Como organizar uma expedição off road?

7 minutos para ler

Se você é dos nossos, adora uma expedição off road. Acertamos? Conhecer lugares novos a bordo do seu 4×4, ter experiências únicas, dirigir na poeira, na lama, conhecer novos amigos e se desafiar em novos territórios são parte da aventura. No entanto, como qualquer viagem, uma expedição desse tipo precisa de um bom planejamento para dar certo.

Evitar problemas como se perder em lugares desconhecidos, falhas mecânicas e perrengues. É fundamental curtir a aventura sem deixar de lado a segurança e o bem-estar. Continue a leitura do artigo para checar o que não pode faltar na hora de preparar sua aventura off road!

Escolha bons destinos off road

Escolher um bom destino é o primeiro passo para uma viagem de sucesso. A tentação de explorar territórios desconhecidos é grande, a gente sabe! Mas existem locais apropriados para realizar esse tipo de expedição, e escolhê-los com sabedoria é a base de toda a diversão.

No Brasil, existem lugares que, ao mesmo tempo em que proporcionam um clima aventureiro e de contato com a natureza, garantem a segurança e a estrutura necessária. Um exemplo é a Serra da Mantiqueira (SP e MG).

Outros destinos apropriados para uma expedição desse tipo no Brasil, dentre tantos, são:

  • Ilha de Marajó, no Pará;
  • Jijoca de Jericoacoara, no Ceará;
  • Lençóis Maranhenses;
  • Natal, no Rio Grande do Norte;
  • Pantanal, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
  • Rota das Emoções, no Ceará, Piauí e Maranhão;
  • Serra da Canastra, em Minas Gerais;
  • Serra do Roncador, no Mato Grosso.

Se você vive longe desses locais, busque se informar a respeito de trilhas off road mais próximas da sua cidade ou então em um destino que deseja conhecer.

Além do Brasil

É claro que, fora do Brasil, também há uma série de opções fantásticas para realizar uma expedição off road. Para quem quer ficar aqui pela América do Sul, países como Argentina (Patagônia), Chile (Atacama e Patagônia) e Uruguai são excelentes alternativas.

Se você tem condições de ir para mais longe, Moab, no estado americano de Utah, proporciona uma baita aventura! Todos os anos, cerca de 25 mil pessoas se reúnem na região durante a Páscoa para percorrer os caminhos repletos de obstáculos. Além dessa, as trilhas da África do Sul, dos Emirados Árabes e do Marrocos também são famosas para apreciadores de uma boa expedição 4×4.

Tenha um mapa do local a ser explorado

Hoje em dia, qualquer pessoa anda com um mapa-múndi no bolso. Com o acesso cada vez mais fácil à tecnologia, é difícil encontrar alguém que não tenha um celular com GPS e acesso à internet. Ainda assim, para quem participa de uma expedição off road, muitas vezes todos esses recursos podem não ser suficientes.

Caso a expedição seja realizada em lugares mais afastados, sem acesso à internet, de nada adiantará ter a mais sofisticada tecnologia à disposição se não há sinal de telefonia móvel. É aí que o algumas dicas são super valiosas! Sabia que é possível fazer download de mapas no seu dispositivo, permitindo o acesso offline? O mapa offline é fundamental para ajudar os aventureiros a se localizarem, evitando desperdício de combustível e, até mesmo, o risco de ter que passar uma noite perdido na mata, sem ninguém para ajudar.

Use aplicativos de viagem

Naturalmente, nem todos os trechos percorridos na expedição serão desprovidos de uma boa conexão com a internet. Por isso, o uso de aplicativos úteis para viagens é recomendado para garantir que a jornada seja aproveitada da melhor forma. Confira algumas dicas — e não esqueça de fazer o download dos apps antes de partir.

PackPoint

Esse app é usado ainda antes de sair de casa: ele ajuda a arrumar a sua mala, a partir de características como perfil do viajante, clima, tempo de duração da viagem, datas de partida e chegada, entre outros fatores. Lembre-se de que uma expedição off road requer uma bagagem leve, apenas com o que for estritamente necessário.

WeatherPRO

É um dos melhores aplicativos de previsão do tempo, por sua precisão e detalhamento nas informações. Essencial para quem vai se aventurar!

Duolingo

App que ajuda a traduzir palavras e frases inteiras para outros idiomas. Fundamental para quem vai fazer uma trilha em outro país e não domina o idioma local.

Wikiloc

App que permite que você mapeie e compartilhe sua trilha de GPS com os outros assinantes e também tenha acesso as trilhas deles. Indispensável para o planejamento de uma expedição.

MAPS.ME

O aplicativo permite acessar mapas de todo o mundo offline. Ou seja, mesmo sem conexão à internet, é possível se localizar em meio a uma trilha. Mas não se esqueça de levar o cabo para carregar o dispositivo móvel.

SAS

É um app de sobrevivência criado por um ex-soldado do Serviço Aéreo Espacial. Traz dicas de sobrevivência para quem pretende se aventurar em lugares ermos. Claro que o melhor é não precisar passar por nenhum perrengue, mas você vai se sentir mais seguro se tiver esse aplicativo instalado no seu celular.

Leve kits de mecânica e de primeiros socorros

Importante! Uma expedição off road exige cuidados tanto com a parte mecânica do automóvel a ser usado, quanto em relação à saúde dos viajantes. Um bom check-up no veículo é essencial antes de partir para uma viagem mais longa — um passeio curto no fim de semana anterior à data da saída para a expedição é uma ótima forma de verificar se a 4×4 está em ordem.

Mesmo que o possante esteja em perfeitas condições, é fundamental levar na bagagem alguns itens, como peças de reposição e ferramentas para auxiliar em caso de necessidade:

  • cinta e anilhas para reboque;
  • enxada, pá e picareta;
  • kit de ferramentas básico (com alicate, chave de fenda, martelo etc.);
  • prancha para o caso de atolamento;
  • porcas e parafusos sortidos;
  • extintor de incêndio (os carros mais atuais não são equipados com esse dispositivo);
  • lâmpadas, fusíveis e conectores.

Um kit de primeiros socorros, com medicamentos de uso comum, também é bastante útil: luvas cirúrgicas, curativos, gazes, fita microporosa, antitérmicos, analgésicos, relaxantes musculares, termômetro, repelentes e outros itens médicos e preventivos devem ser levados na bagagem.

Defina onde comer e dormir com antecedência

Aventurar-se por uma trilha off road é uma experiência única, que todo mundo deveria viver, pelo menos, uma vez na vida. Mas isso não significa passar perrengue, desconforto e muito menos encarar situações de risco.

Por isso, é fundamental planejar as refeições e locais onde se vai passar a noite durante uma aventura. Tanto no Brasil quanto no exterior. Algumas trilhas 4×4 são turísticas e, por isso, contam com boa estrutura para acomodar os viajantes.

Estabeleça um roteiro de viagem, programe os horários das atividades e antecipe suas reservas de hotéis, pousadas ou outros lugares onde for passar a noite. Se for acampar, procure uma reserva apropriada para instalar sua barraca.

Evite fazer trilhas durante a noite, a luz do sol é sempre uma aliada do aventureiro 4×4. E lembre-se da regra básica do off road: nunca se aventure sozinho, independente da sua experiência!

Conte com uma empresa especializada em expedição off road

Hoje, no Brasil, já existem empresas especializadas em prestar todo o suporte necessário para quem deseja se aventurar em uma expedição off road. Entre os benefícios de contar com esse tipo de serviço, destacam-se:

  • mais segurança para fazer as trilhas;
  • guias experientes que podem orientar os aventureiros pelo caminho;
  • apoio de uma equipe especializada.

Caso deseje receber informações a respeito do trabalho desenvolvido pelo Território Amarok, entre em contato com a gente! Sua expedição off road pode ser ainda mais segura e divertida com um bom planejamento.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-