Carros 4×2 e 4×4: entenda as diferenças

4x2 e 4x4
6 minutos para ler

Quem compra um carro ciente de que não será usado apenas na cidade e em boas rodovias, sempre fica em dúvida entre escolher um modelo de tração 4×4 ou 4×2. No entanto, antes de optar por um dos dois, é conveniente saber com que frequência o veículo será utilizado em estradas de terra. E se, de fato, tais ocasiões exigirão um maior esforço do automóvel.

Alguns detalhes essenciais entre os dois tipos de tração podem ser diretamente responsáveis para a experiência do motorista frente a uma aventura, ou com o tipo de segurança necessário para determinados fins.

Caso não se consiga vislumbrar como será exatamente o uso, é importante saber as diferenças e escolher aquele melhor te completa. Para isso, continue a leitura!

Características de um 4×2

Na disputa entre tração 4×4 e 4×2, o segundo tipo é o mais comum. São veículos que possuem tração apenas em duas das suas quatro rodas e esta pode ser no eixo dianteiro ou traseiro.

Veículos com apelo mais esportivo, geralmente, contam com tração traseira, o que propicia uma arrancada mais veloz e facilita a subida em ladeiras. Já na maior parte dos outros carros, a tração é dianteira, o que diminui o risco de derrapagens e acidentes.

A depender do tamanho e potência do veículo, pode ser que se saia bem em estradas off road e trechos com cascalho. Contudo, é limitado a terrenos simples e enfrentará dificuldades em terrenos mais acidentados ou caso um dia seja necessário rebocar outro veículo.

O que considerar para a segurança de um 4×2?

Em teoria ao definir as trações características dos carros 4×2 em dianteira ou traseira, é importante ressaltar que a primeira pode ser mais segura. Isso porque o controle para o caso de derrapagens pode ser mais sentido e manuseado pelo condutor.

A tração traseira, por outro lado, é a melhor a ser usada em casos de ladeira e subidas íngremes, já que o carro tende a segurar as rodas de trás compensando o peso com a pressão no solo.

É notável nesse quesito, portanto, que o aventureiro em uma expedição, por exemplo, terá de fazer a escolha devido às suas necessidades e predileções em questão dos desafios desejados no off road ou no asfalto.

Características de um 4×4

Esse tipo de veículo possuí a tração atuando sobre as quatro rodas. O que possibilita mais segurança e aderência na condução. Ou seja, se for um modelo 4×4 integral, como a Amarok V6, é o tipo ideal para uso em terrenos irregulares ou no dia a dia.

Além da vantagem em estradas de terra, outra grande diferença entre tração 4×4 e 4×2, é que a primeira também aumenta a segurança no asfalto. Ao garantir maior aderência das rodas, reduz substancialmente a possibilidade de o veículo perder o controle em curvas fechadas ou com a pista molhada.

É um veículo preparado para diversos tipos de terrenos e condições meteorológicas, e ainda por cima, no caso de aventuras em grupo, facilita o reboque de outros veículos. Uma vez que dispensa a contratação de um serviço de guincho, o que pode salvar em regiões mais remotas ou de difícil acesso e localização.

Quais as vantagens da tração nas quatro rodas?

Não há necessariamente a escolha sobre o eixo principal neste caso, já que os veículos 4×4 apresentam tração nas quatro rodas — ou seja, força tanto no eixo traseiro quanto no dianteiro.

territorio amarok youtube

Fácil perceber, portanto, que os carros 4×4 representam na prática maior vantagem para o controle do veículo e sua aderência. O valor que se paga pode ser um pouco maior, mas apresenta oferece maior segurança para motorista e passageiros.

Tração AWD e 4WD

Alguns veículos são dotados de tração seletiva, o que dá ao motorista a possibilidade de escolher qual eixo receberá a força do motor, ou se ambos receberão simultaneamente.

Em diversos veículos o próprio sistema identifica quais rodas precisam de maior aderência e distribuem a tração de forma automática, sem a intervenção do motorista.

Para aprofundar neste assunto, ainda no campo de discussão entre a tração 4×4 e 4×2, para facilitar a escolha, é importante falar um pouco mais sobre os sistemas AWD e 4WD.

AWD

AWD é a sigla para All Wheel Drive, ou “Todas as Rodas Motrizes”. Neste tipo de modelo há uma espécie de automatismo para calcular a necessidade dos desafios.

A tração acontece em tempo integral e é próprio do mecanismo que ordena a distribuição de forças entre os eixos. O motorista não faz qualquer tipo de ativação, ficando a cargo do sistema a utilização da tração.

Na prática, isso significa que o eixo usado será aquele com maior necessidade de torque. E, provavelmente, no momento de seu uso, não haverá uniformidade na potência utilizada nos dois eixos ao mesmo tempo, devido à medição da necessidade do desafio.

4WD

O modelo de Quatro Rodas Motrizes, no original Four Wheel Drive, permite total controle do motorista. Nessa opção é o condutor quem calcula como enfrentar os desafios na estrada.

A potência de tração neste sistema possibilita a distribuição igualitária entre os eixos, facilitando para que o carro não fique preso em qualquer obstáculo. Pode ser acionada manualmente e quando necessário. Perceba que neste caso a tração só será acionada quando houver algum desafio.

Além do uso em terrenos acidentados, outros fatores devem ser levados em consideração para que seja feita a melhor escolha entre a tração 4×4 e 4×2, conforme demonstrado. Na terra ou no asfalto, há muito o que se pensar antes de enfrentar as aventuras do dia a dia.

Embora o controle do 4×4 apresente as suas vantagens, fica a cargo do motorista medir o grau de dificuldade das aventuras dos seus sonhos ao optar por um desses modelos.

No que diz respeito às expedições 4×4, existe um mundo inteiro para redescobrir à bordo do seu veículo, junto com a sede por muita aventura.

Descubra conosco!


Você também pode gostar

3 thoughts on “Carros 4×2 e 4×4: entenda as diferenças

Deixe uma resposta

-