Controle automático de descida: entenda o que é o HDC

4 minutos para ler

ABS, ESP, ESC, quase todos os dias surge uma nova tecnologia no mundo automotivo, sendo que a grande maioria delas visa aumentar a segurança e o conforto ao dirigir. Com carros 4×4 não seria diferente e, há pouco, surgiu o assistente de controle automático de descida (HDC — Hill Descent Control). Mas afinal, o que é esse sistema e ele realmente é útil?

Ao longo deste texto vamos apresentar o controle de descida, como usá-lo e qual a importância da tecnologia no controle de tração de veículos 4×4.

O que é a tecnologia HDC?

Essa é uma tecnologia que começou a aparecer nos veículos 4×4 em meados de 2017 e tem como principal objetivo auxiliar os motoristas em terrenos mais íngremes, principalmente no fora de estrada, como em expedições e passeios. Esse sistema utiliza os sensores do ABS e do controle eletrônico de estabilidade para atuar automaticamente o freio, proporcionando maior segurança.

Dessa forma, o veículo mantém um ritmo lento e constante, mesmo quando em grandes declives, facilitando a condução. Um ponto interessante dessa tecnologia é que ela controla individualmente a frenagem em cada roda, o que garante uma tocada muito mais suave, independentemente do terreno.

Na estrada, é relativamente fácil manter a velocidade constante em declives, uma vez que o freio motor é suficiente. Porém, quem gosta de se aventurar por estradas de terra, nesse caso, nem sempre é fácil e toda ajuda é bem-vinda. Vamos aprender como e quando usar esse recurso?

Como utilizar esse recurso em diferentes tipos de terreno?

A forma de utilizar esse sistema depende muito do veículo 4×4. Em grande maioria, basta apertar um botão com o desenho de um carro descendo para ativá-lo. Em outros modelos, é necessário ativar o controle de cruzeiro ou acelerar até a velocidade desejada que, automaticamente, ela é mantida quando em declive.

Powered by Rock Convert

Esse sistema é muito indicado em situações fora de estrada. Contudo, em declives muito longos e em bons asfaltos, o freio motor ainda é uma forte recomendação, por não aquecer componentes como as pastilhas e os discos de freio.

Esse assistente proporciona segurança na transposição de terrenos em condições críticas e evita acidentes e opera em subidas, em marcha ré. Por exemplo: quando há a tentativa de transpor uma subida sem sucesso, o assistente auxilia o condutor na manobra de retorno ao ponto inicial com segurança.

Qual é a importância do desenvolvimento da tração eletrônica em veículos 4×4?

Por mais que o HDC possa parecer desnecessário — uma vez que o freio motor faz o serviço —, esse tipo de tecnologia é fundamental para a segurança, tendo em vista que as condições da estrada podem mudar abruptamente. Ele é muito eficiente e, sempre que necessário, deve ser usado.

O desenvolvimento do controle eletrônico de tração em veículos 4×4 tem sido fundamental na redução de acidentes. Até pouco tempo, esses carros eram considerados instáveis devido a sua altura maior em relação ao solo. Hoje, eles são tão fáceis de guiar quanto um sedã, mas trazem bem mais conforto.

O controle de descida é uma tecnologia que veio para ficar e, assim como as demais, traz segurança e conforto. Embora ainda exista certa resistência por parte dos motoristas mais experientes, a eficácia do sistema falará por si só e, em breve, ela será tão comum e aceita como o ABS.

Viu como o controle de descida pode ser muito útil? Já pensou em testar essa tecnologia encontrada na Amarok? Inscreva-se em um de nossos cursos off road e veja na prática abordo e uma de nossas Amarok V6 como o HDC faz diferença na condução off road.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-