Entenda o que é e como usar o controle de tração

4 minutos para ler

Item que facilita muito a vida do aventureiro off road, a tecla do controle de tração está presente em vários carros mais atuais, como a Amarok, picape da Volkswagen .

Dotado desta capacidade, o motorista pode ter mais controle do veículo e fazer a escolha de quando precisa de mais tração para encarar determinado tipo de desafio. Essa é uma tecnologia que ajuda muito a enfrentar obstáculos.

Se interessou no assunto? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Para que serve o controle de tração?

O controle da tração, ou do inglês Anti Slip-Regulation o ASR, é um sistema que permite que a tração seja distribuída entre todas as rodas evitando com que as rodas do veículo girem livres, evitando o “destracionamento”. Com isso, possibilita que o carro ganhe mais aderência em pisos mais escorregadios e molhados, como os de lama, areia, neve ou com diferenças de relevo.

Esse controle faz com que as rodas do veículo não patinem, atuando também nas curvas. É um sistema eletrônico que atua juntamente com o sistema de freios ABS, proporcionando uma condução mais segura e menor desgaste dos pneus.

Na prática, ao acionar essa tecla, você estará pausando o sistema. Em outras palavras, estará desligando uma função que está presente no veículo o tempo todo, por exemplo, na Amarok. Mas porque desabilitar esse sistema?

Quando e como deve ser usado?

O desligamento do controle de tração deve ser usado em situações off road em que o carro não encontra tração suficiente para transpor um terreno ou obstáculo. Ao desligar o controle de tração, você estará permitindo que as rodas patinem, o que pode ser necessário em uma situação off road, como por exemplo, ao transpor um atoleiro.

Lembrando que estamos falando de uma situação pontual, na qual você precisa que as rodas patinem para aumentar o atrito dos pneus e transpor o terreno. Logo que superado o obstáculo, a função deve ser acionada para garantir uma trilha ou passeio com muito mais segurança!

Deste modo, as situações ideias para uso do controle acontecem principalmente em terrenos acidentados, terrosos, lamaçais e arenosos.

Como é o controle de tração da Amarok?

A Amarok é equipada com o controle de tração da Amarok de fábrica, o que significa que ao dirigir sua picape, esse sistema está 100% em atuação, seja durante uma curva ou até mesmo ao sair da garagem, garantindo uma condução mais segura.

No entanto, se você estiver em uma situação fora de estrada, por exemplo, em meio a um atoleiro, recomendamos que você desabilite esse sistema para transpor o terreno. Assim, ao acionar a tecla do controle de tração, você estará desativando momentaneamente o controle (a tecla apresenta a palavra off justamente devido a essa pausa no controle de tração). Fazendo com que as rodas “patinem”, de forma que os pneus consigam mais aderência de todos os lados para superar o atoleiro, por exemplo.

É importante ressaltar que a tecla de controle de tração é um comando de desligamento momentâneo do sistema de aderência do veículo com intuito de abrir exceções em situações extremas.

Quais são os benefícios?

Os benefícios deste sistema são inúmeros, mas sem dúvidas, a segurança é o maior de todos.

É imprescindível pensar em como a evolução da tecnologia possibilita a cada ano, mais segurança para todos, mas sem impedir que você supere desafios durante suas aventuras.

Agora que você sabe mais sobre os benefícios do controle de tração, fique ligado na próxima vez que for cruzar um atoleiro ou uma duna. E fique sempre atendo às novas tecnologias criadas para facilitar a sua vida no off road.

Gostou? Então visite o nosso canal no YouTube, temos vídeos inéditos lá!

Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-