Carros 4×4: confira 3 dicas antes de comprar o seu

carros 4x4
4 minutos para ler

O seu desejo é de transitar pela terra e pelo asfalto sem preocupações? Talvez esteja na hora de você adquirir um carro 4×4. Robustos, esses modelos são totalmente seguros para toda a família e, certamente, também para qualquer aventura.

A confiança ao dirigir um 4×4 é incomparável. A união da potência com as possibilidades de enfrentar estradas não pavimentadas e de subir morros íngremes (e muito mais!) é impagável. Sem dúvida, experimentar essa sensação é algo que, definitivamente, deve ser abraçado na vida.

Está pensando em adquirir o seu 4×4 e vivenciar essa liberdade? Continue a leitura e confira nossas dicas para escolher o seu!

O que são carros 4×4?

Carros 4×4 são basicamente veículos que têm a capacidade de transferir torque e força para as quatro rodas. Em contrapartida, os usuais 4×2 tracionam apenas duas, geralmente as dianteiras, e em poucas exceções, as traseiras. Veja a seguir os dois tipos.

AWD

AWD, All Wheel Drive — em português, todas as rodas giram —, significa que todos os pneus se movimentam ao mesmo tempo. Nesses casos, a tração das quatro rodas está acontecendo a todo momento, de forma automática. São conhecidos também como tração integral.

4WD

4WD é a sigla de 4-Wheel Drive, ou como chamamos no Brasil: tração nas quatro rodas. Nesse tipo, há a possibilidade de intercalar os sistemas 4×2 e 4×4, quando houver a necessidade de enfrentar determinado tipo de situação.

Por que um 4×4 deveria ser seu próximo carro?

curso de direção 4x4

Carros 4×4 são eficientes em várias situações, seja em aventuras off road ou no dia a dia. Carros com esse sistema de tração apresentam:

  • estabilidade: o fluxo envolvendo o peso distribuído entre dois eixos e quatro rodas, permite maior estabilidade em qualquer tipo de situação, tanto em curvas quanto na transposição de obstáculos;
  • torque: um dos méritos desse estilo. Os motores geralmente usam diesel e isso garante torque, além de maior desempenho devido ao turbo compressor.

3 dicas para escolher o seu 4×4

Agora que você já sabe as vantagens que um 4×4 oferece, veja algumas dicas sobre o que ter em mente na hora de escolher o seu modelo.

territorio amarok youtube

1. Analise os tipos de terrenos que pretende usar o carro

Se AWD ou 4WD vai depender da sua forma de aventura. É verdade que não importa o estilo, um 4×4 encara bem qualquer tipo de desafio de estrada ou na terra. Destaca-se, porém, que de forma automática ou manual, dependendo do modelo, a possibilidade de escolher por tracionar apenas um dos eixos, traseiro ou dianteiro (geralmente o traseiro), podem ser uma boa escolha. Presente nos modelos 4WD, esse artifício manual pode ajudar o condutor a superar obstáculos mais desafiadores, contando com a força de torque da tração quando desejado.

Ou seja, a primeira coisa a levantar nesse quesito é que não existe certo ou errado na hora da escolha dos tipos. Mas se a dúvida pintar, resumimos que: se a ideia for intercalar o uso no dia a dia com aventuras, o AWD pode ser o ideal para você, promovendo versatilidade na troca de pistas e praticidade de controle. Agora, se o uso for para aventuras off road mais radicais, talvez seja interessante pensar seriamente em investir no detalhismo funcional de um 4WD.

2. Considere a potência e a estabilidade

controle eletrônico de estabilidade

Importante pensar nessa hora, nas rotas e nas viagens que pretende realizar. Veículos com tração nas quatro rodas promovem maior estabilidade. Consequentemente são mais seguros e potentes, em qualquer que seja a escolha entre um AWD ou 4WD. Então, o segredo aqui é estabelecer a suas prioridades de uso do veículo.

3. Pense sobre o espaço interno do veículo e sua carroceria

Ambos os modelos oferecem inúmeras vantagens, a escolha depende do tipo de aventura que você pretende realizar. No entanto, se as viagens serão longas — como expedições — você vai precisar de uma ampla carroceria com grande capacidade de carga, certo? Além de querer ter um bom espaço interno para deixar todos os passageiros no máximo conforto, claro.

Contudo, independentemente do modelo e tipo que você escolher, uma coisa é certa: você jamais se arrependerá de ter adquirido um carro 4×4. Portanto, não adie mais a sua escolha: planeje sua aventura sabendo que pode contar com segurança, potência e conforto.

Gostou do nosso artigo? Então, siga nosso perfil no Facebook e fique por dentro do universo dos 4×4!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-