Confira os primeiros passos após a compra de um 4×4!

compra de um 4x4
6 minutos para ler

A compra de um 4×4 é um sonho para muitas pessoas. Mas e agora? O que fazer com esse veículo? Neste post, vamos explicar quais são os primeiros passos para quem adquire um carro com essas características.

Entre as principais diferenças e vantagens de um 4×4 esta a possibilidade de percorrer trajetos fora de estrada, com trilhas desafiadoras e que não contam com a estrutura das zonas urbanas. A recompensa é conhecer mais de perto a natureza, vivenciar uma aventura diferente e ter experiências que fogem do lugar-comum.

No entanto, isso tudo deve ser feito com muita responsabilidade. Vamos explicar os principais cuidados, começando pelo pleno conhecimento das características de um 4×4. Siga em frente com a leitura!

Conhecer as características do carro

compra de um 4x4

A primeira coisa a se fazer é conhecer as características de um 4×4. Aliás, o ideal é saber disso antes mesmo de adquirir um carro desse tipo, mas para entender seu funcionamento de forma mais completa, não tem jeito: é preciso ter um!

Uma reclamação que muitos novos proprietários de 4×4 têm é que, ao dirigirem o veículo, eles não sentem grandes diferenças em relação a modelos comuns. Mas isso só ocorre se o carro for guiado em ambientes urbanos. Realmente, em uma estrada asfaltada ou dirigindo dentro da cidade, esse tipo de carro não se difere muito de um veículo de passeio.

Agora, é só colocar o 4×4 para rodar por estradas de chão batido, em trilhas na zona rural ou em áreas mais afastadas da “civilização”, para sentir a verdadeira diferença entre esses carros e os comuns. A tração nas quatro rodas é percebida assim que for preciso atravessar por uma parte do trajeto que esteja cheia de lama. Ou, ainda, quando um pequeno rio precisar ser cruzado, por exemplo.

Fazer um curso de 4×4

compra de um 4x4

Existem cursos específicos para quem vai dirigir um 4×4. Não é nada relacionado à autoescola ou às aulas para tirar a carteira de motorista, nem nada focado nas leis de trânsito, e sim no que um proprietário desse tipo de carro deve saber para tirar o melhor proveito possível de sua compra.

Afinal, embora o 4×4 seja excelente para fazer trilhas off road, atravessar trechos com inclinações, água, lama e outros obstáculos continua sendo um desafio. Fazer esse tipo de travessia com segurança é essencial, tanto para o motorista quanto para os passageiros e demais pessoas envolvidas no trajeto, e esse tipo de curso pode ajudar bastante a evitar perrengues mais adiante.

Planejar a primeira viagem

Fazer uma viagem ou expedição off road é a principal vantagem dos veículos 4×4 em relação aos carros comuns. Veja algumas dicas para que essa primeira experiência seja tudo que você sempre sonhou:

  • escolha um trajeto interessante, com desafios e distâncias moderadas — não parta para uma aventura voltada para motoristas experientes antes de ter uma primeira vivência no off road;
  • baixe mapas offline. Aplicativos de viagem e GPS são úteis e a maioria possuí essa funcionalidade, pois lembre-se de que nem sempre você terá acesso à internet;
  • tenha à mão kits de primeiros socorros e ferramentas de mecânica básica, para superar algum perrengue que eventualmente ocorra no caminho;
  • estude a região – saiba previamente onde serão feitas as refeições e onde você e a sua família vão passar a noite. Não deixe para decidir essas questões com a viagem já iniciada;
  • leve alguns equipamentos básicos, como cinta de reboque e anilhas;
  • não vá sozinho! Off road é uma atividade para ser feita em conjunto, procure interessados e programem a viagem juntos!

Revisar o 4×4 por completo

Na verdade, essa revisão deve ser feita assim que comprar o veículo. Aqui, nos referimos a carros usados ou seminovos, que já tenham rodado por aí com outro dono. É importante fazer essa revisão acompanhado de um mecânico de confiança, que entenda as características dos veículos off road. Sempre que for partir para um novo trajeto, é bom checar as condições do veículo novamente. Para facilitar seu trabalho, trazemos algumas dicas do que não pode ficar de fora dessa revisão.

territorio amarok youtube

Pneus

compra de um 4x4

Os pneus de um 4×4 são grandes, robustos e fortes — nem poderiam ser diferentes. Afinal, foram feitos para suportar a tração nas quatro rodas e garantir que percursos íngremes e territórios mais selvagens sejam percorridos sem dificuldades.

Mas tem outra característica que não pode deixar de ser levada em conta: o preço. Por isso, é importante checar se os pneus ainda durarão bastante ou se estão muito gastos. A necessidade de troca virá eventualmente, mas quanto mais tempo for possível rodar com segurança sem precisar fazer esse investimento, melhor.

Motor

Assim como em qualquer outro carro, o motor do 4×4 é o seu coração. É preciso cuidar muito bem dele, do contrário, o veículo simplesmente não funciona mais. Porém, não é tão simples atestar que o motor de um carro está realmente inteiro ou se há problemas escondidos. Essa revisão deve ser feita por um especialista.

Porém, há alguns sinais que podem ser percebidos mesmo por motoristas pouco experientes:

  • estado das peças;
  • condições da bomba d’água;
  • condição do óleo do motor;
  • aparência do escapamento, entre outras.

Suspensão

Pela própria característica de um 4×4 e sua finalidade, a suspensão costuma ser bastante exigida — ainda mais em trajetos por terrenos esburacados, desnivelados e sem as condições que se encontram na zona urbana, por exemplo. Ainda assim, é fundamental ter certeza de que o carro que você está comprando, mesmo usado, atenderá à sua finalidade.

No que diz respeito à suspensão, observe, principalmente:

  • vazamentos nos amortecedores;
  • trincas em bandejas e barras estabilizadoras;
  • condições das buchas.

Visão externa

Faça uma checagem visual da parte externa do 4×4. Veja se tem muitos arranhões, vidros trincados, algum tipo de desnivelamento (carro pendendo mais para um lado do que para outro), entre outros aspectos que possam ser uma fonte de dores de cabeça futuras.

Entendeu quais são os primeiros passos para quem faz a compra de um 4×4? Buscamos esclarecer os pontos mais importantes para quem deseja se aventurar por trilhas e pela natureza e conhecer um Brasil diferente do que vemos no dia a dia. Esperamos que você tenha apreciado o conteúdo!

Ah, mesmo os motoristas mais experientes devem estar atentos sempre. Confira 5 cuidados essenciais em uma expedição 4×4 e nos segue lá no Instagram!

Até logo!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-