grupo, facilita o reboque de outros veículos, pois dispensa a contratação de um serviço de guincho, o que pode ser inviável em regiões mais remotas ou de difícil acesso e localização.

Tração seletiva (4×2 e 4×4)

Alguns veículos são dotados de tração seletiva, o que dá ao motorista a possibilidade de escolher qual eixo receberá a força do motor, ou se ambos receberão simultaneamente. Em diversos veículos o próprio sistema identifica quais rodas precisam de maior aderência, e distribuem a tração de forma automática, sem a intervenção do motorista.

Além do uso em terrenos acidentados, outros fatores devem ser levados em consideração para que seja feita a melhor escolha entre carros 4×2 e 4×4, conforme demonstrado.

Gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe as diferenças entre esses modelos, aproveite e já se programe para uma expedição 4×4!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-