Como escolher o pneu ideal? Confira essas 3 dicas essenciais!

como escolher pneu
4 minutos para ler

Se você deseja encarar os desafios fora de estrada e potencializar a experiência, aprendendo como escolher o pneu ideal para a sua aventura, este artigo foi feito sob medida para você, caro aventureiro.

Apresentaremos neste post, 3 dicas para o melhor manuseio do seu 4×4, a fim de trazer maior conforto e segurança para sua próxima aventura. Acompanhe!

1. Saiba a importância de escolher o pneu ideal

Assim como você deve escolher o modelo mais indicado de calçado para certas atividades, o seu 4×4 também necessita de pneus com diferentes utilidades para cada tipo de de terreno. Da mesma forma que não dá para fazer uma corrida no asfalto com chuteiras de travas, para cada finalidade de destino, existe um tipo de pneu que é exigido. Tanto para conforto quanto para enfrentar obstáculos com segurança, existe uma gama de modelos para atender as necessidade dos aventureiros de plantão.

2. Conheça os tipos de pneu

Uma forma de prosseguir com as dicas de como escolher pneu, é conhecendo as suas diferentes naturezas e finalidades. Alguns deles são:

Pneu A/T

Os pneus A/T (All Terrain), apresentam sulcos mais profundos e reforço nas paredes. A tradução do seu estilo significa “todos os terrenos” — o que define com certa precisão a sua versatilidade, tanto para andar no asfalto quanto para andar na terra. Assim, permite que o dono do 4×4, que constantemente faz essa migração, não se preocupe com a alteração.

Pneu de perfil baixo

Responsável por uma estética mais sofisticada que os pneus mais brutos, o pneu de perfil baixo deve ser considerado por suas características. Geralmente, equipa o carro com maior estabilidade, mas pode transmitir todas as irregularidades do piso para os passageiros a bordo, podendo gerar certo desconforto. Esse tipo não é adequado para uso off road.

territorio amarok youtube

Pneu M/T

Mud Terrain, para terrenos lamacentos. Milimetricamente pensado para aqueles que encaram em sua maioria atoleiros ou pistas irregulares, sejam em expedições ou rallys. São pneus mais pesados e isso implica em maior consumo de combustível. Por esse motivo é bom avaliar a sua necessidade de enfrentar sempre terrenos de maior complexidade de relevo, tendo em vista um gasto maior.

Pneu H/T

Esse é para quem, mesmo a bordo de um off road, encara principalmente asfalto. O highway terrain é um ás na hora de proporcionar o conforto urbano. De todos, é o mais vendido e o que normalmente vem de fábrica. Pneu de asfalto, com sulcos menores, de boa qualidade e ótima performance em pistas molhadas.

3. Avalie o uso e suas necessidades

como escolher pneu
como escolher pneu

Discriminados e explicados um a um dos tipos de pneu, cabe ao usuário avaliar as suas necessidades de uso do veículo off road. Há pneus versáteis como A/T, que permitem a transição de diferentes solos, mas sem apresentar especificidades para alguns desafios.

Agora se o interesse é conferir ao carro uma melhor aparência e aumentar a estabilidade, mesmo correndo o risco de aumentar também o desconforto com solavancos pelo caminho, a melhor escolha é o pneu de perfil baixo. Em resumo, quando falamos de lama dê preferência ao M/T (Mud Terrain) e para o asfalto, dê preferência ao H/T (Highway Terrain).

Gostou do conteúdo? Agora que você sabe mais sobre o caminho certo para escolher o pneu ideal, basta estudar o seu uso diário e partir para o planejamento de adquirir a sua próxima troca.

Então, para se manter informado e receber outras dicas, nos siga no Facebook!

Até breve!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-