Viagem 4×4: checklist de como se preparar

4 minutos para ler

Um dos pontos mais importantes de uma viagem é o planejamento. Ele determina o sucesso (ou fracasso) da jornada, principalmente em destinos off road. Para isso, o melhor amigo da organização é o checklist de viagem. Ele garante que tudo o que você precisa durante a jornada está em ordem, como hospedagens, rotas e mapas, alimentação e o carro.

Pode parecer muita coisa, mas elaborar um checklist não é difícil. Ele é, na verdade, uma estratégia eficaz e prática, que certifica êxito da sua expedição, principalmente nas viagens em família. Para auxiliar nesta tarefa, vamos apresentar alguns pontos que devem fazer parte da sua lista. Acompanhe a leitura e confira!

O carro

O carro é o item mais importante da viagem, justamente por ser o meio de transporte. Por isso, antes da viagem é preciso fazer uma revisão completa do carro:

  • troca de óleo;
  • sistema de arrefecimento;
  • faróis e iluminação;
  • pneus;
  • limpador de para-brisas;
  • amortecedor e suspensão;
  • freios.

Além disso, é preciso montar um kit de ferramentas e sobrevivência, como um compressor de ar portátil, lanterna, ferramentas (como chave de fenda, alicates, chave inglesa e canivete), cola tipo Super Bonder®, cinta para reboque e manilhas.

Esses itens são necessários para emergências, e asseguram que você estará preparado para qualquer problema que encontrar no caminho.

A mochila de viagem

Na sua mochila de viagem ou mala (dependendo da quantidade de dias) você irá levar tudo o que precisa para a expedição. A ideia é que ela seja o mais prática possível, para facilitar deslocamentos.

Nela precisa ter as roupas para os dias de viagem, alguns suprimentos como água e lanches práticos (barras de cereal, mix de nuts e frutas secas), um kit de primeiro socorros e equipamentos de proteção, como bonés, protetor solar e óculos de sol.

Os detalhes da viagem e reservas

Por fim, você deve avaliar os detalhes da viagem e conferir as reservas. Verifique quais são os planos e passeios feitos, se eles precisam de um guia local, ingressos ou reservas. Faça uma lista de restaurantes e lanchonetes, tanto na estrada quanto nas cidades por onde passar.

Isso auxilia na hora de escolher um local e garante escolhas mais seguras. Confirme a reserva do hotel ou pousada, principalmente se for passar por diferentes cidades.

É importante verificar também o clima, para levar roupas adequadas. Afinal, ninguém quer passar frio ou calor numa viagem, não é mesmo? Confira também as recomendações de vestuário para os passeios e atrações visitadas, para não passar nenhum aperto por estar com a roupa errada.

Bônus: a lista completa

Preparamos uma lista que você pode usar e adaptar para a sua expedição. Confira:

  1. revisão do carro (checar motor, parte elétrica e pneus);
  2. kit de ferramentas;
  3. roupas;
  4. água e suprimentos;
  5. kit de primeiros socorros;
  6. pesquisar o clima;
  7. conferir reservas do hotel;
  8. conferir passeios e atrações (contratar guia, reservas e ingressos);
  9. lista de restaurantes e lanchonetes;
  10. lista dos pontos de apoio e paradas na estrada;
  11. lista de postos de combustível;
  12. mapa e roteiro da expedição;
  13. entretenimento para as crianças (se for uma viagem em família).

Viu que ter um checklist de viagem não é um bicho de sete cabeças? Ele faz parte da organização e planejamento da aventura. Uma maneira de facilitar e reduzi-lo é participando de uma expedição com o Território Amarok.

Nas Expedições do Território Amarok você não precisa se preocupar com quase nada, apenas com o seu próprio 4×4. Nós contamos com uma equipe especializada que organiza tudo para você, inclusive um checklist!

Se quiser conhecer e ficar por dentro das próximas expedições e novidades, nos siga no Instagram. Nosso perfil é o @territorioamarok. Esperamos você lá!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Fale com a gente! whatsapp