Coronavírus: como limpar seu veículo durante a pandemia

como limpar o veículo na pandemia
5 minutos para ler

O nosso carro é a extensão da nossa casa, e desta forma, durante a pandemia, cuidados também são necessários. Mas como limpar o veículo na pandemia da Covid-19?

Nossa realidade e hábitos sofreram mudanças. Passamos a limpar as embalagens dos produtos quando chegamos do supermercado e desinfectar as mãos mais constantemente, e não podemos deixar de lado cuidados com o veículo, pois o contágio pelo coronavírus pode acontecer após o contato com superfícies contaminadas, como por exemplo, a maçaneta do seu veículo.

A limpeza e higienização do veículo são essenciais para reduzir o risco de contágio, assim, reunimos algumas dicas de especialistas para te ajudar. Continue a leitura e saiba mais como limpar o veículo na pandemia!

Limpeza externa

Para garantir uma limpeza externa sem agredir a pintura, opte por um sabão neutro e pano de microfibra, não se esqueça de esfregar bem as maçanetas. Enxague com água corrente, retirando todo o sabão para não danificar a pintura.

Evite deixar o carro sujo, empoeirado por muito tempo.

Volante

como limpar o veículo na pandemia

Um estudo norte-americano apontou que o volante é a parte mais contaminada em um veículo. Nossa dica é sempre manter um borrifador com uma mistura de água e sabão neutro e utilizar um pano de microfibra para a limpeza.

Com o pano úmido, higienize não só o volante, mas também a maçaneta interna da porta, a manopla do câmbio, o painel, os cintos de segurança, freio de mão e demais locais de contato (acionador dos faróis, setas, botões do vidro). O coronavírus é eliminado com o atrito em superfícies, então esfregue bem!

Painéis

Evite o uso do álcool em gel, pois não é um produto para uso automotivo. Álcool isopropílico 70% é o mais indicado, pois não agride o plástico e nem os componentes eletrônicos, mas se você não encontrar, opte por uma mistura de água e sabão neutro para higienizar o painel do seu veículo.

Ar condicionado

A higienização periódica do ar condicionado e troca do filtro são muito importantes, qual foi a última vez que você procurou um especialista para higienizar o sistema do seu veículo? Além da troca do filtro, é importante a purificação do ar, e um procedimento muito conhecido por sua eficácia é a oxi-sanitização.

Bancos

Antes de aplicar qualquer produto, aspire bem os bancos, principalmente as costuras e dobras, para eliminar qualquer resíduo e depois limpe com produtos específicos para o tipo de tecido do seu veículo.

Uma solução de água e sabão neutro é uma opção, no entanto se seu banco for de tecido, essa mistura não pode fazer espuma, se fizer, os bancos demorarão mais a secar. Fique atento para não encharcar.

territorio amarok youtube

Para bancos em couro e couro sintético, além da limpeza, recomendamos que também os hidrate, para evitar o desgaste.

É recomendado uma higienização profissional a cada seis meses, pois ela é mais profunda. Uma dica não só para o período de quarentena.

Cintos

como limpar o veículo na pandemia

Quantas vezes você limpou os cintos de segurança do seu veículo? Muitas vezes esquecemos de higienizar essa componente que está em contato direto conosco. Opte por uma mistura de água e sabão neutro. Desenrole todos os cintos completamente, execute a limpeza e deixe-os assim até secarem totalmente.

Teto e carpetes

Hoje em dia, existem diversos tipos de produtos em spray para lavagem a seco que permitem a limpeza e higienização do teto e dos carpetes, mas fique atento as orientações no frasco e faça um teste antes de usar. Se preferir, utilize uma escovinha macia e uma solução de água e sabão neutro, igual da limpeza dos bancos.

Tapetes

Se possível, uma vez por semana, lave os tapetes com água e sabão neutro com o auxílio de uma escova ou vassoura para descontaminar a superfície. Depois deixe-os secando ao sol.

Lixeira

Você sabia que sujeiras e resto de alimentos deixados no veículo, com o tempo, podem embolorar e criar fungos e bactérias e atrair até mesmo insetos como formigas e baratas?

Evitando a contaminação, opte por um saco com fechamento, para isolar o lixo. Ao invés dos lixinhos convencionais abertos, o popular saquinho Ziploc® resolve perfeitamente esse problema. Troque sempre que sair de casa!

Considerando que você já seguiu nossas dicas acima, salva essa check list para te ajudar:

Deixe um borrifador com água e sabão neutro no seu veículo e dois panos de microfibra. Com a mistura do seu borrifador umedeça o pano e esfregue bem e em seguida passe um pano macio seco:

  • As maçanetas (interna e externa)
  • Os cintos de segurança
  • Os bancos
  • O painel
  • O volante
  • O freio de mão
  • A manopla do câmbio
  • Os acionadores de setas e faróis
  • Os botões dos vidros
  • Esvazie a lixeira
  • Retire os tapetes e os lave
  • Lave bem os panos

Além de dicas de como limpar o veículo na pandemia, você também deve tomar alguns cuidados, como lavar bem as mãos e utilizar álcool em gel para desinfetá-las, evitar dar caronas e manter as compras sempre no porta malas ou caçamba.

Gostou do nosso post? Visite nosso Instagram e deixe seus comentários.

Até a próxima!


Você também pode gostar

Um comentário em “Coronavírus: como limpar seu veículo durante a pandemia

Deixe um comentário

-