Cidades na Serra da Mantiqueira e suas atrações: fique por dentro!

Cidades na Serra da Mantiqueira e suas atrações: fique por dentro!
4 minutos para ler

Existem muitas cidades na Serra da Mantiqueira e talvez você até já tenha visitado algumas. Cada uma tem características bem próprias e muito o que se fazer, seja para quem gosta de uma boa aventura em família ou simplesmente de relaxar e apreciar a paisagem. Mas afinal, quantos municípios a compõem e, principalmente, onde fica a região?

Ao longo deste texto você vai ter a resposta para essas perguntas e muito mais. Continue com a gente, aprenda sobre as características das cidades na Serra da Mantiqueira e o que fazer em cada uma!

O que é e onde se localiza a Serra da Mantiqueira?

cidades na serra da mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é uma região montanhosa que corta São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (que tem 60% de seu território total). Com mais de 500 km de extensão e picos que podem passar de 2700 metros de altura, o local é perfeito para quem gosta daquele friozinho, belos passeios ou muita aventura.

Devido à sua geologia, as cidades na Serra da Mantiqueira são muito procuradas pelos amantes de escaladas, trilhas, expedições 4×4, rapel, Acqua Ride e muito mais. Que tal conhecer alguns dos municípios que compõem essa região e suas características? Continue com a gente!

Quais são as cidades que compõem essa região?

Falar de todas as cidades na Serra da Mantiqueira seria quase impossível, dada à extensão da região. Algumas, no entanto, merecem ser citadas, principalmente pela ótima recepção aos turistas, cultura, beleza e opções de lazer. Umas das mais incríveis e que merecem visita são:

  • São José dos Campos;
  • Gonçalves;
  • Maria da Fé;
  • Santo Antônio do Pinhal;
  • São Bento do Sapucaí;
  • Aiuruoca;
  • Delfim Moreira;
  • Passa Quatro;
  • Monte Verde;
  • Socorro;
  • Penedo.

Campos do Jordão é considerada “A menina dos Olhos” e destino certo para quem quer aproveitar o inverno. Contudo, ela também traz ótimas atrações no verão, como visitas a belos bosques e trilhas pelas montanhas. Já Monte Verde é ideal para os aventureiros de plantão, assim como São Bento do Sapucaí.

Contudo, se você quiser aproveitar belas paisagens, relaxar e praticar o ecoturismo, Aiuruoca, Penedo e Gonçalves são excelentes opções. Esta última é cercada por florestas e fica no topo da Serra da Mantiqueira. Mas isso não é tudo! Quer conhecer outros atrativos dessa região?

Quais são os melhores atrativos da Serra da Mantiqueira?

Além de tudo o que já mencionamos, as cidades na Serra da Mantiqueira têm muito mais a oferecer. Que tal uma expedição 4×4 em família ou um passeio de trem na famosa “Maria Fumaça”? Opções não faltam e você vai querer voltar todo fim de semana para aproveitar ainda mais.

Turismo de aventura e expedições 4×4

A cidade de Delfim Moreira traz uma enormidade de trilhas, cachoeiras e bosques. Agora, se você quer aventura em família de verdade, deve participar de uma expedição 4×4, afinal, existem muitas razões para tal. Uma das mais famosas e espetaculares é a “Segredos da Mantiqueira”.

Que tal jantar e dormir em uma belíssima pousada, amanhecer e encarar uma trilha sensacional, visitar lindas cidades e ainda participar de outros trajetos 4×4 incríveis, tudo em uma final de semana? Então viaje conosco!

Turismo cultural e rural

cidades na serra da mantiqueira

Os turismos culturais e rurais também estão em alta nas cidades da Serra da Mantiqueira. Em Gonçalves, por exemplo, você vai imergir em uma cidadezinha bem ao estilo do interior e aprender bastante — só para constar, também dá para praticar trekking, fazer mountain bike e cavalgar. Já na cidade de Socorro, tem aquela comida feita no forno à lenha e excelentes hotéis fazenda.

Assim, as cidades na Serra da Mantiqueira têm muito a oferecer e, como dissemos, é bem provável que você queira voltar o quanto antes, após conhecer essa bela região. Faça uma pesquisa, veja quais os destinos mais lhe agradam e parta para aquele final de semana em família inesquecível!

Afinal, quer saber mais sobre expedições 4×4, dicas de aventuras e ótimos destinos para passeios? Se inscreve em nosso canal do YouTube e confira conteúdos tão interessantes quanto esse.

Até logo!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-