Conheça 3 destinos para fazer uma viagem off road!

viagem off road
4 minutos para ler

Antes de começarmos nossa preparação para a aventura, nós temos uma pergunta a você, caro leitor. Você já conhece o Brasil? Muito bem, mas, agora… Você conhece o Brasil por meio de uma viagem off road?

O nosso país é muito extenso, repleto de biomas diversos e o que nos resta é tentar abraçar as maravilhas do território brasileiro, na maior completude que conseguirmos.

É dos desafios mais belos e encorajadores que alguém pode ousar sonhar. São inúmeras rotas para explorar, desde trilhas e estradas sinuosas, até belas praias espalhadas pelo litoral, essa terra tem muito a oferecer para que a sua próxima aventura seja a mais memorável possível.

Pensando nisso, nós separamos um guia de 3 destinos pra você planejar a sua próxima viagem off road. Acompanhe!

1. Lençóis Maranhenses

Começamos, talvez, com um dos maiores desafios de uma viagem 4×4. Com solo arenoso e acidentado, os Lençóis Maranhenses são o sonho de qualquer aventureiro. Além disso, somam-se paisagens exuberantes que conseguem, de maneira impressionante, unir as belezas contrastantes das dunas de areia com as lagoas azuis.

Teste sua habilidade off road enfrentando esse destino desafiador. Procure pelas lagoas azuis da Esmeralda, dos Peixes, da Preguiça e da Paz. Dica: no período de janeiro a junho as chuvas são frequentes, o que possibilita encontrar as lagoas cheias e o terreno mais lamacento, aumentando o grau de dificuldade daqueles que preferem uma trilha no modo hard.

2. Serra da Canastra

Alguém aí tem dúvidas de que Minas Gerais tem trilhas off road? Umas das mais belas e desafiadoras paisagens do país, a Serra da Canastra é um destino completo para quem está afim de tirar seu 4×4 da garagem. Devido ao seu terreno acidentado e seus morros, às suas rochas e travessias de rios, é uma das mais instigantes rotas do estado.

O clima é mais estável de abril a outubro, então, fica a dica para procurar pelas cachoeiras do Capão do Forro e da Chinela no Parque Nacional da Serra da Canastra. Além disso, lá também está a famosa nascente do Rio São Francisco.

Bateu a fome? Lembre-se de que essa é a terra do queijo que leva o nome da serra. Pelo caminho, várias lojas oferecem iguarias com o produto.

3. Itaimbezinho

cânions no brasil

Itaimbezinho se localiza na região das serras gaúchas. Subindo de 4×4, a aventura fica por conta da visão inigualável da região sul do país, além do desafio off road, devido às diversas variações de solo. Por lá o mais imperdível é a possibilidade de conhecer uma verdadeira obra de arte da natureza: um cânion.

Grandioso e deslumbrante, os vales profundos que configuram o Cânion de Itaimbezinho são de beleza singular. Como se não bastasse, há várias cachoeiras para os aventureiros que optem por caminhar pelas trilhas e renovar suas energias em um belo banho.

Apesar de ser uma viagem off road, a experiência não pode deixar a desejar na questão da segurança e do conforto. Planejar a viagem com antecedência, seguindo dicas de estadia e melhores períodos do ano para pegar a estrada, é imprescindível. É fundamental, também, programar a sua rota com a ajuda de mapas e, claro, um GPS com mapas offline.

Outro fator que jamais pode ser deixado de lado é levar o seu veículo para revisão, com todas as adversidades previstas, para que o profissional de confiança possa dar a garantia de que tudo está seguro e preparado. Viajar sozinho é possível, desde que você leve kits de primeiros-socorros, e garanta seu próprio descanso e contato com as comunidades pelo caminho. Mas dê preferência às boas companhias.

Além de tornar sua viagem off road mais prazerosa, você garante acompanhante para testemunhar as belezas do caminho e relembrar a aventura por anos a fio. Além de, quem sabe, uma parceria para dividir o volante.

Gostou do nosso artigo? Então, siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro de dicas como essas e muito mais!

Até logo!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-