Como enfrentar a altitude em viagens? Confira nossas 3 dicas!

4 minutos para ler

Saber como enfrentar a altitude é uma precaução essencial para quem planeja ou tem o desejo de encarar as alturas. Da forma que seja, na direção do seu 4×4 ou fazendo uma trilha, é importante saber as condições a serem enfrentadas e como se proteger.

Separamos neste post 3 dicas para que você e seus acompanhantes fiquem em segurança nos destinos mais procurados para quem quer viver esse tipo de aventura. Fique conosco!

1. Entenda os sinais do seu corpo quando estiver na altitude

Sentir-se mal quando está em lugares altos é tão comum, principalmente para quem está acostumado a viver em altitudes próximas ao nível do mar. Os peruanos chamam esse feito de soroche.

O corpo humano, para se adaptar à mudança provocada pelo ar rarefeito em lugares altos, promove um aceleramento dos batimentos cardíacos e da respiração. Durante esse processo é comum, portanto, a sensação de falta de ar, enjoos, dor de cabeça e tontura. Estes são os sintomas mais comuns e devem ser levados com seriedade, principalmente para aqueles que não têm costume de fazer esse tipo de jornada.

2. Saiba como amenizar os efeitos da altitude

Para o nosso alívio é possível sim diminuir o mal-estar. No entanto, se você aventureiro possui graves problemas de saúde, para uma expedição que tenha altitude, siga as recomendações médicas. Todo mundo pode aprender como enfrentar a altitude de acordo com suas limitações. Acompanhe algumas dicas!

Acostume o seu corpo

Vá com calma e deixe seu corpo se acondicionar com a sua nova realidade. Planeje sua viagem e faça os seus passeios progressivamente. Não vá com muita sede ao pote e quando for subir as montanhas, reserve um tempo menor de caminhada nos primeiros dias. Além disso, é imprescindível descansar nas noites que precedem os passeios. A aclimatação é fundamental para garantir uma aventura completa!

Hidrate-se sempre

Manter o corpo hidratado serve como dica para quase qualquer atividade que você precise fazer no dia a dia. Não é diferente nas alturas. Grandes altitudes significam, na maioria dos casos, lugares secos, então prepare-se para consumir de 4 a 6 litros de água por dia para evitar qualquer tipo de problema. É importante que a hidratação seja contínua e aos poucos, por exemplo um gole de água a cada 15 minutos.

Cuide da sua alimentação

Além da hidratação é importante pensar na sua dieta durante a viagem. Alivie o seu processo digestivo e opte por frutas, verduras e carnes magras. Evite a todo custo alimentos muito gordurosos. Além disso, evite cigarros e bebidas alcoólicas.

Faça tudo com calma

Na altitude, uma simples caminhada exige muito mais do nosso corpo devido a condição atmosférica, desta forma, faça tudo com muita calma! Por exemplo, em viagens, ao descer do carro, já temos o hábito de acelerar o passo para curtir o momento e tirar belas fotos, no entanto, na altitude essa “pressa” será sua inimiga. Redobre a atenção para até mesmo descer do carro, pegar a mochila, agachar, sempre com cuidado e com movimentos mais lentos que o normal.

3. Escolha os melhores destinos para esse tipo de aventura

Se você está pensando em embarcar em uma verdadeira viagem nas alturas, já estabeleceu o seu destino? Opções na América do Sul não faltam.

Atacama

O deserto do Atacama, ao pé a Cordilheira dos Andes é um dos destinos mais belos, místicos e indescritíveis do planeta Terra. Apreciar as mais belas paisagens desse paraíso chileno é o que você precisa para aprender como enfrentar a altitude.

Peru

Os peruanos entendem de altitude. De Machu Picchu, o paraíso perdido dos povos Incas a 2000 metros acima do nível do mar, a Cusco, que fica a 3400 de altitude, o Peru é um dos lugares mais belos para esse tipo de turismo.

Corona del Inca

Chegando a 5.500 metros de altitude, é possível explorar com um veículo off road, Corona del Inca na Argentina é um dos melhores destinos para enfrentar a altitude e o frio nas alturas. De formação geológica impressionante é possível explorar a localidade que apresenta ao longo do caminho o Vulcão Parofe a 6800 metros, além de belas paisagens.

Se você já perdeu o fôlego só de pensar nesses lugares, o mesmo não vai acontecer com as alturas, porque agora você já sabe como enfrentar a altitude.

Se este post foi útil para você, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar com essas informações. Até logo!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Fale com a gente! whatsapp